1666 - Morre o escritor português D.Francisco Manuel de Melo, autor das "Obras Métricas".
1822 - D.Pedro é aclamado imperador do Brasil.
1882 - É inaugurada, no Porto, a Associação de Jornalistas e Homens de Letras.
1889 - Revolta Boer na África do Sul.
1909 - Nasce o compositor e pianista de jazz norte-americano Art Tatum.
1912 - O presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, coloca a primeira pedra no edifício de A Voz do Operário, em Lisboa.
1917 - Relato da sexta e última aparição de Fátima e do chamado Milagre do Sol, pelos três pastores e pessoas mobilizadas nos seis meses anteriores.
1919 - Morre o escritor dinamarquês Karl Gjellerup, Prémio Nobel da Literatura em 1917, autor de "O Moinho" e "Os Amigos de Deus".
1921 - Realiza-se a primeira missa campal em Fátima.
- Nasce Yves Montand, ator e cantor francês de origem italiana.
1923 - Ankara passa a capital da Turquia.
1925 - Nasce Margaret Thatcher, líder do Partido Conservador e primeira-ministra do Reino Unido de maio de 1979 a novembro de 1990.
1930 - O bispo de Leiria, José Alves Correia, considera dignas de crédito as aparições de Fátima, em carta pastoral.
1942 - Nasce o músico norte-americano Paul Simon.
1943 - II Guerra Mundial. A Itália declara guerra à Alemanha, antiga aliada no âmbito do Eixo.
1961 - Em carta aberta ao Governo de Oliveira Salazar, o líder do PAICV, Amílcar Cabral, pede uma solução pacífica para a auto-determinação dos povos da Guiné e Cabo Verde.
1969 - Começa a campanha eleitoral para a Assembleia Nacional. Apresentam-se, pela Oposição Democrática, listas da CEUD em Lisboa, Porto e Braga, e coligações de católicos, liberais e monárquicos, noutros círculos do país.
1970 - O Canadá e a China estabelecem relações diplomáticas.
1972 - Morrem 176 pessoas na queda de um avião comercial soviético, perto do aeroporto de Moscovo.
1978 - Começa o Conclave de Cardeais para a eleição do sucessor de João Paulo I.
1980 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao arquiteto argentino Adolfo Pérez Esquível, co-fundador da Assembleia Permanente para os Direitos Humanos.
1982 - Imposição da Lei Marcial na Polónia. Os trabalhadores dos estaleiros de Gdansk regressam ao trabalho.
- O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao diplomata mexicano Alonso García Robles, delegado da Assembleia-Geral de Desarmamento da ONU.
1987 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao presidente da Costa Rica, Óscar Arias, pelo trabalho na América Central (Plano Arias).
1988 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído, pela primeira vez, a um escritor de língua árabe, o egípcio Naguib Mahfouz, 77 anos, autor de "A Viela de Midaq".
1990 - Morre o político vietnamita Le Duc Tho, negociador da paz do Vietname, que recusou o Nobel em 1973, igualmente atribuído ao secretário de Estado da Administração Nixon, Henry Kissinger.
1994 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor japonês Kenzaburo Oe, autor de "Um Eco do Céu" e "Dias Tranquilos".
- O Iraque admite a possibilidade de reconhecer a soberania do Kuwait e das suas fronteiras.
1995 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao cientista britânico Joseph Rotblat e à Conferência Pugwash, organização de luta contra as armas nucleares.
1996 - Eleições Regionais. O PS-Açores vence, pela primeira vez, na Região Autónoma. O PSD-Madeira alcança a sexta vitória.
1998 - O Prémio Nobel da Física é atribuído aos norte-americanos Robert Laughlin e Daniel Tsui e ao alemão Horst Stroernner. O Prémio Nobel da Química, ao norte-americano Walter Khone e ao britânico John Pople.
2000 - O petróleo Brent atinge o preço mais alto desde 1990, 35,5 dólares por barril.
2001 - O presidente dos EUA, George W.Bush, classifica "um sucesso" a primeira fase da operação militar no Afeganistão.
2003 - É alcançado o acordo de Pescas com Espanha. O acesso às águas territoriais continua limitado até 2013, embora possam entrar mais 32 barcos espanhóis na ZEE portuguesa.
- A União Europeia aprova um valor global de 200 milhões de euros do orçamento comunitário para a reconstrução do Iraque.
2004 - Jorge Sampaio recebe o Prémio Carlos V da Coroa de Espanha, pelo empenho nos ideais europeus.
- Morre Maria Rosa Colaço, escritora e pedagoga, 69 anos, autora de "A Criança e a Vida", "O Espanta-Pardais", Prémio Soeiro Pereira Gomes.
2005 - Autoridade da Concorrência aplica multa de 16 milhões de euros a três laboratórios farmacêuticos, por combinarem preços nos concursos para 22 hospitais.
- Comissão Europeia promove articulação das autoridades sanitárias para controlo de eventual pandemia, após identificação do vírus na Roménia e na Turquia.
- O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao dramaturgo britânico Harold Pinter.
2006 - Morrem Mason Andrews, 88 anos, ginecologista norte-americano, pioneiro da investigação sobre a fertilização "in vitro" nos Estados Unidos e Annie Leclerc, 66 anos, filósofa e feminista francesa.
- A tenente Mónica Martins torna-se a primeira mulher piloto da Marinha Portuguesa.
-O Prémio Nobel da Paz 2006 é atribuído ao pioneiro do microcrédito no Bangladesh, Muhammad Yunus, e ao Banco Grameen, que fundou.
- O líder do grupo terrorista peruano Sendero Luminoso, Abimael Guzman, é condenado.
- O ministro dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, Ban Ki-moon, é eleito secretário-geral das Nações Unidas, sucedendo a Kofi Annan em 01 de janeiro de 2007.
2007- Birmânia: Milhares de pessoas manifestam-se em Rangun em demonstração de apoio à Junta Militar
2008 - O professor e economista Paul Krugman é distinguido com o Nobel da Economia 2008, tendo-se notabilizado como um dos autores da Teoria "New Trade", uma revolução na forma de pensar o comércio internacional
- A Federação Internacional do Automóvel (FIA) aprova o novo Autódromo do Algarve, que pode começar a receber provas, numa altura em que "quase todas" as equipas de Fórmula 1 já mostraram interesse em realizar testes no circuito
- Morre o antigo presidente da Lusa e administrador da RTP Fernando Rocha, de 63 anos, no Porto.
2009 - O escritor e professor moçambicano João Paulo Borges Coelho é anunciado como vencedor do Prémio Leya, atribuído pelo romance "O Olho de Hertzog".
2010 – Florencio Ávalos é o primeiro homem a sair debaixo de terra (00:00, horas locais) na sequência da operação de salvamento dos 33 homens soterrados pelo desabamento de uma mina de ouro e cobre de São José, perto de Copiacó, no Chile. Luís Urzúa é o último (21:55).
Seguem-se os seis membros da equipa de salvamento.
- São resgatados os 33 mineiros chilenos que se encontravam soterrados há 69 dias (desde 5 agosto), a 700 metros de profundidade, na mina de São José, no Chile.
- Portugal é eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Sem comentários:
Enviar um comentário