25 de setembro de 2011

Efemérides - 25 de setembro

Principais acontecimentos registados no dia 25 de setembro, Dia Nacional do Avieiro:

1683 - Nasce o compositor francês Jean-Philippe Rameau, um dos principais impulsionadores da ópera no Barroco tardio, autor de "Castor e Pollux".

1690 - É publicado o primeiro jornal impresso nas colónias americanas, o polémico Public Ocurrences, por Benjamin Harris.

1789- São aprovadas as primeiras dez emendas à Constituição dos EUA, "The Bill of Rights".

1849 - Morre o compositor austríaco Johann Strauss.

1864 - É fundada, em Londres, a Associação Internacional de Trabalhadores.

1897 - Nasce o escritor norte-americano William Faulkner, Prémio Pulitzer e Nobel da Literatura, autor de "O Som e a Fúria".

1903 - Nasce o pintor de origem russa Mark Rothko, autor dos painéis da Tate Gallery e dos retábulos da Igreja Ecuménica de Houston.

1906 - Nasce o compositor russo Dmitri Shostakovich, nome essencial da música no século XX, autor do "Requiem à Memória das Vítimas da Guerra e do Fascismo", para quarteto.

1919 - Quionga, no Norte de Moçambique, é restituída a Portugal por decisão do Conselho Supremo das Potências Aliadas e Associadas.

1932 – Nasce o pianista canadiano Glenn Gould, figura carismática da vida musical, nome determinante na interpretação da obra de J. S. Bach.

1933 - É criado o Secretariado de Propaganda Nacional, sob a direção de António Ferro, instrumento coordenador da propaganda da ditadura do Estado Novo.

1964 - Guerra Colonial. Começa o conflito em Moçambique. O comité central da Frelimo proclama a insurreição geral.

1970 - Morre o escritor alemão Erich Maria Remarque, autor de "A Oeste Nada de Novo".

1975 - Independência de Moçambique.

- Para retirar poderes ao COPCON, Comando Operacional do Continente, o VI Governo provisório cria o AMI, Agrupamento Militar de Intervenção.

1983 - A Sé Catedral de Angra do Heroísmo, nos Açores, é destruída por fogo posto.

1990 - O Conselho de Segurança da ONU alarga ao tráfego aéreo o embargo ao Iraque.

1991 - O Governo de El Salvador e a guerrilha FMLN assinam, na ONU, o acordo que põe fim a 11 anos de guerra civil.

1993 - O primeiro satélite português Posat I é lançado na Guiana Francesa, num foguetão Arianne.

1999 - Os militares indonésios começam a abandonar Timor-Leste.

2002 - O Governo português define a proposta de ligação a Espanha por TGV.

- A Agência Internacional de Energia Atómica põe em dúvida que o Iraque possa ter obtido urânio em África.

2003 - A Assembleia da República aprova, na generalidade, os projetos de Lei do Governo e do PS sobre a autonomia do Ensino Superior.

- Morre José Manuel Casqueiro, 59 anos, ex-secretário-geral da Confederação dos Agricultores Portugueses.

2004 – José Sócrates é eleito secretário geral do PS com 80,07% dos votos dos militantes socialistas.

- É determinada a prisão preventiva da mãe da criança de oito anos desaparecida em Portimão, no dia 12.

2005 – Eleições na Polónia. Abstenção superior a 41% permite a vitória dos ultra-conservadores, com maioria, afastando os sociais-democratas eleitos em 2001.

- O piloto espanhol Fernando Alonzo, 24 anos, sagra-se campeão mundial de Fórmula 1.

- Morre Don Adams, 82 anos, ator norte-americano, o Agente 86 de Olho Vivo (Get Smart), vencedor de três Emmy.

2006 - O aumento da bonificação mensal aos trabalhadores que optarem por permanecer no mercado de trabalho após 40 anos de descontos, é um dos pilares da proposta de acordo sobre a reforma da Segurança Social, antecipada em notícia pela Agência Lusa.

- Primeira visita do Comité Internacional da Cruz Vermelha à prisão norte-americana de Guantanamo, Cuba.

- Bento XVI recebe os embaixadores de países muçulmanos junto da Santa Sé, no âmbito da ofensiva diplomática que visa atenuar a polémica suscitada pelas suas declarações sobre o Islão em Ratisbona, a 12 de setembro.

2007 - Maior protesto em 20 anos na Birmânia contra a Junta Militar juntou 300 mil pessoas

- A Junta Militar no poder na Birmânia impôs um recolher obrigatório a Rangoon, que foi declarada "cidade de acesso restrito", após diversas manifestações de monges budistas contra o regime.

- Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de uma força da União Europeia e da ONU para o Chade e República Centro-Africana para proteger os civis afetados pelo conflito no Darfur.

2008 - Em entrevista à Antena 1, o secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança (GCS), general Leonel de Carvalho, admite que os estrangeiros são cada vez mais responsáveis pelo aumento da criminalidade violenta em Portugal

- O Parlamento aprova, por unanimidade, uma nova versão do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, apesar de haver divergências entre os partidos quanto ao artigo 114º, relativo à dissolução da Assembleia Legislativa Regional

- Mil e novecentos milhões de euros de apostas que acabaram por dar 1.600 milhões de euros em prémios é o balanço dos quatro anos do Euromilhões em Portugal

O novo presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, vice-presidente do Congresso Nacional Africano, garante que o seu executivo não se irá desviar da política económica do seu antecessor e que permitiu um crescimento económico constante e sustentado na última década

- A fase final do campeonato da Europa de futebol vai passar a ser disputada por 24 equipas a partir de 2016, decide o Comité Executivo da UEFA.

2010 - O Lehman Brothers, cuja falência em 2008 marcou o início da crise financeira global, leiloa 160 obras de arte para pagar aos credores, permitindo angariar 7,5 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário