14 de setembro de 2011

Efemérides - 14 de setembro

Principais acontecimentos registados no dia 14 de setembro:

1523 - Morre Adriano VI, ano e meio depois de ter sido nomeado, o último Papa não italiano até João Paulo II.

1741- O compositor George Frederik Handel termina "O Messias".

1812 - Napoleão Bonaparte entra em Moscovo. A cidade é incendiada pelos russos.

1901 - Theodore Roosevelt assume a presidência dos EUA.

1920 - Nasce o escritor uruguaio Mario Benedetti.

1927 - Morre a bailarina Isadora Duncan.

1930 - O Partido Nacional-Sindicalista, na base do Nacional-socialismo de Adolf Hitler, passa a segundo maior movimento político alemão, nas eleições gerais.

1948 - Começa a construção do edifício das Nações Unidas em Nova Iorque.

1960 - A OPEP, Organização de Países Exportadores de Petróleo, é criada em Bagdade.

1976 - Portugal reata relações diplomáticas com Cuba.

1978 - O programa do Governo de Nobre da Costa, o III Constitucional, é recusado na Assembleia da República pelo PS e pelo CDS.

1982 - Morre Grace Kelly, princesa do Mónaco, antiga atriz de cinema.

1985 - É apresentado à imprensa o novo Estádio da Luz, com capacidade para 120.000 pessoas.

1991 - O cineasta Manoel de Oliveira recebe o Prémio Especial do júri do Festival de Cinema de Veneza, pelo filme "A Divina Comédia".

1992 - O escritor português Miguel Torga recebe o prémio literário francês Ecureuil, do Salão do Livro de Bordéus.

1994 – É lançado o concurso público para a gestão do Hospital Amadora Sintra, o primeiro entregue ao controlo de privados, em Portugal.

1996 - Realizam-se as primeiras eleições na Bósnia-Herzegovina, após a guerra.

1999 - O Conselho de Segurança da ONU aprova o envio da força multinacional de paz para Timor-Leste, liderada pela Austrália.

2002 – É adjudicada a construção dos primeiros lanços do IC35, para a zona de Entre-os-Rios.

2003 - Golpe de Estado na Guiné-Bissau. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas general Veríssimo Correia Seabra lidera o derrube do Governo de Kumba Ialá.

- Os suecos recusam a adesão ao euro, em referendo, com 56,8% dos votos.

- Morre Vítor Damas, 55 anos, futebolista, antigo guarda-redes do Sporting e da Selecção Portuguesa de Futebol.

2004 - A Comissão Europeia autoriza a compra dos postos Shell, em Portugal, pela Repsol.

2005 – Cimeira da ONU, em Nova Iorque. Declaração final para a reforma da instituição, privilegiando multilateralismo e ajuda é aprovada pelos representantes máximos de 170 nações.

- Balanço da Direcção-Geral de Recursos Florestais situa a área ardida em 255.920 hectares, quase o dobro do total registado em 2004.

- Morre Robert Wise, 91 anos, cineasta norte-americano, realizador de "West Side Story" e "Música no Coração".

2006 - O Instituto de Aviação Civil retira a licença de transporte aéreo à Air Luxor, o que obriga a companhia aérea a cancelar todos os voos. O exemplo é seguido pelas autoridades aeronáuticas da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe.

- A União Astronómica Mundial dá o nome Eris, o da deusa grega da discórdia, ao planeta-anão que levou à exclusão de Plutão da lista de planetas do sistema solar.

2007 - A câmara baixa do parlamento russo (Duma) aprovou a nomeação do novo primeiro ministro russo, Viktor Zubkov, um dos possíveis sucessores do Presidente Vladimir Putin em Março de 2008

2008 - Dez grandes bancos mundiais anunciam, em Nova Iorque, ter criado um fundo de 70 mil milhões de dólares (48,7 mil milhões de euros) para ajudar a acalmar os mercados financeiros dos Estados Unidos

- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mostra perante as câmaras de televisão venezuelana um exemplar do portátil Magalhães, produzido em Portugal, sublinhando que a Venezuela prevê adquirir proximamente um milhão de exemplares

2009 - É publicado em Diário da República o decreto-lei que classifica como bem de interesse nacional o espólio documental do poeta Fernando Pessoa.

- Entram em vigor as novas regras do acompanhamento familiar de crianças, pessoas com deficiência, em situação de dependência e com doença incurável em estado avançado e em estado final de vida internadas em unidades de saúde.

- O antigo administrador do BCP, Filipe Pinhal, publica o livro "O Dever do Bom Nome", na sequência de acusações de gestão danosa conhecida como "caso BCP".

- Morre Jim Carroll, poeta, escritor e músico norte-americano, autor de "The Basketball diaries", 60 anos.

- Morre Paul Burke, ator norte-americano, figura de "Naked City", "12 O'clock High" ou "Dynasty", vencedor de um Emmy, 83 anos.

2010 - Toma posse a primeira ministra da Austrália, Julia Gillard, primeira mulher eleita a assumir a chefia de um Governo australiano.

- O Parlamento francês aprova definitivamente, com o voto do Senado, o projeto de lei que interdita o uso do véu islâmico integral em espaços públicos, a entrar em vigor na primavera de 2011.

- Morre o violoncelista Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus, aos 45 anos, vítima de cancro.

Sem comentários:

Enviar um comentário