1666 – Grande incêndio de Londres. As chamas devastam a cidade durante três dias, destruindo 13 mil edifícios e a antiga catedral de São Paulo.
1876 - Morre José Fontana, pioneiro do socialismo em Portugal.
1885 - É inaugurada a Penitenciária de Lisboa.
1939 - Portugal declara neutralidade na II Guerra Mundial, um dia depois da invasão da Polónia pelas forças nazis.
1945 – II Guerra Mundial. Sessão formal de assinatura da rendição do Japão, a bordo do USS Missouri.
- Ho Chi Minh proclama a República do Vietname.
1951 - O primeiro ministro iraniano Mossadegh nacionaliza o petróleo e expropria os bens da Anglo-Iranian Oil Company.
1962 - A URSS começa o envio de mísseis para Cuba.
1963 – O governador do Alabama George C.Wallace recusa a aplicação das leis anti-segregacionistas e ordena às tropas estatais que impeçam a entrada de estudantes negros nas escolas públicas.
1964 – Morte de Francisco Craveiro Lopes, 72 anos, 13º presidente da República, 3º da ditadura do Estado Novo, o único que recusou a submissão a Oliveira Salazar, inviabilizando a reeleição, em 1958. Criticou a política colonial, com a eclosão da guerra em Angola.
1969 – Morre o primeiro presidente do Vietname do Norte, Ho-Chi-Min.
1979 - Os dirigentes líbios ordenam a ocupação das Embaixadas do seu país no estrangeiro e a sua transformação em Gabinetes do Povo.
1980 - É inaugurada no Funchal a 26.ª Assembleia Geral da NATO, com a presença de três centenas de delegados de 15 países.
1985 – Confirmação da descoberta do Titanic, a mais de 3,5 quilómetros de profundidade, ao largo da ilha canadiana de Newfoundland, pela missão franco-norte-americana, liderada por Robert Ballard.
1988 - Morre o bombeiro Joaquim Ramos, elevando para dois o número de mortos do incêndio no Chiado, em Lisboa, no dia 25 de agosto.
- Ao fim de 19 meses de trabalho, a Assembleia Constituinte do Brasil aprova a nova Constituição.
1992 – Apresentação do novo regime de acesso ao ensino superior, em Portugal.
- EUA e Rússia concordam na partilha da construção de uma estação espacial comum.
1997 - Começa a Conferência de Oslo para a eliminação das minas anti-pessoais.
1998 – Queda de avião da Swissair na Nova Escócia, EUA, causa a morte de 229 pessoas.
2001 - Morre Christian Barnard, 78 anos, médico sul-africano e primeiro cirurgião a efetuar um transplante de coração.
2003 - O empresário russo Roman Abramovich, 36 anos, compra o clube inglês de futebol Chelsea, por 44,4 milhões de euros.
2004 – Segundo dia do sequestro da escola de Beslan, na Ossétia do Norte. O comando tchetcheno liberta 26 reféns.
- A Convenção Republicana, em Nova Iorque, confirma George W. Bush na corrida ao segundo mandado na Casa Branca.
2005 – Francisco Louça anuncia a candidatura à Presidência da República.
- Furacão Katrina. O balanço do número de mortos sobe a 10.000. A Unicef confirma a existência de 400 mil crianças desalojadas. Nova Orleães encontra-se a saque.
2006 - A Universidade do Porto apresenta o projeto de criação do primeiro banco público de esperma e óvulos em Portugal.
- Morre Dewey Redman, 75 anos, saxofonista norte-americano de jazz, “sideman” de Wes Montgaomery, membro das orquestras de Charlie Haden e Carla Bley, dos quartetos de Keith Jarrett, pai do saxofonista Joshua Redman.
2007 - O Ministério do Interior iraquiano informou que pelo menos 1.771 civis perderam a vida devido à violência no Iraque durante o mês de agosto, mais sete por cento do que em julho, para além de 507 feridos
- Seis mortos em derrocada de ponte inaugurada há menos de um mês no Paquistão
- Dois seguranças de uma discoteca na zona do Campo Grande, Lisboa, foram baleados de madrugada, segundo fonte da Polícia Judiciária
2008 - O ex-dirigente socialista Paulo Pedroso ganha a ação interposta contra o Estado por prisão ilegal no processo da Casa Pia. O juiz atribui uma indemnização de cerca de 100 mil euros por danos morais, “bastante aquém” dos 600 mil euros pedidos na ação contra o Estado.
- Morre o animador mexicano Bill Meléndez, vencedor de um Emmy e conhecido por ser a voz do cão animado Snoopy e ao seu pássaro Woodstock, aos 91 anos
2009 - O poeta João Rui de Sousa é distinguido com o Prémio Nacional António Ramos Rosa pelo livro "Quarteto Para as Próximas Chuvas".
- O historiador António José Telo conquista o Prémio John Dos Passos 2009 para ensaio com a obra "História Contemporânea de Portugal - do 25 de Abril à Actualidade".
- O Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif 2009 é atribuído a Hélder Moura Pereira, pela tradução do romance "O Inútil da Família", do chileno Jorge Edwards.
- A recordista mundial de salto com vara, a russa Yelena Isinbayeva, é a vencedora da edição 2009 do Prémio Príncipe das Astúrias de Desporto.
- Um juiz chileno ordena a detenção de 129 antigos agentes da segurança acusados do desaparecimento de opositores de esquerda e do assassínio do líder do partido comunista durante a ditadura de Pinochet.
- Morre Maria Clara, uma das primeiras estrelas da rádio portuguesa, locutora, atriz e intérprete de êxitos como "Figueira da Foz", "Marcha do Centenário" ou "Zé aperta o laço", mãe do psicanalista Júlio Machado Vaz, 85 anos.
2010 – O governo aprova decreto lei que regula a possibilidade de abertura de farmácias 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário