6 de outubro de 2011

Efemérides - 06 de outubro

Principais acontecimentos registados no dia 06 de outubro:

1683 - Os primeiros colonos alemães no Novo Mundo chegam à Pensilvânia, onde fundam Germantown.

1887 - Nasce o arquiteto francês Le Corbusier, Charles Édouard Jeanneret.

1889 - Abre o Moulin Rouge, em Paris.

1908 - A Áustria anexa a Bósnia e a Herzegovina.

1910 - A República Portuguesa é proclamada no Porto.

1912 - Morre Auguste-Marie-François Beemaert, Prémio Nobel da Paz em 1909.

1918 - Grande Guerra de 1914-18. Forças francesas ocupam Beirute.

1927 - Estreia do primeiro filme comercial sonoro "The Jazz Singer", com Al Johnson, em Nova Iorque.

1939 - Adolf Hitler nega a intenção de entrar em guerra com a França e o Reino Unido, numa comunicação ao Reichstag.

1957 - Realiza-se o I Congresso Republicano de Aveiro, presidido por António Luís Gomes, ministro do Fomento na I República. O congresso decorre sob a vigilância da PIDE, polícia política da ditadura.

1973 - Reunião alargada do Movimento dos Capitães, em Lisboa. Pela primeira vez é debatida a possibilidade do emprego da força para pôr fim à ditadura.

- Forças egípcias e sírias atacam Israel, no dia do Yom Kippur. Começa a quarta guerra israelo-árabe.

1974 - "Domingo de Trabalho para a Nação", proposto pelo Governo de Vasco Gonçalves, num exorcismo da tentativa de golpe de direita de 28 de Setembro.

1978 - A França concede asilo político ao dirigente religioso iraniano Ayatollah Khomeini, expulso da Pérsia.

1979 - O presidente dos EUA Jimmy Carter recebe João Paulo II. Pela primeira vez, um líder do Vaticano entra na Casa Branca.

1981 - Assassínio do presidente egípcio Anwar al-Sadat, no Cairo.

1983 - É publicado o diploma que institui a Alta Autoridade contra a Corrupção. Compete-lhe a prevenção e repressão de fraudes e atos corruptos na administração pública.

- O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor britânico William Golding, 72 anos, autor de "O Deus das Moscas".

- Espanha define as situações que permitem a despenalização do aborto.

1985 - Eleições Legislativas em Portugal. O líder do PSD, Aníbal Cavaco Silva, obtém a primeira das três vitórias consecutivas do partido.

1989 - Morre a atriz norte-americana Bette Davis, 81 anos, detentora de dois Óscares, protagonista de "Now Voyager" e "Jezebel".

1991 - Aníbal Cavaco Silva obtém a segunda maioria absoluta do PSD, nas Legislativas portuguesas.

1992 - Início das emissões regulares da SIC, primeiro operador privado de televisão em Portugal. Às 16:00 Alberta Marques Fernandes apresenta o primeiro noticiário do canal de Francisco Pinto Balsemão.

- A oposição islâmica e liberal vence as eleições legislativas no Kuwait.

1996 - O escritor peruano Mario Vargas Llosa recebe o Prémio da Paz da Feira do Livro de Frankfurt.

1999 - Morre a fadista portuguesa Amália Rodrigues, 79 anos.

2001 - Terminam as operações de remoção dos destroços da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios.

2003 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao norte-americano Paul C.Lauterbur e ao britânico Peter Mansfield, pela investigação no âmbito da imagiologia.

2004 - Relatório final do inspetor de armamento dos EUA para o Iraque, Charles Duelfer, conclui que o regime de Saddam Hussein não possuía armas de destruição maciça.

- Guiné-Bissau. Insurreição militar na capital do país culmina na morte do comandante chefe das Forças Armadas, general Veríssimo Seabra, e do responsável pelas informações militares, Domingos Barros.

2005 - Alerta laranja em Nova Iorque, após informação dos serviços secretos sobre possível ataque ao sistema de transportes.

- Morre Elisabeth Shoenberg, 89 anos, psiquiatra britânica, pioneira na aplicação da terapia psicodinâmica.

2006 - Morre Claude Luter, 83 anos, maestro e clarinetista de jazz francês.

- Morre Antoni Gutiérrez Díaz, 77 anos, antigo secretário-geral do Partido Socialista Unificado da Catalunha.

- O espanhol Alvaro Marchesi é eleito secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura.

- O padre Vítor Melícias, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, é reeleito presidente da União Europeia das Misericórdias.

- O escritor basco Ramiro Pinilla é distinguido com o Prémio Nacional de Narrativa de Espanha pela obra "Las cenizas del hierro".

Governo confirma que a fusão da RTP e da RDP acontecerá em Janeiro de 2007.

2008 - A bolsa portuguesa regista a maior queda de sempre, com o índice de referência PSI20 a perder 9,86 por cento para 6.954,87 pontos, arrastado pelas perdas da banca e dos pesos pesados EDP e Galp Energia

- O primeiro-ministro, José Sócrates, subscreve, em conjunto com os restantes Estados-membros da UE, um documento que pretende dar formalmente garantias de estabilidade no sistema financeiro europeu e de proteção em relação aos depositantes

- O Prémio Nobel da Medicina de 2008 é atribuído aos franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier e ao alemão Harald zur Hausen pelas suas investigações sobre vírus

- A jovem portuguesa Michelle Brito, de apenas 15 anos, entra pela primeira vez no grupo das 120 melhores tenistas do Mundo.

2009 - Prémio Nobel da Física 2009 é atribuído a Charles Kao, por avanços no domínio da transmissão da luz em fibras para a comunicação ótica, e a Willard Boyle e George Smith, pela invenção de um circuito semicondutor de imagens, o sensor CCD.

- A primeira rádio dedicada exclusivamente ao Fado toma o nome de Amália, no 10º aniversário da morte da cantora. A nova rádio encontra-se na frequência 92.0 FM, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário