1540 - A vila de Faro passa a cidade.
1813 - Utiliza-se pela primeira vez a expressão "Tio Sam" para designar os EUA.
1822 - D. Pedro proclama a Independência do Brasil.
1848 - É abolida a servidão, na Áustria.
1867 - Nasce Camilo Pessanha, poeta simbolista, influência da geração de Orpheu, obra reunida em “Clepsidra” (1920).
1901 - A paz de Pequim põe termo à rebelião dos "boxers".
1940 - II Guerra Mundial. Os alemães lançam o ataque aéreo contra Londres. A intensidade do raid tomou o nome de Blitz.
1953 - Nikita Khrushchev assume a liderança do Comité Central Partido Comunista da União Soviética.
1955 - No Peru, é concedido o direito de voto às mulheres.
1961 – Crise política no Brasil com a renúncia do presidente Jânio Quadros.
1974 - Assinatura dos Acordos de Lusaca, entre o Governo português e a Frelimo, para a independência de Moçambique em junho de 1975.
1985 - A África do Sul, sob fortes pressões internacionais, anuncia a abolição da Lei de emigração que discrimina os não-brancos.
- Morre o professor Rodney Porter, 67 anos, Prémio Nobel da Medicina em 1972.
1986 - O bispo Desmond Tutu sobe a arcebispo da Cidade do Cabo. É o primeiro dirigente religioso negro para os dois milhões de anglicanos da África do Sul.
1988 - A Sojornal, proprietária do semanário Expresso, adquire o vespertino A Capital.
1992 - O presidente angolano, Eduardo dos Santos, e o dirigente da UNITA, Jonas Savimbi, chegam a acordo quanto à formação de um Governo de unidade nacional após as eleições.
1994 - As forças armadas dos EUA fecham o quartel-General em Berlim, terminando a presença militar na capital da Alemanha.
1998 – O grupo Renascença lança a sua terceira estação, a Mega FM.
1999 - Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, é libertado, ficando sob proteção da embaixada britânica em Jacarta.
- Primeira reunião do Parlamento alemão no edifício de origem, o Bundestag, em Berlim, destruído por Adolf Hitler, em 1933.
2001 – Estreia do filme de Manoel de Oliveira "Vou para Casa".
2002 - O Governo italiano fixa o dia 31 de janeiro de 2004 como data-limite para início do processo de privatização da televisão pública RAI.
2003 - A passagem aérea de peões junto ao Palácio de Queluz, no IC19, desaba sobre dois automóveis, provocando quatro feridos.
- Morre o repórter fotográfico Luís d'Orey, 46 anos, do DN, antigo membro da equipa do Público.
2004 - Morre Míriam Pires, 77 anos, atriz brasileira, intérprete de Clementina na telenovela A Senhora do Destino, e dos filmes "Chuvas de Verão", de Cacá Diegues, e "O Beijo da Mulher Aranha", de Hector Babenco.
- Morre Beyers Naudé, 89 anos, sul-africano, um dos mais destacados opositores brancos ao antigo regime do "apartheid".
2005 – Investigadores portugueses lançam o sistema de interpretação de imagens de satélite dos oceanos, ampliando a análise das zonas costeiras e o controlo de qualidade da água.
- Primeiras eleições presidenciais no Egipto, em 24 anos, mantêm Hosni Mubarak no poder.
2006 - Entra em vigor a última Lei do Arrendamento Urbano.
- Aprovação da proposta de Código do Processo Penal e do modelo do novo Cartão de Cidadão.
- Morre D. Alberto Setele, 71 anos, bispo de Inhambane, em Moçambique.
2007 - O partido nacionalista Istiqlal foi o vencedor das eleições legislativas em Marrocos, obtendo um total de 52 dos 325 lugares da Câmara de Representantes
- O chefe da Al-Qaida, Usama bin Laden, apareceu, pela primeira vez desde há três anos, num vídeo divulgado pela cadeia de televisão do Qatar al-Jazira e no qual afirma que "a América está fraca apesar da seu poderio aparente"
- Após muitas horas de interrogatório na Polícia Judiciária de Portimão, Kate McCann foi constituída arguida no caso do desaparecimento da filha Madeleine
2008 - O governo norte-americano assume o controlo das sociedades de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac, que se encontram à beira da falência, devido à crise do 'subprime'
- Morre Anita Page, a atriz da Metro-Goldwyn-Mayer que fez vários filmes com Lon Chaney, Joan Crawford e Buster Keaton durante a transição do cinema mudo para o falado, aos 98 anos
2009 - Domingos Lopes, ex-membro do Comité Central do PCP, abandona o partido, justificando a sua saída com questões políticas e ideológicas, visto já não se identificar "enquanto militante" com o partido, embora não tenha mudado de ideais. Numa carta endereçada à direção, o ex-militante comunista faz duras críticas ideológicas e políticas ao partido.
- A jornalista sudanesa Lubna Ahmed al-Hussein é condenada a pagar uma multa de 140 euros por vestir calças e presa por se ter negado a pagar a quantia.
Sem comentários:
Enviar um comentário