24 de setembro de 2011

Efemérides - 24 de setembro

Principais acontecimentos registados no dia 24 de setembro:

1501 - Nasce, em Pavia, o matemático italiano Gerolamo Cardano, autor dos primeiros estudos sobre o cálculo de probabilidades.

1541 - Morre o médico e químico suíço Paracelso.

1731 – O Vaticano concede o cardinalato ao núncio de Lisboa.

1789 – Morre o jurista Pascoal de Melo.

- São criados o Supremo Tribunal e o serviço dos Correios dos EUA.

1834 - Morre D. Pedro IV, rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil.

1896 - Nasce o escritor norte-americano Francis Scott Fitzgerald, autor de "O Grande Gatsby" e "Terna é a Noite".

1943 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho atravessa o rio Dniepr. Os alemães recuam.

1961 – Nasce o totobola, o primeiro jogo de apostas mútuas português.

1966 - Guerra Colonial. A embaixada portuguesa em Leopoldville, Congo, é invadida numa manifestação de protesto à política colonialista do ditador Oliveira Salazar.

1973 - A Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, eleita em 1972, reúne-se em Madina do Boé, e proclama a independência. Luís Cabral é eleito presidente do Conselho de Estado. O novo país é reconhecido no âmbito da ONU.

1980 - Guerra Irão-Iraque. Tropas iraquianas atravessam a fronteira para Norte e destroem a refinaria de Abadan.

1983 - O Tribunal de Monza, Itália, condena cinco gestores pelo desastre ecológico de Seveso, cidade industrial contaminada com a explosão da fábrica Icmesa.

1984 - Morre o poeta francês Pierre Emmanuel, 69 anos.

1985 - A polícia de Los Angeles publica o relatório sobre a atriz Marilyn Monroe, confirmando o suicídio como causa da morte.

1987 - Morre o cineasta e coreógrafo norte-americano Bob Fosse, 60 anos, realizador de "All that Jazz".

1988 - Morre a atriz portuguesa Cremilde Torres, 89 anos.

1996 - Os EUA, China, França, Rússia e Reino Unido assinam, em Nova Iorque, o Tratado para a Proibição Total dos Ensaios Nucleares.

1999 - O secretário de Estado da Cooperação, Luís Amado, é o primeiro governante português a visitar Timor-Leste, em 24 anos.

2002 - Uma equipa de mergulhadores deteta uma brecha de 150 metros no túnel do Metro de Lisboa, no Terreiro do Paço.

2003 - Morre o professor e ensaísta de origem palestiniana Edward Said, 67 anos, catedrático da Universidade de Columbia e autor de "Orientalismo".

2004 - Morre Françoise Sagan, pseudónimo da escritora francesa Françoise Quoirez, 69 anos, autora de "Bom-dia Tristeza".

2005 – Manuel Alegre apresenta a candidatura à Presidência da República.

- O Furacão Rita atravessa o Louisiana e o Texas elevando para dois milhões o número de pessoas desalojadas, no Sul dos EUA.

- Morre Antoní Drove, 63 anos, cineasta espanhol, realizador de "Casa de Brujas".

2006 - "Rapace", primeira curta-metragem de ficção do cineasta João Nicolau, vence o Prémio do Júri do XI Festival de Cinema de Milão.

- O New York Times cita o relatório confidencial dos serviços de informação dos EUA, que considera que a guerra no Iraque contribuiu para aumentar o radicalismo muçulmano e a ameaça terrorista.

- Comunicado da ETA assegura que a organização não tenciona abandonar as armas até obter a independência do País Basco.

2007 - Mais de 17 mil armas brancas são apreendidas pela Brigada Fiscal da GNR num armazém em Camarate, propriedade de um cidadão chinês.

2008 - O Parlamento aprova o levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PSD Pedro Santana Lopes para responder como arguido num processo sobre eventual prática de crime de abuso de poder relacionado com a Câmara de Lisboa

- O primeiro ministro, José Sócrates, recusa uma alteração à lei para permitir o casamento entre homossexuais, em discussão no Parlamento em outubro, afirmando que não está na agenda política nem do Governo nem do PS

- Um dos projetos portugueses apresentados no Concurso Europeu de Jovens Cientistas, em Copenhaga (Dinamarca), da autoria de três alunos, de Ovar e Arouca, conquista um dos Prémios Especiais da competição, alusivo às alterações climáticas

- Óleo industrial da Central Nuclear de Chinon, França, vaza numa extensão de 15 quilómetros para o Rio Loire, depois de uma avaria numa bomba, anunciou a prefeitura, descrevendo o produto derramado como "não radioativo"

- O escritor Dias de Melo, com cerca de 50 anos de vida literária, morre aos 83 anos, no hospital de Ponta Delgada

2009 – Gripe A (H1N1). É confirmada a primeira morte por gripe A em Portugal. O homem tinha 41 anos, estava internado no Hospital de Santo António e estava em processo de rejeição de um rim.

- O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade a resolução que visa a eliminação das armas nucleares de todo o mundo.

- O escritor peruano Mario Vargas Llosa é distinguido com o Prémio Internacional de Ensaio Caballero Bonald pela obra "El viaje a la ficción", na qual reflete sobre a vida e o mundo literário do uruguaio Juan Carlos Onetti.

Sem comentários:

Enviar um comentário