4 de setembro de 2011

Efemérides - 04 de setembro

Principais acontecimentos verificados no dia 04 de setembro:

1479 - É assinado o Tratado de Alcáçovas, entre D. João II e os Reis Católicos, que põe fim à Guerra de Sucessão de Castela.

1609 - Henry Hudson descobre a ilha de Manhattan.

1781 - É fundada a cidade de Los Angeles, El Pueblo de la Reina de Los Angeles, pelo governador espanhol da Califórnia, Felipe de Neve.

1882 – É inaugurada a primeira rede de iluminação elétrica de Nova Iorque.

1886 – Rendição de Jerónimo, o último guerreiro índio norte-americano, na batalha de Skeleton Canyon, Arizona.

1888 - George Eastman regista a patente da máquina fotográfica Kodak.

1890 - A cidade de Salónica, na Grécia, é destruída por um incêndio.

1907 – Morre o compositor norueguês Edvarg Grieg, o criador de “Peer Gynt”.

1941 - II Guerra Mundial. Começa o cerco nazi a Leninegrado (São Petersburgo), depois de quase duas semanas de confrontos.

1962 – Os Beatles gravam a primeira versão de “Love me do” com Ringo Starr. A versão integrada no álbum “Please Please me”, será feita no dia 11.

1963 - Morre o político francês Robert Schumann, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, impulsionador da fundação do Mercado Comum Europeu e da União Europeia.

1965 - Morre o médico Alberto Schweitzer, Nobel da Paz.

1972 - O nadador Mark Spitz conquista a sétima medalha de ouro de natação, nos Jogos Olímpicos de Munique, Alemanha, facto inédito na competição.

1974 - Os EUA e a RDA estabelecem relações diplomáticas.

1980 - António Ramalho Eanes confirma a recandidatura à Presidência da República Portuguesa.

1981 - Toma posse o VIII Governo Constitucional, presidido por Pinto Balsemão.

1986 - O Presidente da República Portuguesa veta a revisão do Estatuto de Autonomia dos Açores.

- Morre o treinador de futebol Otto Glória, 69 anos, selecionador de Portugal no Mundial de Inglaterra de 1966.

1989 - Morre o escritor belga Georges Simenon, 86 anos, criador da figura do comissário Maigret.

1995 - A Federação das Organizações de Arte Rupestre reconhece a "importância da herança cultural de Vale do Coa".

- Morre o ator brasileiro Paulo Gracindo, 84 anos.

1996 - Morre o ator Baptista Fernandes, fundador do Teatro Experimental do Porto.

1997 – É aprovada a revisão da Constituição.

- Ex-delegado da Bayer, Alfredo Pequito, denuncia que há médicos a prescrever medicamentos em troca de prendas e viagens a congressos de teor científico duvidoso. A denúncia motiva uma investigação pelo Ministério Público.

1999 – A polícia e o exército indonésios mostram-se coniventes com os ataques das milícias pro-integracionistas em Díli.

2002 - São adjudicadas as obras do Parque Industrial da Matola, o primeiro em Moçambique, com a participação da Associação Empresarial de Portugal e do IPE.

2003 - A Comissão de Jurisdição do PS expulsa Fátima Felgueiras do partido.

- Médio Oriente. O primeiro ministro palestiniano Mahmoud Abbas recusa o recurso à força contra os grupos armados.

2004 – O balanço da tentativa de resgate dos reféns da escola de Beslan, na Ossétia do Norte, soma 330 mortos, entre os quais 156 crianças.

- A Justiça argentina determina a prisão e o arresto dos bens de 18 antigos militares de alta patente da ditadura do final da década de 1970.

2005 – O PS formaliza o apoio à candidatura presidencial de Mário Soares.

- Morre William Rehnquist, 80 anos, presidente do Supremo Tribunal dos EUA.

2006 - Arranca a última fase da liberalização do mercado elétrico em Portugal.

- Primeiro voo experimental do maior avião civil do mundo, o A380 da Airbus, com 474 passageiros a bordo.

- Morrem Steve Erwin, 44 anos, animador australiano de televisão, conhecido por “o caçador de crocodilos”, e Astrid Varnay, 88 anos, soprano húngaro-norte-americana, uma das maiores intérpretes de Richard Wagner e Richard Strauss.

2007 - Portugal subiu 41 lugares na lista dos melhores países em práticas de governo eletrónico, tornando-se o sétimo melhor país do mundo, segundo a listagem divulgada pela Universidade de Brown

- Investigadores decifraram pela primeira vez o genoma completo de uma só pessoa, abrindo caminho ao estudo do património genético individual para alcançar uma medicina personalizada, revela a revista PLoS Biology

- Uma Portaria divulgada pelo Ministério da Educação determina que a contratação direta de professores pelas escolas

2008 - O Governo aprova o novo regime jurídico das armas, que prevê a aplicação da prisão preventiva em todos os casos de crimes cometidos com detenção ou com recurso a arma proibida

- O Governo aprova um decreto que estabelece um novo regime jurídico de segurança contra incêndios, que aumenta as exigências técnicas de arquitetura e agrava o regime sancionatório em caso de incumprimento das normas de segurança

- Morre o ator brasileiro Fernando Torres, de 80 anos de idade, no Rio de Janeiro, vítima de um enfisema pulmonar. Entre as várias telenovelas da TV Globo que participou destacam-se os papéis de Plínio Miranda, em "Baila Comigo" (1981) e de Alfredo em “Louco Amor" (1983), exibidas em vários países do mundo, entre os quais Portugal

2009 - A Fundação Champalimaud atribuiu o Prémio Visão 2009, no valor de um milhão de euros, à Helen Keller International (HKI), organização não-governamental de combate à cegueira nos países em desenvolvimento.

- O Departamento norte-americano do Tesouro decide abrandar o regime de sanções contra Cuba, levantando restrições às viagens e transferências de dinheiro dos americano-cubanos para o país de origem.

- Morre António Portugal, arquiteto, autor, entre outros projetos, do Centro de Arte Graça Morais, em Vila Flor, 44 anos.

2010 - Paul Conrad morre, aos 86 anos. O cartoonista norte-americano, distinguido por três vezes com o prémio Pulitzer, morre em sua casa, em Rancho Palos Verdes, Califórnia.

Sem comentários:

Enviar um comentário