18 de setembro de 2011

Efemérides - 18 de setembro

Principais acontecimentos registados no dia 18 de setembro:

1499 - Vasco da Gama entra em Lisboa, no regresso da viagem à Índia.

1851 - É lançado o jornal The New York Times.

1865 – Inauguração do Palácio de Cristal, no Porto.

1905 - Nasce Greta Lovisa Gustafsson, Greta Garbo.

1928 - Voo inaugural do Graff Zeppelin.

1934 - A URSS é admitida na Sociedade das Nações.

1943 - II Guerra Mundial. Os judeus de Minsk são massacrados em Sobibor.

1947 – Criação da CIA, no âmbito da nova Lei de Segurança Nacional dos EUA.

1952 - Morre a atriz portuguesa Maria Matos.

1961 - Morre o diplomata sueco Dag Hammarskjold, secretário-geral da ONU.

1970 - É fundado o MRPP, Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado.

- Morre em Londres, aos 27 anos, o guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix.

1981 - A pena de morte é abolida em França.

1990 - Atlanta nos EUA é escolhida para os Jogos Olímpicos de 1996.

1999 - Xanana Gusmão, dirigente da Fretilin recém libertado pelas autoridades de Jacarta, deixa a Indonésia rumo a Darwin.

2002 - O presidente dos EUA George W. Bush convence o Congresso a aprovar a resolução sobre um eventual ataque militar ao Iraque.

2003 – É aprovada a proposta de lei que obriga a abertura da rede da TV Cabo a outros operadores.

- Incêndios florestais. Declarado o estado de calamidade nos distritos de Lisboa e Beja.

- Uma falha na rede de distribuição de energia elétrica, em Itália, deixa o país sem luz durante meio-dia.

2004 – A Agência Internacional de Energia Atómica da ONU exige ao Irão o fim do programa de enriquecimento de urânio.

- O cineasta norte-americano Woody Allen recebe o Prémio Donostia do Festival de San Sebastian, pelo conjunto da carreira.

2005 – Eleições na Alemanha. Líderes da CDU e do SPD reclamam mandato para formar Governo. Empate técnico leva a nova contagem.

2006 - É publicado em Diário da República o Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências, em vigor até 2012, e o respetivo plano de ação, que prevê a criação de salas de injeção assistida até 2008.

– Os Estados membros do Fundo Monetário Internacional aprovam a reforma interna da organização que dá mais peso às economias emergentes da China, Coreia do Sul, Turquia e México, entre outras medidas.

- O Vaticano lança uma iniciativa diplomática, através de todas as nunciaturas, para explicar a posição de Bento XVI face ao Islão, após as declarações proferidas pelo Papa, no discurso de Ratisbona.

- Início das manifestações de Budapeste, pela demissão do primeiro-ministro húngaro Ferenc Gyurcsany, após a divulgação de conversas privadas do governante, nas quais admitia ter mentido sobre a situação económica do país, para garantir a vitória nas eleições.

2007 - O Ministério Público acusou 36 elementos do Capítulo Português da organização de extrema-direita violenta Hammerskin Nation, pela prática reiterada de crimes de descriminação racial e outras infrações criminais conexas, na sequência de uma investigação da Polícia Judiciária

2008 - O banco britânico Lloyds TSB confirma a compra do seu rival Halifax Bank of Scotland (HBOS) por 12.200 milhões de libras (cerca de 15.372 milhões de libras), criando uma gigantesca entidade bancária

2009 - Abre ao público, em Cascais, a Casa das Histórias de Paula Rêgo, com uma exposição temporária de obras da pintora portuguesa, radicada em Londres. A primeira mostra inclui "obras icónicas" como "Life Painting" (1954), criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, ou as mais recentes "A Filha do Polícia", "Avestruzes Bailarinas" e a célebre "Mulher Cão" (1994).

- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e os ex-presidentes soviético Mikhail Gorbachov e checo Vaclav Havel, são os vencedores dos prémios Quadriga 2009, que assinalam a reunificação alemã, a 03 de outubro de 1990.

2010 - Realizam-se eleições parlamentares no Afeganistão.

Sem comentários:

Enviar um comentário