15 de outubro de 2011

Efemérides - 15 de outubro

Principais acontecimentos registados no dia 15 de outubro:

1608 - Nasce Evangelista Torricelli, físico e matemático italiano, inventor do barómetro.

1844 - Nasce o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

1908 - Nasce o economista John Kenneth Galbraith, autor de "A Hora Liberal" e "The Good Society, The Human Agenda".

1915 - Nasce António Houaiss, filólogo e diplomata brasileiro.

1917 - A dançarina holandesa Mata Hari é executada em Paris, por espionagem.

1921 - Sai o primeiro número da revista Seara Nova.

1923 - Nasce o escritor italiano Italo Calvino, autor de "O Barão Trepador", "O Visconde Cortado ao Meio", "Cidades Invisíveis".

1926 - Nasce o filósofo francês Michel Foucault, autor de "História da Loucura".

1939 - É inaugurado o aeroporto de La Guardia, Nova Iorque, EUA.

1942 - O Aeroporto de Lisboa, na Portela de Sacavém, é aberto ao tráfego internacional.

1945 - II Guerra Mundial. É executado o estadista francês Pierre Laval, presidente do Governo de Vichy, pela colaboração com as forças nazis de ocupação.

1951 - O Egipto denuncia o tratado com o Reino Unido sobre o Canal do Suez.

1964 - É anunciado o afastamento de Nikita Khrushchev da liderança da URSS. Sucede-lhe Leonid Brejnev.

1966 - A Assembleia-Geral da ONU aprova a criação do Dia Internacional para a Eliminação da Descriminação Racial, com a abstenção do representante do Governo português de Oliveira Salazar.

1973 - 56 Estados membros da ONU agendam o debate sobre "a ocupação ilegal pelas forças militares portuguesas dos territórios da Guiné-Bissau".

1974 - Portugal reconhece a soberania da Índia em Goa, Damão, Diu, Dadrá e Nagar Aveli.

- Israel acusa a Assembleia-Geral das Nações Unidas de parcialidade pelo convite à OLP para o debate sobre a Palestina.

1978 - A UNESCO proclama a Declaração Universal dos Direitos do Animal.

1981 - Portugal é eleito para o Conselho Económico e Social da ONU.

1984 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído ao cientista argentino César Milstein, ao dinamarquês Niels Jerne e ao alemão Georges Köhler.

1985 - O Prémio Nobel da Economia é atribuído ao norte-americano Franco Modigliano, do Instituto de Tecnologia do Massachusetts.

1986 - Os oito mil soldados soviéticos estacionados no Afeganistão começam a abandonar o país.

1988 - Abrem as estações das Laranjeiras, Alto dos Moinhos, Colégio Militar e Cidade Universitária do Metropolitano de Lisboa.

1990 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao líder soviético Mikhail Gorbachov.

1991 - A atriz portuguesa Teresa Roby recebe o prémio de melhor atriz do Festival de Cinema de Dunquerque, pelo desempenho em "Idade Maior", de Teresa Villaverde.

- A nomeação do juiz negro ultra-conservador Clarence Thomas para o Supremo Tribunal dos EUA é confirmada pelo Senado, com uma margem de quatro votos (52-48), apesar das acusações públicas de assédio sexual por uma das suas antigas colaboradoras.

1993 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, e ao presidente da África do Sul, Fredrik de Klerk.

1999 - Morre Luís Sá, 47 anos, deputado, membro da comissão política do PCP.

- O Prémio Nobel da Paz é atribuído aos Médicos Sem Fronteiras.

2000 - Eleições regionais nas regiões autónomas dão a maioria absoluta ao PS nos Açores e ao PSD na Madeira.

2001 - A UNICEF alerta para o perigo da morte, pela fome, de mais de 100 mil crianças afegãs.

2002 - Morre o escritor e jornalista português Mário Castrim, 82 anos, autor do Canal da Crítica no Diário de Lisboa e, depois, no semanário Tal e Qual.

2003 - A Comissão Europeia admite a manutenção da produção de leite nos Açores nas 523 mil toneladas, sem que os produtores tenham de pagar multas.

- O Booker Prize é atribuído ao escritor australiano DBC.Pierre, 42 anos, pelo livro "Vernon God Little".

2004 - A Agência Internacional de Energia Atómica adverte o Conselho de Segurança da ONU e a Casa Branca do desaparecimento de 380 toneladas de explosivos de Al-Qaqaa, a sul de Bagdad, no Iraque, que se encontrava à guarda das forças norte-americanas.

2005 - Governo anuncia fim do acordo com a Associação Nacional de Farmácias, optando por pagamentos através da banca.

2006 - Um contingente de 17 elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) parte para Timor-Leste, no âmbito da participação de Portugal na força de segurança da ONU no território.

2007 - O Prémio Nobel da Economia é atribuído aos economistas norte-americanos Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson, galardoados por terem “criado as bases da teoria do desenho de mecanismos”.

- A Interpol anunciou ter identificado, graças ao apelo global que fez pela primeira vez ao público, um homem conhecido por "Vico" que divulgava na Internet fotos suas com crianças, e tê-lo localizado na Tailândia

- Os Príncipes das Astúrias recebem as Chaves da Cidade de Beja e entregam prémio em Alqueva. O Príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbón, defendeu maior aproximação entre portugueses e espanhóis, considerando que o projeto de Alqueva abre grandes possibilidades de desenvolvimento turístico em ambos os lados da fronteira

- Tribunal de Portimão condena a 22 anos de prisão efetiva dois membros do gang que em dezembro de 2005 assassinaram o chefe da PSP de Lagos, Sérgio Martins, após uma tentativa frustrada de assalto a uma caixa Multibanco em Budens.

2008 - OE 2009: Governo trava despesa com medicamentos. Investimento e consumo vão ser os motores da economia portuguesa. Governo reduz carga fiscal dos portugueses. Complemento Social para Idosos cresce 78%.

- Os Reis de Espanha condecoram na Corunha, com a Medalha de Ouro das Belas Artes, Manoel de Oliveira e Maria João Pires, embora a pianista não tenha comparecido na cerimónia “por impedimentos profissionais”.

2010 - O treinador inglês Malcolm Allison, campeão português e vencedor da Taça de Portugal ao comando do Sporting em 1981/82, morre aos 83 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário