10 de outubro de 2011

Efemérides - 10 de outubro

Principais acontecimentos registados no dia 10 de outubro:

1813 - Nasce o compositor italiano Giuseppe Verdi, autor de "La Traviata" e "Falstaff".

1842 - O Reino Unido proclama a vitória no termo da segunda guerra afegã.

1861 - Nasce Fridtjof Nansen, oceanógrafo, explorador, cientista, comissário da Sociedade das Nações para os Refugiados, Nobel da Paz em 1922, pioneiro na luta pelo fim dos trabalhos forçados, pelo desarmamento e pela atribuição de documentos de identificação aos refugiados (Passaporte Nansen).

1913 - Concretiza-se a ligação dos Oceanos Pacífico e Atlântico com a abertura do Dique de Gamboa, no Canal do Panamá. A abertura ao tráfego marítimo efectua-se no ano seguinte.

1917 - Nasce o pianista e compositor norte-americano Thelonious Monk, figura determinante no movimento "bebop".

1938 - A Alemanha nazi de Adolf Hitler completa a ocupação da Checoslováquia.

1940 - Fulgêncio Batista assume a presidência de Cuba pela primeira vez. Governará em ditadura até 1944 e, depois, de 1952 a 1959.

1946 - Levantamento do Regimento de Cavalaria 6, no Porto, contra a ditadura do Estado Novo, liderado pelo alferes Queiroga. As tropas são detidas na Mealhada.

1954 - É fundada a UPNA, União dos Povos do Norte de Angola, movimento de Holden Roberto na base da UPA.

1961 – O navio “Funchal” é lançado ao mar na Dinamarca, país onde foi construído sob encomenda da empresa da Empresa Insulana de Navegação e seguindo o projeto do Almirante Rogério d’Oliveira.

1963 - Morrem mais de 1.800 pessoas, na região de Belluno, Itália, no rebentamento de um dique.

1965 - Guerra Colonial. É acionada a primeira mina anti-carro, por forças portuguesas, na região de Sagal, Mueda, Moçambique.

1969 - A política colonial portuguesa é condenada pelo Governo sueco, que reforça o auxílio económico à Frelimo e ao PAIGC.

1970 - Sequestro e morte do vice-primeiro ministro e ministro do Trabalho do Quebeque Pierre Laporte, pela auto-denominada Frente de Libertação do Quebeque.

1971 - Guerra Colonial. Massacre de 14 civis pelas tropas dos Grupos Especiais de Kaúlza de Arriaga, em Daque, na região de Tete, Moçambique.

1977 - É constituída a Fundação José Fontana, em homenagem ao fundador e precursor dos ideais socialistas e republicanos portugueses.

1979 - A soberania sobre o Canal do Panamá é transferida dos EUA para o Panamá.

1980 - O Governo português reafirma a necessidade de uma solução para Timor-Leste, no âmbito da ONU.

1983 - Toma posse o Conselho de Publicidade, órgão regulador da atividade em Portugal.

- O Prémio Nobel da Medicina é atribuído à norte-americana Barbara Mcclintock, 81 anos.

1985 - Morre o cineasta, encenador e ator Orson Welles, 70 anos, realizador de "O Mundo a Seus Pés" e da versão radiofónica de "A Guerra dos Mundos".

1987 - Morre o poeta português Luís Veiga Leitão, 75 anos.

1991 - O Conselho de Estado da URSS dissolve o comité de segurança do KGB.

1992 - Carlos Oliveira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, recebe o Prémio Nacional de Oncologia.

1994 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos norte-americanos Alfred Gilman e Martin Rodbell, pela investigação sobre a comunicação celular.

1995 - Aníbal Cavaco Silva anuncia a candidatura à Presidência da República.

1999 - Eleições Legislativas em Portugal. O PS elege 115 deputados, exatamente metade do número de lugares no Parlamento.

2002 - A Câmara dos Representantes dos EUA autoriza o uso da força contra o Iraque de Saddam Hussein, com ou sem o apoio da ONU.

2003 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído à advogada iraniana Shirin Ebadi, defensora dos direitos humanos.

2004 - Governo e militares revoltosos da Guiné-Bissau assinam acordo que estabelece fim da sublevação.

- Morre Christopher Reeve, 52 anos, ator norte-americano, "Super-Homem".

2005 - Acordo entre os sociais-democratas e os democratas-cristãos atribui a responsabilidade de constituição de Governo à presidente da CDU, Angela Merkel.

- O Nobel da Economia distingue os norte-americanos Robert Aumann e Thomas Schelling pela Teoria da Decisão Interativa.

2006 - O Governo e os parceiros sociais assinam acordo para a reforma da Segurança Social.

- Cavaco Silva inicia o terceiro Roteiro para a Inclusão, a decorrer durante dois dias, na área de Lisboa.

- Portugal assegura a organização dos Jogos da Lusofonia em 2009.

2007 - Um estudante de 14 anos, suspenso, abriu fogo num liceu de Clevland (Ohio) antes de suicidar-se. Cinco pessoas foram levadas para os hospitais, três adolescentes e dois adultos

- Na Birmânia são detidos cinco generais e 400 soldados por se negarem a disparar contra monges budistas

- O Prémio Nobel da Química é atribuído ao alemão Gerhard Ertl

2008 - Os mercados europeus e americanos têm uma sexta-feira negra, com os índices bolsistas a fecharem em forte queda, depois de uma das mais negras semanas dos mercados internacionais que termina com a reunião dos G-7

- O Parlamento rejeita dois projetos de lei, do Bloco de Esquerda e dos Verdes, sobre o casamento homossexuais. O ex-líder da JS Pedro Nuno Santos teve autorização do grupo parlamentar do PS para votar a favor, enquanto o deputado socialista Manuel Alegre quebra a disciplina de voto imposta pelo PS

- O prémio Nobel da Paz é atribuído ao antigo Presidente finlandês Martti Ahtisaari, 71 anos, pelas várias missões de mediação em todo o mundo

- O grupo terrorista Sendero Luminoso, praticamente dado como extinto, efetua um dos piores atentados dos últimos anos no Peru ao matar 19 pessoas, 12 delas militares, numa emboscada numa remota região "cocalera"

- Um autocarro que transportava estudantes despista-se e cai numa ravina cerca de 130 quilómetros a leste de Banguecoque, fazendo 22 mortos e 27 feridos

2009 - Tratado de Lisboa. O presidente da Polónia, Lech Kaczynski, ratifica o Tratado de Lisboa. Dos 27 países da União Europeia falta apenas o "sim" da República Checa.

2010 - Morre o cantor e compositor soul Solomon Burke, aos 70 anos, no aeroporto de Schipol Amesterdão.

- Morre, aos 99 anos, em França, Maurice Allais, prémio Nobel em 1988.

- Morre a soprano australiana Joan Sutherland, “La Stupenda”, a grande intérprete da “Lúcia de Lamermoor”, de Donizetti. Aos 83 anos, na Suíça.

Sem comentários:

Enviar um comentário