1850 - É proibido o comércio de escravos, em Columbia, EUA.
1855 - São inauguradas, em Lisboa, as primeiras estações de telégrafo, no Terreiro do Paço, nas Cortes e nas Necessidades.
1887 - Nasce a musicóloga, pedagoga, compositora e regente de orquestra francesa Nadia Boulanger.
1900 - É fundado o jornal "O Mundo", por António França Borges.
1908 - A General Motors é fundada por William Durant, em Flint, Michigan, nos EUA.
1962 - O Ruanda, o Burundi, Tobago e Jamaica são admitidos na ONU.
1963 – Viagem a Angola do Presidente Américo Tomás.
1967 - O secretário geral das Nações Unidas, U Thant, pede aos Estados Unidos que suspendam o bombardeamento do Vietname.
1973 - O cantor chileno Victor Jara é assassinado pelas forças da ditadura de Pinochet.
1977 - Morre Maria Callas, 53 anos, cantora lírica, soprano.
1979 - Hafizullah Amin torna-se presidente do Afeganistão, após um sangrento golpe de estado.
1982 - Massacre de refugiados palestinianos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute Ocidental, por milícias cristãs libanesas.
1986 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da CEE aprovam sanções económicas à África do Sul, pela política de apartheid.
1988 - Visita a Moçambique de João Paulo II.
1992 - O pão deixa de ter o preço tabelado no mercado português, passando ao regime de "preço vigiado".
2001 - Morre a antiga bailarina Isabel Santa Rosa, 70 anos.
2002 - O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, anuncia o regresso dos inspetores de desarmamento ao Iraque.
- É preso, em França, o chefe militar da ETA Juan Antonio Olarra.
2003 - É apresentado o relatório "Portugal 2010" que atribui à economia paralela o maior entrave ao desenvolvimento do país. Durão Barroso anuncia a criação do "Barómetro de Produtividade".
- A professora Isabel Allegro Magalhães recebe o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, pela obra "Capelas Imperfeitas".
- Morre Sérgio Ortega, compositor chileno, diretor da Escola Nacional de Música de Paris, autor da canção "Venceremos".
2004 – Começa o ano letivo com mais de metade das escolas encerradas, pelo atraso na colocação dos professores.
- Em entrevista à BBC, o secretário geral do ONU, Kofi Annan, considera ilegal a intervenção militar no Iraque.
2005 – O Presidente dos EUA apresenta pedido de desculpas por ter ignorado ameaça do furacão Katrina. Promete reconstruir Nova Orleães e reavaliar sistemas federais de socorro.
2006 - A apreensão de uma vivenda do presidente da Câmara de Oeiras Isaltino Morais, por decisão do Ministério Público, é a manchete do primeiro número do semanário Sol, dirigido por José António Saraiva.
- O primeiro balanço dos danos causados pela tempestade de dia 09, em Freixo de Espada à Cinta, aponta para prejuízos de 2,7 milhões de euros.
- O conselho regional do PSD Madeira rejeita a proposta de Lei das Finanças Regionais, que considera "o maior ataque de um Governo da República desde 1976".
- O dirigente sunita xeque Al-Azhar considera as palavras do Papa em Ratisbona (dia 12) um reflexo da "ignorância do Islão". O secretário de Estado de Bento XVI declara que o Papa "lamenta que algumas passagens de seu discurso tenham parecido ofensivas à sensibilidade dos crentes muçulmanos". Cinco igrejas nos territórios palestinianos são alvo de ataque.
- Os organizadores da Pasarela Cibeles, em Madrid, rejeitam a participação de cinco modelos por serem demasiado magras, no âmbito das primeiras regras aprovadas sobre desfiles de moda.
2007 - O partido Nova Democracia, do primeiro-ministro Costas Caramanlis, ganhou as eleições legislativas na Grécia
- Morre o escritor norte-americano Robert Jordan, autor da série de fantasia "A Roda do Tempo", aos 58 anos, na Carolina do Sul, Estados Unidos, vítima de uma doença rara no sangue
2008 - Noventa e duas autarquias assinam com o Ministério da Educação os protocolos de descentralização de competências, motivando a transferência de cerca de 11.500 funcionários não docentes e 255 escolas para as suas tutelas
- O Supremo Tribunal espanhol decreta a ilegalização e dissolução da Acção Nacionalista Basca (ANV), um partido que participou nas últimas eleições municipais mas que o governo e o Ministério Público consideraram próximo da ETA
- Morre o produtor e compositor norte-americano Norman Whitfield, autor de alguns sucessos musicais saídos da editora Motown, em Los Angeles, Estados Unidos, aos 67 anos. Norman Whitfield trabalhou para a Motown, editora discográfica surgida em 1959 e que revolucionou a sonoridade do soul, durante os anos 1960 e 1970 e foi responsável pela composição, em parceria com Barrett Strong, de temas para artistas como Marvin Gaye e as Temptations
2009 - O novo regime jurídico aplicável à prevenção da violência doméstica e à proteção e assistência das vítimas é publicado em Diário da República e prevê a utilização de meios eletrónicos para controlo à distância dos arguidos.
- Durão Barroso é eleito para um segundo mandato na presidência da Comissão Europeia, numa votação em que obteve uma maioria absoluta de 382 votos a favor, tendo-se ainda registado 219 contra e 117 abstenções.
- Morre José Manuel de Mello, banqueiro, empresário, "patrão" da CUF, 82 anos.
2010 - O Papa Bento XVI inicia uma visita de quatro dias ao Reino Unido, a primeira visita de Estado de um líder do Vaticano a um país maioritariamente anglicano em 500 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário