1863 - É fundada a Cruz Vermelha, movimento internacional para "proteção aos feridos e doentes de guerra", lançado por Henri Dunant.
1888 - É assinada, em Constantinopla, a Convenção do Canal do Suez.
1911 - Morre o jornalista norte-americano Joseph Pulitzer, fundador da primeira escola de jornalismo.
1923 - É proclamada a República da Turquia.
1929 - Terça-feira Negra. "Crash" na Bolsa de Nova Iorque. Numa só sessão transaccionam-se 16,3 milhões de ações e as perdas sobem aos 100 mil milhões de dólares. O sobressalto do dia 24 transforma-se na Grande Depressão.
1936 - As autoridades portuguesas colocam em funcionamento o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, com a chegada dos primeiros 152 presos políticos.
1956 - Crise do Suez. Tropas israelitas invadem a Península do Sinai, no Egipto, em resposta à nacionalização do Canal. A adesão da França e do Reino Unido vai precipitar a crise.
1962 - Os EUA levantam o bloqueio a Cuba a pedido do secretário-geral da ONU, U-Thant.
1963 - Começa o julgamento de Nelson Mandela, líder do ANC, na África do Sul.
1970 - É criada a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, como esboço de um movimento político de tendência moderada.
- Acção de sabotagem do navio Vera Cruz, em serviço de guerra, fundeado em Lisboa.
1983 - Marcha pela paz, contra a instalação de novas armas nucleares na Europa, em Lisboa.
1985 - Aníbal Cavaco Silva é indigitado, pela primeira vez, primeiro-ministro e convidado a formar o X Governo Constitucional.
1989 - Eleições em Espanha. O Partido Socialista Operário Espanhol de Felipe Gonzalez mantém a maioria absoluta.
1997 - O Conselho de Segurança da ONU aprova a aplicação de sanções à UNITA por incumprimento dos acordos de paz em Angola.
1998 - Nino Vieira e Ansumane Mané assinam, na Gâmbia, o acordo de cessar-fogo para a Guiné-Bissau.
- O astronauta septuagenário norte-americano John Glenn parte no vaivém espacial Discovery.
2001 - A Conferência do Clima da ONU, em Marrocos, aprova a aplicação do protocolo de Quioto.
2003 - É inaugurado o novo Estádio Cidade de Coimbra, com o jogo Académica - Benfica.
- A Cruz Vermelha sai do Iraque, por falta de condições de segurança.
2004 - Assinatura, em Roma, do Tratado Constitucional da União Europeia, pelos representantes de 25 países.
- Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestiniana, é transportado para Paris e internado no Hospital Militar de Percy.
2005 - Combate aos incêndios florestais em 2007 ganha financiamento e intensificação de medidas.
- Manifestação de pesar em Seine-Saint-Denis, pela morte acidental de dois adolescentes em Clichy-sous-Bois, nos arredores de Paris, durante uma perseguição policial.
2006 - Luiz Inácio Lula da Silva é reeleito presidente do Brasil, com 60,83 por cento dos votos, na segunda volta das eleições presidenciais.
- Os sérvios aprovam em referendo a Constituição que consagrou a integração do Kosovo, de maioria albanesa, no país.
2007 - Os portugueses elegem a declaração de impostos pela Internet e as Lojas do Cidadão como as medidas mais relevantes entre as adotadas pela administração pública nos últimos anos, segundo um estudo que revela também que os portugueses acham que há demasiados funcionários públicos
- O Presidente do Egipto, Hosni Mubarak, anunciou o relançamento do programa nuclear civil egípcio, congelado há 20 anos, com a construção de várias centrais para a produção de energia, noticiou a agência nacional, MENA
2008 - O juiz desembargador Mário Manuel Varges Gomes é escolhido pelo Ministério da Administração Interna para ser o novo inspetor-geral da Administração Interna
- Pelo menos 25 pessoas morrem nos cinco atentados, quase simultâneos, contra edifícios oficiais em duas cidades no norte da Somália
- Um potente sismo abala de madrugada o sudoeste do Paquistão, fazendo mais de 300 mortos, sepultados sob os escombros das casas de adobe, e milhares de desalojados
- Morre o antigo dirigente e fundador da claque "VIII Exército", do Vitória de Setúbal, João Lúcio, de 85 anos, no Hospital São Bernardo, em Setúbal
- Morre Bicho Beatriz, um dos "capitães de Abril", em Lisboa, aos 67 anos, vítima de doença prolongada, revelou à Agência Lusa o amigo e presidente da Associação 25 de Abril, coronel Vasco Lourenço
- Morre o crítico de teatro e dramaturgo Carlos Porto, aos 78 anos, em Lisboa, vítima de pneumonia
2009 - Tratado de Lisboa. Os líderes europeus, reunidos numa cimeira em Bruxelas, aceitam as exigências do presidente checo, Vaclav Klaus, quanto a uma exceção para o país na aplicação da Carta de Direitos Fundamentais, abrindo caminho à entrada em vigor do Tratado.
- Morre Antónia Teixeira, líder parlamentar do PAIGC.
2010 - O diretor artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso, morre aos 54 anos, depois de complicações provocadas por um cancro do pulmão.
- Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga assinam um acordo para viabilização do Orçamento do Estado para 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário