1605 - Nasce o escritor e médico britânico Thomas Browne, autor de "Sobre Erros Vulgares", obra que desmistifica crenças de origem religiosa. Browne morreria exatamente 72 anos mais tarde, em 1682.
1745 - Morre o escritor irlandês Jonathan Swift, autor de "Viagens de Gulliver".
1862 - Nasce Auguste Lumière inventor do cinematógrafo, com seu irmão, Louis.
1889 - Nasce o escritor guatemalteco Miguel Angel Astúrias, Prémio Nobel da Literatura em 1967, autor de "O Senhor Presidente".
1913 - Nasce o poeta e compositor brasileiro Vinicius de Morais.
1921 - Noite sangrenta em Lisboa. É fuzilado o chefe do Governo, António Granjo, com Machado dos Santos e outras personalidades da I República.
1943 - Morre a escultora francesa Camille Claudel.
1962 - Crise dos mísseis de Cuba. Os EUA ameaçam o embargo à ilha.
1972 - Amílcar Cabral, dirigente do PAIGC, anuncia na ONU a proclamação da independência da Guiné-Bissau, que ocorrerá em setembro de 1973.
1973 - Crise do petróleo. A Líbia ordena a interrupção de todos os fornecimentos de petróleo destinados aos EUA.
1977 - Na África do Sul, é encerrado o principal jornal da comunidade negra do país.
1986 - Morre o presidente moçambicano Samora Machel, na queda do avião que o transportava de regresso a Maputo, após a Cimeira de Mbala, na Zâmbia.
- António Ramalho Eanes assume a presidência do PRD, Partido Renovador Democrático.
1987 - O índice da Bolsa de Valores de Nova Iorque cede 22 por cento num só dia, provocando perdas na ordem dos 500 milhões de dólares.
- Morre a violoncelista inglesa Jacqueline Du Pré, 42 anos, vencedora do primeiro prémio Guilhermina Suggia.
1988 - O Prémio Nobel da Física é atribuído aos norte-americanos Leon Lederman, Melvin Schwartz e Jack Steinberger. O Prémio Nobel da Química, aos alemães federais Johann Deisenhofer, Robert Huber e Hartmut Michel.
1989 - O Prémio Nobel da Literatura é atribuído ao escritor espanhol Camilo José Cela.
1990 - O Parlamento da URSS aprova o plano de reformas económicas de Mikhail Gorbachov, que visa a introdução da economia de mercado.
1994 - Em Portugal, entra em funcionamento o Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA).
1999 - A administração de Timor-Leste passa para as Nações Unidas.
2000 - Jorge Sampaio anuncia a recandidatura à Presidência da República.
2002 - A Irlanda aprova, em referendo, o Tratado de Nice, que enquadra o alargamento da UE.
- O cineasta italiano Roberto Benigni, autor de "A Vida É Bela", recebe o prémio Homem da Paz, da Fundação Mikhail Gorbachov.
2003 - O Pentágono prevê a redução gradual das forcas dos EUA no Iraque de 130.000 homens para cerca de 50.000, em meados de 2005.
- A vitória das eleições parlamentares na Suíça é garantida pela União Democrática do Centro, movimento da direita populista, anti-europeia e xenófoba.
2004 - Comité Central do PCP aprova proposta para a eleição da nova composição, por voto secreto, no próximo congresso.
2005 - Morre Daciano Costa, 75 anos, arquiteto, designer, artista plástico, criador, precursor do design industrial em Portugal.
- Morre Eduardo Haro Tecglen, 81 anos, escritor e jornalista espanhol, colunista do diário El País.
- Começa julgamento de Saddam Hussein em Bagdad.
2006 - A proposta de referendo sobre a possibilidade de despenalização do aborto, nas primeiras dez semanas de gravidez, é aprovada no Parlamento.
- Assembleia da República aprova constituição da comissão de inquérito parlamentar sobre o "Envelope 9".
- O grupo de 30 pessoas que ocupava há quatro dias o Teatro Rivoli, no Porto, é retirado das instalações pela polícia.
2007 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia chegam, em Lisboa, a acordo sobre o texto final do novo Tratado europeu. O Tratado europeu de Lisboa substituirá a fracassada Constituição Europeia, que foi rejeitada em referendos na França e na Holanda, em 2005, o que mergulhou a UE numa das suas piores crises político-institucionais
- Peggy Whatson torna-se na 1ª mulher a comandar a Estação Espacial Internacional e aguarda a chegada esta semana do vaivém Discovery que, pela 1ª vez, é também dirigido por uma mulher, Pamela Melroy
2008 - O PS vence as eleições regionais dos Açores, com 49,96 por cento dos votos, renovando a maioria absoluta, mas desce em relação ao resultado conseguido em 2004, quando obteve perto de 57 por cento do total. O presidente do PSD/Açores, Carlos Costa Neves, anuncia que abandona a liderança do partido, na sequência da derrota das eleições regionais
- Perto de 10 mil mulheres oriundas dos cinco continentes marcham ruidosamente pelas ruas de Vigo, na Galiza, Espanha, numa manifestação em que as principais palavras de ordem exigiam o fim da violência de género
- Morre Gianni Raimondi, uma das grandes vozes da lírica italiana e o tenor que mais cantou com "La Divina" Maria Callas, aos 84 anos na sua residência de Piano, Bolonha, no centro norte de Itália
- Morre o veterano realizador chinês Xie Jin, um dos mais influentes cineastas do seu país, com 85 anos. Xie Jin dirige 36 filmes ao longo de uma carreira iniciada ainda na primeira metade do século XX.
2009 - O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, condena a onda de violência no Rio de Janeiro e oferece ajuda federal às forças policiais do Estado para "limpar a sujeira" dos criminosos. A explosão de violência decorreu duas semanas depois de a cidade ter sido escolhida para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
- Morre Alberto Testa, criador italiano, autor de letras de canções famosas dos anos de 1950-60 como "Quando quando quando" e "Carina", 82 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário