Principais acontecimentos registados no dia 26 de setembro:
1849 - Nasce o fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov, Prémio Nobel da Medicina em 1904.
1888 - Nasce o poeta, dramaturgo e crítico inglês de origem norte-americana T. S. Elliot, autor de "Terra sem Vida", "Quatro Quartetos", Nobel da Literatura em 1948.
1898 - Nasce o compositor norte-americano George Gershwin, autor de "Porgy and Bess", "Rapsodia in Blue" e "Um Americano em Paris".
1928 - Vinte e três países assinam o Pacto da Sociedade das Nações, documento que considera a guerra ilegal e que tem como objetivo a resolução pacífica dos conflitos.
1937 - Morre a cantora de "blues" Bessie Smith, num desastre de automóvel no Mississipi. Vários hospitais recusam-se recebê-la, por ser negra.
1945 - Morre o compositor húngaro Bela Bartók, nos EUA, onde se refugiara após a ocupação nazi do seu país. Um dos mais importantes compositores do século XX.
1960 - Presidenciais norte-americanas. John Kennedy e Richard Nixon protagonizam o primeiro debate televisivo entre candidatos.
1968 - Marcello Caetano é nomeado presidente do Conselho de Ministros.
1974 - Uma corrida de touros no Campo Pequeno, presidida por António de Spínola e Vasco Gonçalves, sustenta as vaias da chamada Maioria Silenciosa.
1975 - O VI Governo provisório retira ao COPCON "os poderes de intervenção para restabelecimento da ordem pública".
1983 - É inaugurada, em Lisboa, a réplica da Pedra de Dighton, rochedo de 40 toneladas do rio Taunton, nos EUA, que ostenta a inscrição do navegador português Miguel Corte Real, de 1511.
1984 - O Reino Unido e a China assinam, em Pequim, o acordo que estabelece a devolução de Hong Kong à China, em 1997.
1985 - Morre o cientista norte-americano William C. Rose, 98 anos. Identificou os aminoácidos em 1932.
1989 - Um avião que transportava os deputados portugueses João Soares, Nogueira de Brito e Rui Gomes da Silva, cai na Jamba, Angola.
1990 - Morre o escritor italiano Alberto Moravia, autor de "La Ciociara".
1995 - É assinado, em Nova Iorque, o acordo de paz para a Bósnia-Herzegovina.
1998 - Estreia-se a ópera "O Corvo Branco", do compositor norte-americano Philip Glass, com libreto de Luísa Costa Gomes, na EXPO 98, Lisboa.
1999 - O líder da resistência timorense, Xanana Gusmão, reúne-se, em Nova Iorque, com a secretária de Estado norte-americana Madelaine Albright.
2001 - Morre o ator e produtor brasileiro Walter Avancini, 66 anos.
2002 - A Inspecção-Geral do Trabalho anuncia que irá multar os jornais e as empresas que violarem a lei e divulgarem anúncios de emprego que discriminem o sexo do trabalhador.
2003 – Sai o primeiro número de O Inimigo Público, suplemento satírico do jornal Público.
- Morre o cantor e músico norte-americano Robert Palmer, 54 anos.
- A revista Science publica a sequência do genoma do cão.
2005 – Comissão Europeia confirma a violação do Pacto de Estabilidade por 12 países da União, entre os quais Portugal, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.
– Desarmamento do IRA fica concluído.
- EUA libertam mil prisioneiros de Abu Ghraib, no Iraque.
2006 - Correio da Manhã noticia que a Polícia Judiciária do Porto retomou as investigações do processo Apito Dourado após novas escutas telefónicas que envolvem alguns arguidos e novos suspeitos.
- Estudo do Conselho Europeu para a Segurança nos Transportes coloca Portugal em quarto lugar na lista dos países europeus que mais diminuíram o número de mortes na estrada no período 2001-05.
- Johnson Controls comunica aos trabalhadores o fecho das fábricas de Portalegre e de Nelas, em agosto de 2007, pondo em risco cerca de 830 postos de trabalho.
2007 - A corrupção entre funcionários públicos e políticos em Portugal aumentou no último ano, colocando o país em 28º lugar num ranking de 180 nações analisadas no relatório de 2007 da organização não-governamental Transparency Internacional. Somália e Birmânia são considerados os países mais corruptos
- Portugal subiu três posições no 'ranking' “Doing Business” do Banco Mundial em 2007, ocupando a 37ª posição na lista que avalia o ambiente para os negócios em 178 economias mundiais, divulgou hoje o gabinete do coordenador do Plano Tecnológico.
- Morre Joaquim Magalhães Mota, um dos três fundadores do PSD, no Hospital da Luz, Lisboa, vítima de doença prolongada.
2008 - A UEFA apresenta em Bordéus o novo logótipo, amarelo e vermelho, e o novo nome da Taça UEFA, que se chamará Liga Europa (Europa League em inglês), a partir da próxima temporada 2009 / 2010
- Morre o ator Paul Newman, vítima de cancro, aos 83 anos. Newman, lendária figura do cinema norte-americano, foi nomeado dez vezes para os Óscares da Academia de Hollywood, tendo ganho três estatuetas, uma das quais em 1987 pelo filme "A Cor do Dinheiro" e as outras duas a título honorário
2009 - Morre Alicia de Larrocha, pianista espanhola, intérprete destacada de Beethoven, 86 anos.
2010 - O antigo guarda-redes internacional português António Jesus morre aos 55 anos, de ataque cardíaco à porta de casa, na cidade de Espinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário