Principais acontecimentos verificados no dia 20 de setembro:
1276 - O português Pedro Julião, ou Pedro Hispano, é entronizado Papa João XXI, em Viterbo, na Catedral de São Lourenço.
1519 - O navegador português Fernão de Magalhães parte de Espanha, na primeira viagem de circum-navegação.
1530 - Martinho Lutero pede aos príncipes protestantes que não aceitem o compromisso com a Igreja de Roma.
1540 - Realiza-se, em Lisboa, com a presença da Corte, o primeiro auto de fé da Inquisição em Portugal.
1870 – Completa-se a unificação de Itália, com a conquista de Roma pelas tropas do general Cardona.
1910 - Fundação do Club Sport Marítimo
1945 - O Congresso indiano, com Mahatma Gandhi e Pandita Nehru, rejeita a conciliação com o Reino Unido e exige a independência.
1946 - Começa a primeira edição do Festival de Cinema de Cannes.
1957 - Morre o compositor finlandês Jean Sibelius.
1961 - A República Árabe Unida dissolve-se, com a retirada da Síria. O Egipto conserva o nome de República Árabe Unida até 1971.
1963 - O presidente norte-americano John Kennedy propõe, na assembleia geral das Nações Unidas, a realização de uma expedição conjunta da URSS e dos EUA à Lua.
1967 - É lançado à água o paquete britânico Queen Elizabeth II.
1976 - Após 44 anos no poder, o Partido Social-democrata sueco é derrotado por uma coligação de conservadores, liberais e centristas.
1977 - O Vietname é admitido nas Nações Unidas.
1979 - Em Portugal, as mulheres passam a ter garantia legal de igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho e no emprego.
- O Imperador Bokassa, do Império Centro-africano, é deposto e substituído pelo antigo presidente David Dacko, que proclama a República.
1992 - Os franceses aprovam o Tratado de Maastricht com 50,82 por cento dos votos.
1993 - Ferrer Correia, 81 anos, é eleito presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
1994 - A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen ganha o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores.
1997 - Massacre na Argélia, em Medéa. São assassinadas 53 pessoas.
2001 - Mil ulemas de Cabul declaram a Jihad (Guerra Santa) aos EUA.
2002 - A Polícia Judiciária prende em Lisboa Abu Salem, acusado pelas autoridades indianas de envolvimento no ataque bombista que, em 1993, causou a morte de 257 pessoas, na Índia.
2003 - O escritor português António Lobo Antunes recebe, na Roménia, o Prémio Ovídio, o mais alto galardão literário do país, da Associação dos Escritores Romenos.
2004 – OS EUA põem fim a 23 anos de sanções económicas e políticas à Líbia.
- Morre Eddie Adams, 71 anos, foto-repórter norte-americano, Prémio Pulitzer, autor da fotografia que revela o momento exato da execução de um prisioneiro vietcongue, pelo chefe da polícia de Saigão.
2005 – Morre Simon Wiesenthal, 96 anos, arquiteto austríaco, sobrevivente de um campo de extermínio nazi, figura determinante na captura dos dirigentes do regime de Adolf Hitler, criador do Centro Simon Wiesenthal, arquivo para a memória do Holocausto.
- Actividade sísmica elevada na ilha de São Miguel leva proteção civil a lançar alerta laranja.
2006 - Inquérito da Associação Portuguesa de Defesa dos Consumidores (DECO) revela que mais de um em cada dez alunos do 7º ao 12º ano admite já ter levado armas ou objetos de defesa para a escola.
- A Ordem dos Notários comunica que vai processar o Estado, alegando esvaziamento de competências com a reforma do sector.
- Bento XVI expressa publicamente o "profundo respeito pelas grandes religiões, em particular a muçulmana", e lamenta que as suas palavras tenham sido "desgraçadamente mal interpretadas".
- Morre Armin Jordan, 74 anos, chefe de orquestra suíço, um dos mais destacados regentes da segunda metade do século XX.
2007 - Açores: as ilhas do Corvo e da Graciosa são classificadas Reservas da Biosfera pela UNESCO
- PS voltou a aprovar sozinho o novo Estatuto dos Jornalistas, depois de ter alterado as três matérias que estiveram na base do veto do Presidente da República
- Benfica e FC Porto encontram-se entre as 25 marcas de futebol mais valiosas na Europa - estudo
2009 - Morre Yoshito Usui, autor de banda desenhada japonês, criador da série "Crayon Shin-chan", 51 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário