9 de setembro de 2011

Efemérides - 09 de setembro

Principais acontecimentos verificados no dia 09 de setembro:

1438 - D. Duarte morre, em Tomar. Sobe ao trono Afonso V.

1776 - O Congresso Continental norte-americano aprova a designação Estados Unidos da América.

1828 - Nasce o escritor russo Leon Tolstoi, autor de "Anna Karenina" e "Guerra e Paz".

1829 - Aparece em Londres o primeiro número do Chaveco Liberal, periódico fundado pelos refugiados portugueses Almeida Garrett e Ferreira Borges.

1836 - Rebenta a Revolta Setembrista.

1867 - Independência do Luxemburgo.

1901 - Morre o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec.

1908 - Nasce o escritor italiano Cesare Pavese, autor de "O Camarada" e "Noites de Festa".

1944 – Sobe ao poder o Partido Comunista da Bulgária, com o apoio do exército da URSS.

1948 – Fundação da Coreia do Norte.

1956 – Primeira aparição televisiva do norte-americano Elvis Presley, no Ed Sullivan Show.

1962 – Morre o escritor alemão Hermann Hesse, autor de “O Jogo das Contas de Vidro” e “O Lobo das Estepes”.

1964 - Paulo VI assina a encíclica "Ecclesiam Suam", a primeira do pontificado.

1969 - Morre o cientista britânico Cecil Frank Powell, Nobel da Física de 1950.

1971 – Motim da prisão de Attica, em Nova Iorque, pela melhoria das condições de encarceramento, causa nove mortos entre os 39 reféns.

1973 - 25 de Abril. Reunião clandestina de 136 oficiais portugueses, no Monte Sobral, Alcáçovas, marca o início do Movimento das Forças Armadas.

- Guerra Colonial. A Assembleia Geral da ONU aprova a Resolução 3061 que declara ilegal a presença de tropas portuguesas nos territórios da Guiné, Angola e Moçambique.

1976 - Morre o presidente do Partido Comunista da China Mao Tse-Tung, 81 anos.

1982 - Entra em vigor o novo Código Penal.

1985 - O incêndio na serra de Lumiares, em Viseu, causa a morte a 14 bombeiros voluntários de Armamar.

1986 - Começa, em Pequim, a segunda fase das conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau.

- É encontrado morto, nos arredores de Santiago do Chile, o jornalista José Carrasco, dois dias depois de ter sido preso pela polícia política de Pinochet.

1994 - O escritor espanhol Camilo José Cela é condecorado pela Unesco com a Medalha de Ouro Picasso.

1996 - O chefe militar da Unita, general Ben Ben, e outros quatro oficiais de Jonas Savimbi, chegam a Luanda para integrarem as Forças Armadas de Angola.

- A Croácia e a Jugoslávia estabelecem relações diplomáticas, depois de cinco anos de guerra.

1999 - As forças da UNAMET retiram de Díli, com o grupo de observadores portugueses, perante a violência das milícias em Timor-Leste.

2002 - Osama bin Laden reivindica os atentados de 11 de setembro de 2001.

2003 - O engenheiro português Joaquim Sarmento recebe o Prémio Europeu Leonardo da Vinci, a distinção da Sociedade Europeia de Engenharia.

- Morre o investigador Edward Teller 99 anos, membro da equipa que desenhou a bomba atómica.

2004 – Atentado no centro de Jacarta, Indonésia, atribuído à Al-Qaida, causa a morte de dez pessoas e cerca de 200 feridos.

- Agustina Bessa-Luís recebe o Prémio Camões.

- Morre Frank Thomas, 92 anos, animador dos estúdios Walt Disney, criador de "Bambi".

2005 – Colisão entre três comboios na linha número um do metropolitano de Valência, Espanha, causa 40 feridos.

2006 - Embaixador dos EUA em Lisboa, Alfred Hoffman, assegura, em entrevista ao Público, que “as prisões da CIA”, espalhadas pelo mundo, “vão continuar secretas e nos atuais locais”.

- Tromba de água abate-se sobre Freixo de Espada à Cinta, durante duas horas.

- Renovação do semanário Expresso.

- O Leão de Ouro do 63º Festival de Veneza é atribuído ao filme "Sanxia Haoren", do chinês Jia Zhangke.

- Morre Hilda Bernstein, 91 anos, escritora e ativista sul-africana, autarca eleita pelas listas de esquerda para o município de Joannesburgo anos de 1940, opositora ao regime de apartheid.

2007 - Pela primeira vez na história do Estado judaico, a polícia israelita deteve um bando neonazi de jovens imigrantes da ex-União Soviética, acusados de ataques a dezenas de pessoas e de pintarem suásticas em sinagogas

- Seis milhões de eleitores guatemaltecos foram às urnas para escolher o Presidente e Vice-Presidente da República, 322 presidentes de câmara e 158 deputados, após uma campanha eleitoral marcada pelo assassínio de meia centena de militantes partidários e candidatos. O social-democrata Alvaro Colom e o conservador Otto Pérez passaram à segunda volta das presidenciais guatemaltecas

- Morre o jornalista Nuno Castro Ferreira, de 39 anos, no Porto, vítima de doença súbita

2008 - Um homem de 31 anos é baleado dentro da esquadra da PSP de Portimão ao final da manhã, quando estava a apresentar queixa naquela polícia

- Os cientistas Jeremy Nathans e King-Wai, da Universidade norte-americana Johns Hopkins, recebem o prémio António Champalimaud de Visão 2008, por terem conseguido "descobertas fundamentais nos mecanismos de funcionamento da visão", anunciou a Fundação Champalimaud

- Portugal conquista as duas primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, com João Paulo Fernandes a repetir o ouro conseguido em Atenas2004 no torneio de boccia (BC1) e António Marques a ficar com a medalha de prata

- O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que venceu o cancro e estabeleceu um recorde de sete vitórias consecutivas na Volta a França (1999-2005), anuncia que vai voltar a competir e quer vencer um oitavo “Tour”

2009 - É criada a Vitapress, cooperativa encarregue do licenciamento e gestão integrada dos direitos de autor, e que junta vários grupos de comunicação social.

- O arquiteto português Eduardo Souto Moura é distinguido com o Prémio Internacional de Arquitectura 2009, atribuído pelo "The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design", pelo projeto do Centro de Arte Contemporânea Graças Morais de Bragança.

- O Uruguai é o primeiro país da América Latina a autorizar a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, depois de o Senado ter aprovado a reforma legal.

- Os Estados Unidos da América, Reino Unido, Chipre, Japão e Singapura assinam a "Declaração de Nova Iorque" para o combate à pirataria nas costas da Somália, que põe em risco uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.

- Morre Antonina Mascarenhas Monteiro, mulher do antigo Presidente de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro, 83 anos.

2010 - A Federação Portuguesa de Futebol despede Carlos Queiroz.

Sem comentários:

Enviar um comentário