14 de outubro de 2011

Efemérides - 14 de outubro

Principais acontecimentos registados no dia 14 de outubro:

1847 - Nasce o escultor português Soares dos Reis, autor de "O Desterrado", em Mafamude, Vila Nova de Gaia.

1890 - Nasce o político norte-americano Dwight Eisenhower, comandante-chefe das forças aliadas durante a II Guerra Mundial, presidente dos EUA de 1953 a 1961.

1894 - Nasce o escritor norte-americano Edward Estlin Cummings, e.e.cummungs, autor de "Quarto Enorme".

1906 - Nasce a filósofa alemã Hannah Arendt, referência do pensamento contemporâneo, autora de "As Origens do Totalitarismo".

1911 - Nasce Le Duc Tho, político vietnamita, um dos fundadores do partido comunista da Indochina. Recusou o Nobel da Paz em 1973.

1933 - A Alemanha de Adolf Hitler abandona a Conferência sobre Desarmamento e deixa a Liga das Nações.

1936 - É publicada a reforma do ensino liceal do Estado Novo, "arte de resolver policialmente o problema da ordem burguesa", como foi considerada por críticos da ditadura.

1939 - II Guerra Mundial. Um submarino nazi afunda o navio britânico Royal Oak. Morrem 800 pessoas.

1944 - II Guerra Mundial. Libertação de Atenas.

1947 - O piloto norte-americano Charles Yeager realiza o primeiro voo supersónico.

1964 - O Nobel da Paz é atribuído ao líder religioso norte-americano Martin Luther King.

1967 - Morre o escritor francês Marcel Aymé, autor de "Rua Sem Nome".

1968 - Primeira emissão televisiva do espaço, a partir da nave espacial norte-americana Apolo VII.

1970 - A Assembleia-Geral da ONU assinala dos dez anos da Declaração de Descolonização e os 25 da organização, com a aprovação do Programa de Acção para Acelerar a Independência dos Povos Coloniais.

1977 - Morre o ator e músico norte-americano Bing Crosby.

1978 - É inaugurada a Escola de Medicina Dentária de Lisboa.

1981 - O Prémio Nobel da Paz é concedido ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

- Hosni Mubarak é eleito presidente do Egipto.

1984 - A primeira assembleia do Conselho das Comunidades Portuguesas reclama o direito do voto dos emigrantes nas eleições presidenciais.

1985 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos norte-americanos Michael S.Brown e Joseph L.Goldstein, pelas descobertas sobre a "regulação do metabolismo do colesterol".

1986 - O Nobel da Paz é atribuído ao escritor norte-americano de origem romena Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto.

1987 - Morre o general João Sarmento Pimentel, 98 anos, combatente republicano, um dos revoltosos de 05 de outubro de 1910, opositor à Ditadura.

1990 - Morre o compositor e regente norte-americano Leonard Bernstein, 72 anos, autor das óperas "Candide", "Trouble in Tahiti" e de projetos de divulgação como os Concertos para Jovens.

1991 - Fidel Castro e o seu irmão Raul são reeleitos para a liderança do comité central do Partido Comunista de Cuba.

- O Nobel da Paz é atribuído à birmanesa Aung Sun Ski, 46 anos, líder do movimento pró-democracia, sob prisão, em local desconhecido.

1994 - O Nobel da Paz é atribuído ao presidente da OLP Yasser Arafat ao ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel Shimon Peres e ao primeiro-ministro Yitzhak Rabin.

1996 - Luísa Ducla Soares recebe o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianças.

1998 - O Nobel da Economia é atribuído ao indiano Amartya Sen, pela abordagem social da teoria económica.

2002 - O Governo britânico suspende o projeto de autonomia da Irlanda do Norte.

2003 - Atentado contra a Embaixada da Turquia em Bagdad.

- Artigo na Time sobre "as mães de Bragança" leva o Governo português a suspender a publicidade do Euro 2004, na revista.

- Morre Ben Metcalfe, 83 anos, cofundador da organização Greenpeace.

2004 - A Alta Autoridade para a Comunicação Social decide ouvir em audiências separadas Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro Rui Gomes da Silva e a TVI, sobre a saída do comentador da estação de televisão.

- Morre Fernando Brederode dos Santos, jornalista, 64 anos, membro das equipas dos jornais República, O Primeiro de Janeiro, O Século Ilustrado, Jornal do Comércio, Diário de Lisboa e ainda da ANOP e da Lusa. Grande Prémio da Crónica, Oficial da Ordem da Liberdade.

2005 - Governo aprova proposta do Orçamento do Estado para 2006.

- XV Cimeira Ibero-americana, em Salamanca. Estados-membros discutem imigração, luta contra a pobreza, catástrofes e terrorismo. Espanha propõe a criação de um Conselho Económico e Social Ibero-americano.

2006 - O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução 1718 que impõe sanções económicas e financeiras à Coreia do Norte e exige que Pyongyang se abstenha de qualquer novo teste nuclear.

- O governo do Sudão assina um acordo de paz com a Frente do Leste que agrupa vários movimentos rebeldes dessa zona do país.

- Leonor Sarmento, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência, recebe em Braga o Prémio Citomed de Investigação em Imunologia.

- Morre Augusto Cabral, 84 anos, biólogo moçambicano, diretor do Museu de História Natural de Maputo.

2007 – Uma explosão de origem criminosa mata seis pessoas e feriu 32 num cinema lotado no norte da Índia

- A lista do líder do PSD ao Conselho Nacional, encabeçada por Mota Amaral, elege 20 representantes, falhando a maioria dos 55 lugares efetivos daquele órgão, tal como tinha acontecido ao anterior presidente social-democrata, Marques Mendes

2008 - A Organização Mundial de Saúde classifica Portugal como um dos cinco países do Mundo que mais "notáveis progressos" fizeram na redução da taxa de mortalidade desde 1975, em especial da mortalidade infantil, num relatório divulgado

- O prémio Richelieu Senghor 2008 é entregue pela primeira vez a um português, a Professora Cristina Robalo Cordeiro, vice-reitora da Universidade de Coimbra

- O livro "O Tigre Branco" do escritor Aravind Adiga, de 34 anos, é o vencedor do Man Booker Prize 2008, um dos mais prestigiados prémios da literatura mundial

2009 – Morre Al Martino, o cantor que deu vida a Johnny Fontane e interpretou o "Tema de amor" no filme "O Padrinho", 82 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário