1891 - É criado o primeiro hospital veterinário, em Lisboa.
1910 - São promulgados os decretos que põem fim aos domínios das ordens religiosas em Portugal, no âmbito da consagração do Estado laico.
1912 - I Guerra dos Balcãs. Montenegro, Bulgária, Sérvia e Grécia unem-se contra a Turquia.
1922 - Nasce Christian Barnard, cirurgião sul-africano, responsável pelo primeiro transplante de coração humano, em 1967.
1927 - Nasce o cientista britânico de origem argentina César Milstein, Prémio Nobel da Medicina em 1984, pelo trabalho no campo da imunologia.
- Morre, em Paris, o escritor argentino Ricardo Guiraldes, autor de "Dom Segundo Sombra" e "Contos de Morte e Sangue".
1939 - II Guerra Mundial. Adolf Hitler promulga a anexação da Polónia.
1945 - É criado o Movimento de Unidade Democrática (MUD), na assembleia do Centro Republicano Almirante Reis, em Lisboa.
1949 - Tentativa de golpe contra a ditadura do Estado Novo, liderada pelo almirante Cabeçadas.
1965 - Golpe de estado na Indonésia. O general Suharto toma o poder.
1967 - O guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara é capturado na Bolívia.
1970 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor russo Alexander Solzhenitsyn, autor de "O Arquipélago de Gulag".
1972 - Henry Kissinger, secretário de Estado dos EUA, e Le Duc Tho, do Vietname do Norte, chegam a acordo sobre o fim dos combates, nas conversações de Paris.
1973 - Na Grécia, toma posse o primeiro executivo civil desde o golpe de estado de 1967.
1984 - Branca dos Santos, 73 anos, "a banqueira do povo", é detida sob a acusação de burla.
- O presidente sírio Hafez Assad promete retirar as tropas do Líbano, se os israelitas abandonarem o país.
1985 - Francisco Lucas Pires demite-se da presidência da comissão política do CDS, que ocupava desde 1983, pelos fracos resultados nas eleições de 06 de Outubro.
1990 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos norte-americanos Joseph Murray e Donnall Thomas.
1991 - O Prémio Nobel da Medicina é atribuído aos cientistas alemães Erwin e Bert Sackman.
- Independência da Croácia e da Eslovénia.
1992 - O escritor português Vergílio Ferreira, 77 anos, recebe o Prémio Camões.
- Morre o estadista alemão Willy Brandt, 78 anos, Prémio Nobel da Paz em 1971, presidente da Internacional Socialista, antigo chanceler alemão e resistente ao regime nazi.
1993 - Terminam as sanções económicas à África do Sul, com o fim do regime de Apartheid.
1997 - Começa, em França, o julgamento do ex-ministro Maurice Papon, acusado de colaboracionismo durante a ocupação nazi (1940-44).
1998 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor português José Saramago, autor de "Memorial do Convento".
1999 - Enterro de Amália Rodrigues, em Lisboa.
2001 - Começam as operações de resgate do submarino nuclear russo Kursk,
naufragado a 12 de agosto de 2000.
2003 - O Prémio Nobel da Química é atribuído aos norte-americanos Peter Agre e Roderick Mackinnon, pela investigação sobre o transporte de sais entre as células.
- O prémio Nobel da Economia é atribuído ao norte-americano Robert F.Engle e ao britânico Clive W.J.Granger, pela análise estatística de séries temporais.
2004 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído, pela primeira vez, a uma mulher africana, a ecologista queniana Wangari Maathai.
- Morre Jacques Derrida, 74 anos, filósofo francês, fundador do Colégio Internacional de Filosofia, que dirigiu.
- O sorteio do Euromilhões passa a integrar as apostas realizadas em Portugal através da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
2005 - Portugal qualifica-se para a fase final do Mundial 2006.
- Terramoto no Paquistão causa mais de 30 mil mortos.
2006 - Eleições autárquicas na Bélgica comprovam subida da extrema-direita.
2007 - O prémio Nobel da Medicina é atribuído aos norte-americanos Mario Capecchi e Oliver Smithies, bem como ao britânico Martin Evans, pelos seus trabalhos em genética.
- Paulo Rebelo, com carreira no combate à droga e na Directoria de Lisboa, é o substituto de Gonçalo Amaral, afastado da coordenação do Departamento de Investigação Criminal de Portimão, que investiga o "caso Maddie".
2008 - O Governo vai estender a 13ª prestação para apoiar as despesas escolares a todas as famílias beneficiárias do abono de família
- O governo britânico anuncia um plano de apoio ao sistema bancário do país equivalente a uma nacionalização parcial. O plano passa por uma linha de crédito de 200 mil milhões de libras (260 mil milhões de euros) e uma injeção de capital que poderá ir até 50 mil milhões de libras (65 mil milhões de euros) em vários bancos.
- O Prémio Nobel da Química é atribuído ao japonês Osamu Shimomura e aos norte-americanos Martin Chalfie e Roger Tsien pela descoberta e desenvolvimento da proteína fluorescente verde (GFP)
A eurodeputada socialista Ana Gomes é distinguida em Bruxelas como a eurodeputada "activista do ano" pela revista europeia "The Parliament Magazine", uma publicação que promove anualmente prémios para os melhores deputados europeus em diversas categorias
2009 - Media: O grupo português Económica, pertencente à Ongoing, lança, em São Paulo, o jornal Brasil Económico, publicação "irmã" do Diário Económico.
O Prémio Nobel da Literatura 2009 é atribuído à romancista alemã de origem romena Herta Muller, autora de "O Homem é Um Grande Faisão sobre a Terra".
2010 – Morre Paulo Guilherme d’Eça Leal, escritor, pintor e cenarista de teatro e cinema, vítima de doença prolongada, com 82 anos.
- O Prémio Nobel da Paz 2010 é atribuído ao dissidente chinês Liu Xiaobo, pela "sua longa e pacífica luta por direitos humanos fundamentais na China".
Sem comentários:
Enviar um comentário