27 de outubro de 2011

Efemérides - 27 de outubro

Principais acontecimentos registados no dia 27 de outubro:

1699 - Lisboa é atingida por um sismo.

1782 - Nasce o violinista e compositor italiano Niccolo Paganini.

1811 - Nasce Isaac Singer, inventor da máquina de costura.

1858 - Nasce Theodore Roosevelt, presidente dos EUA (1901-09) e Prémio Nobel da Paz em 1906.

1863 – É criada a Federação Inglesa de Futebol (FA)

1904 - É inaugurado o Metro de Nova Iorque, com a linha da Broadway, da rua 42, na Times Square, à rua 145.

1914 - Nasce o escritor galês Dylan Thomas, autor de "Sob os Bosques de Leite".

1920 - A Liga das Nações transfere a sede de Londres para Genebra.

1931 - O compositor português Fernando Lopes-Graça é preso pela polícia política da Ditadura, durante os exames finais do Conservatório Nacional. O compositor conclui as provas e classifica-se em primeiro lugar.

1932 - Nasce a escritora norte-americana Sylvia Plath, autora de "Zé Susto e a Bíblia dos Sonhos" e "A Campânula de Vidro".

1936 - O químico Arnold Beckman patenteia o medidor de pH, fator que indica o carácter ácido ou alcalino de uma substância.

1945 - Nasce o brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, metalúrgico, líder sindical e eleito presidente do Brasil, em 2002.

1949 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao professor e investigador português Egas Moniz.

1968 - Manifestação em Londres contra a guerra do Vietname.

1970 - Acção da ARA contra as instalações do Comiberland, em Oeiras.

1973 - Forças de manutenção da paz das Nações Unidas chegam ao Cairo para fiscalizar o cessar-fogo entre Israel e os países árabes.

1974 - Começam, em Portugal, as Campanhas de Dinamização Cultural, para "cumprir o programa do MFA e colocar as Forças Armadas ao serviço de um projeto de desenvolvimento do Povo Português".

1978 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao presidente egípcio Anwar Al-Sadat e ao primeiro-ministro israelita Menachem Begin.

1980 - Sete elementos do IRA começam, numa cadeia da Irlanda do Norte, a greve de fome pelo reconhecimento do estatuto de prisioneiros políticos.

1984 - Três funcionários do Ministério do Interior da Polónia confessam o rapto e a morte do padre Jerzy Popieluszko.

1988 - Vítor Constâncio, secretário-geral do PS, demite-se do cargo.

1991 - Primeiras eleições legislativas livres na Polónia desde 1936.

1994 - Realizam-se as primeiras eleições presidenciais e legislativas em Moçambique.

1995 - Mário Soares recebe o Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional.

- A Letónia apresenta o pedido de adesão à União Europeia.

1998 - A União Europeia aprova o embargo à carne portuguesa de bovino.

- O Parlamento angolano aprova a revogação do estatuto especial de Jonas Savimbi.

2002 - Luís Inácio Lula da Silva é eleito para a Presidência do Brasil.

2003 - O Ministério da Agricultura apresenta o relatório final da crise dos nitrofuranos, ocorrida em março, confirmando a utilização da substância até maio e anunciando a abertura de 176 processos.

2004 - Marcelo Rebelo de Sousa presta declarações na Alta Autoridade para a Comunicação Social, sobre o processo de saída da TVI.

- É confirmado o estado crítico de saúde do presidente da Autoridade Palestiniana, Yasser Arafat.

2005 - Dois adolescentes em fuga da polícia francesa morrem eletrocutados nas instalações da central de energia de Clichy-sous-Bois, nos arredores de Paris. Verificam-se os primeiros levantamentos no bairro.

- O Tribunal da Relação dá provimento ao recurso do jornalista Manso Preto, absolvendo-o do crime de desobediência, a que fora condenado em dezembro, por se recusar a revelar fontes.

2006 - O Governo decide reduzir as transferências orçamentais para a Madeira, nos cinco anos seguintes, por ter sido apurado um défice adicional nas contas da região em 2005.

- Relatório da Comissão Europeia indica que Portugal é um dos sete Estados-membros sem perspetivas de cumprir os objetivos do Protocolo de Quioto.

- Luís Filipe Vieira é reeleito presidente do Sport Lisboa e Benfica. O ex-presidente do Vale e Azevedo é condenado, em cúmulo jurídico, a sete anos e meio de prisão por falsificação de documentos e burla qualificada, no processo que envolve a família Dantas da Cunha, e absolvido do crime de abuso de confiança fiscal.

2007 - O piloto português Bruno Magalhães conquista pela 1ª vez o título de campeão nacional de ralis, ao vencer o Rali de Mortágua, sétima e penúltima prova do campeonato

2008 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, veta o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, argumentando que o diploma possui duas normas que colocam "em sério risco os equilíbrios político-institucionais”

- Tem início a vacinação de adolescentes contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos principais responsáveis pelo cancro do colo do útero

- Pelo menos duas pessoas morrem e uma terceira fica ferida num tiroteio ocorrido na Universidade de Arkansas, Estados Unidos

- O avançado português Cristiano Ronaldo é eleito o melhor futebolista do ano pela FIFPro, tornando-se o primeiro não brasileiro a conquistar o prémio instituído pelo sindicato internacional dos jogadores de futebol

2009 - França/Caso Angolagate: Pierre Falcone, que beneficiava de imunidade diplomática por ser representante de Angola na UNESCO, é condenado a seis anos de prisão efetiva pela participação no tráfico de armas. O tribunal aplicou a mesma pena ao empresário israelita, de origem russa, Arcadi Gaydamak. Os dois intermediaram a venda para Angola de material militar avaliado em 790 milhões de dólares (626 milhões de euros), entre 1993 e 1998.

2010 - Morre Nestor Kirchner, antigo Presidente da Argentina (2003-2007) e marido da atual chefe de Estado argentina Cristina Kirchner, aos 60 anos, na sequência de um ataque cardíaco.

- Chegam ao fim, sem sucesso, as negociações entre Governo e PSD para aprovação do Orçamento do Estado para 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário