Principais acontecimentos verificados no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo:
1597 - Um tremor de terra sacode Lisboa, destruindo grande parte da colina de Santa Catarina.
1810 - Batalha do Buçaco. Portugueses e ingleses enfrentam as forças de Napoleão comandadas por Junot. Os invasores são derrotados.
1915 - Morre, em Lisboa, o escritor Ramalho Ortigão.
1917 - Morre o pintor francês Edgar Degas.
1939 - II Guerra Mundial. Varsóvia rende-se às forças alemães de Adolf Hitler, depois de 19 dias de resistência.
1940 - II Guerra Mundial. A Alemanha, a Itália e o Japão assinam o Pacto Tripartido, acordo económico e militar que institui o Eixo Berlim-Roma-Tóquio.
1964 - O relatório da Comissão Warren conclui ter sido Lee Harvey Oswald, sozinho, a assassinar o presidente dos EUA John F. Kennedy.
1968 - Marcelo Caetano toma posse como presidente do Conselho de Ministros, substituindo o ditador António de Oliveira Salazar.
1975 - São assaltadas as instalações da Embaixada de Espanha em Lisboa no protesto pela condenação à morte, pelo regime de Franco, de cinco separatistas bascos.
1984 - O Governo viabiliza a Lisnave, declarando-a em situação económica difícil.
1985 – É inaugurado o primeiro grande Centro Comercial em Portugal, o Centro Comercial das Amoreiras.
1988 - A Federação Internacional de Atletismo suspende, por dois anos, o atleta canadiano Ben Johnson, após a deteção de "doping" nos testes dos Jogos Olímpicos de Seul, onde vencera os 100m.
1993 - Morre Ilda Pulga, 101 anos, modelo do busto da República Portuguesa.
1996 - A escritora Maria Judite de Carvalho recebe o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da APE, pelo livro "Seta Despedida".
- A milícia islâmica Taliban toma o poder no Afeganistão.
1998 - Eleições na Alemanha dão a vitória ao social-democrata Gerhard Schroeder.
1999 - Xanana Gusmão, dirigente da resistência timorense, pede, na ONU, que a transição para a independência de Timor-Leste se inicie o mais depressa possível e que Portugal ocupe postos-chave na operação de manutenção de paz.
2000 - José Adriano Souto de Moura é nomeado procurador-geral da República.
2002 - Angola é eleita membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas pela Assembleia Geral da ONU por um período de dois anos.
2003 - O concerto dos Rolling Stones, em Coimbra, abre ao público o Estádio da cidade.
- Morre o arquiteto José Lamas, 55 anos, responsável pelo projeto de requalificação da Mouraria.
- É inaugurado o Estádio Cidade de Coimbra.
2004 – É instituído o Fundo dos Antigos Combatentes.
- Morre John E. Mack, 53 anos, catedrático de medicina de Harvard, autor de "A Prince of Our Disorder".
2005 – Começa a campanha eleitoral para as Eleições Autárquicas.
- Morre João Antunes Varela, 86 anos, advogado, professor universitário, antigo ministro da Justiça (1954-67).
2006 - Autoridade da Concorrência estabelece as condições para a concretização da OPA da Sonae.com sobre a PT. Interessados têm dez dias para se pronunciarem sobre o parecer.
- Processo Casa Pia. O coletivo de juízes ordena a realização de novas perícias para avaliar a capacidade das alegadas vítimas para prestarem testemunho em tribunal.
- Israel suspende a retirada do Líbano, alegando “direito à auto-defesa”, e exige que a ONU neutralize as ações do Hezbollah.
- Morre Fausto Caniceiro da Costa, 92 anos, poeta popular e humorista da Figueira da Foz.
2007 – Morre o antigo treinador Rodrigues Dias, campeão nacional de futebol ao comando do Sporting na época de 1979/1980, aos 82 anos. O técnico, que ao serviço dos “leões” venceu ainda a Taça de Portugal de 1977/78, orientou jogadores como Inácio, Jordão, Manuel Fernandes e Artur Correia, numa carreira em que também passou pelo Vitória Setúbal, Beira-Mar, Sintrense ou Varzim.
2008 - Portugal e a Venezuela assinam acordos para a venda de um milhão de computadores Magalhães e a construção de 50 mil fogos de habitação social, envolvendo valores que rondam os três mil milhões de dólares
- Por todo o país, o boicote ao abastecimento de combustíveis convocado pela DECO tem diferentes repercussões, com alguns postos quase desertos a contrastar com bombas onde não foi sentida qualquer diminuição de clientes
2009 - Eleições Legislativas em Portugal. O PS vence as eleições, mas perde a maioria absoluta. O CDS-PP, de Paulo Portas, torna-se a terceira força política, à frente do Bloco de Esquerda e do PCP.
Sem comentários:
Enviar um comentário