1311 - A extinção da Ordem dos Templários dá origem à portuguesa Ordem de Cristo.
1544 - O cientista Pedro Nunes inaugura a cadeira de Matemática na Universidade de Coimbra.
1679 - Nasce o compositor checo Jan Dismas Zelenka.
1769 - Sebastião José de Carvalho e Melo é feito Marquês de Pombal.
1793 - A rainha francesa Maria Antonieta é decapitada.
1854 - Nasce o escritor inglês de origem irlandesa Oscar Wilde, autor de "O Retrato de Dorian Gray" e "A Balada do Cárcere de Reading".
1890 - Nasce o líder irlandês Michael Collins, cofundador do IRA e signatário do tratado que estabelece a independência da República da Irlanda.
1907 - Marconi inaugura o serviço radiotelegráfico regular entre a Europa e a América.
1916 - É aberta a primeira clínica de apoio ao controlo da gravidez, por Margaret Stranger, em Nova Iorque.
1919 – Aterra na pista da Amadora, em Lisboa, um avião Breguet XIV, trazendo a bordo os aviadores militares António Maya e Lello Portela, no termo do primeiro voo Paris – Lisboa, com escala em Bordéus e nos arredores de Madrid. O voo tem a duração de oito horas e vinte e sete minutos, percorrendo 1248 quilómetros.
1925 - É firmado o Tratado de Locarno entre a França e a Alemanha, que estabelece as fronteiras resultantes da Grande Guerra de 1914-18.
1927 - Nasce o escritor alemão Günter Grass, autor de "O Tambor", Nobel da Literatura em 1999.
1939 - II Guerra Mundial. São expulsas as populações não germânicas dos territórios polacos anexados pela Alemanha de Hitler.
1940 - II Guerra Mundial. Os EUA proíbem o envio de aço e ferro para o Japão.
1945 - É fundada a FAO, Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura.
1962 - Começa a crise dos mísseis, entre os EUA e a URSS. Fotografias aéreas confirmam a existência de uma base de lançamento, em Cuba.
1964 - A China testa a sua primeira bomba atómica.
- Morre o compositor norte-americano Cole Porter.
1973 - A Assembleia-Geral da ONU reconhece o PAIGC como representante legítimo do povo da Guiné-Bissau e condena a ocupação de Portugal.
- O Prémio Nobel da Paz é atribuído ao secretário de Estado da Administração Nixon, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho, que o recusa.
1978 - Karol Wojtyla, cardeal polaco e arcebispo de Cracóvia, é eleito Papa, com o nome de João Paulo II. É o primeiro papa polaco e o primeiro não-italiano desde 1522.
1982 - Morre Adriano Correia de Oliveira, 40 anos, músico, cantor, um dos mais importantes e decisivos intérpretes do fado de Coimbra e do chamado movimento "baladeiro", na resistência à ditadura.
- Os EUA ameaçam suspender os pagamentos às Nações Unidas e retirar-se da respectiva Assembleia-Geral, se for votada a expulsão de Israel.
1985 - Os restos mortais do escritor Fernando Pessoa são trasladados para os claustros do Mosteiro dos Jerónimos.
1986 - O Prémio Nobel da Economia é atribuído ao norte-americano James McGill Buchanan e o da Literatura ao nigeriano Wole Soyinka, autor de "Os Intérpretes".
1988 - Morre Emídio Santana, 82 anos, diretor do jornal A Batalha, o jornal histórico do movimento anarquista português.
1989 - Morre o escritor e ensaísta jugoslavo Danilo Kis, 54 anos, autor de "A Enciclopédia dos Mortos".
- É proibido o comércio internacional do marfim, carne e pele de elefante.
1990 - O Prémio Nobel da Economia é atribuído aos norte-americanos Harry Markowitz, Merton Miller e William Sharpe.
- Morre o músico e compositor norte-americano Art Blakey, 71 anos, líder dos Jazz Messengers.
1991 - O Prémio Nobel da Química é concedido ao suíço Richard Ernst e o da Física ao francês Pierre Gilles de Genmes.
1992 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a Rigoberta Menchu, 33 anos, combatente guatemalteca pelo direitos humanos.
1994 - A Finlândia aprova, em referendo, a adesão à União Europeia.
1995 - Realiza-se a "marcha de um milhão de homens", em Washington, a maior manifestação negra nos EUA, convocada pelo movimento Nação do Islão.
1996 - O senado australiano aprova a moção a favor da autodeterminação de Timor-Leste.
1998 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído a David Trimble e John Hume, lideres dos Partidos Trabalhista e Unionista da Irlanda do Norte, protagonistas do processo de paz.
- Augusto Pinochet é detido pela polícia britânica, na sequência do pedido de extradição emitido pelo juiz Baltazar Garzón, pela morte de cidadãos espanhóis durante a ditadura chilena.
- É inaugurado o Parque das Nações, em Lisboa.
2002 - É inaugurada a nova biblioteca de Alexandria, no Egipto.
- A Coreia do Norte admite manter um programa de desenvolvimento de armas nucleares.
2003 - Morre António Ferrer Correia, 91 anos, antigo presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, reitor honorário da Universidade de Coimbra.
- O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova o projeto de resolução dos EUA sobre o Iraque, que autoriza o estacionamento de uma força multinacional sob comando norte-americano.
2004 - Morre Pierre Salinger, 79 anos, antigo porta-voz da Casa Branca nas Presidências de John Kennedy e Lyndon Johnson (1960-68).
2005 - Morre arquiteto Pádua Ramos, 74 anos.
- Irão não aceita suspender atividades nucleares e recusa hipótese de processo seguir para o Conselho Segurança da ONU.
- Vitória do piloto Fernando Alonso no Grande Prémio da China dá à Renault título de 2005 de construtores de Fórmula 1.
2006 - Um grupo de manifestantes ocupa o Teatro Rivoli, no Porto, e fecha as instalações, contestando os planos de privatização da sala. A ocupação durará 04 dias, até à intervenção da polícia.
- A Fundação Calouste Gulbenkian cria os Prémios Internacionais para os Direitos Humanos, a Arte, a Educação, a Beneficência e a Ciência.
- A China ergue uma barreira de arame farpado na fronteira com a Coreia do Norte, após teste nuclear anunciado por Pyongyang, para impedir a saída de refugiados.
2007 - A escritora irlandesa Anne Enright é distinguida com o Man Booker Prize 2007, o mais importante galardão literário atribuído no Reino Unido, pelo seu livro "The Gathering"
2008 - A proposta de lei do Governo das garantias de 20 mil milhões de euros às operações de financiamento de bancos é aprovada na Assembleia da República com os votos do PS, PSD e CDS-PP, os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e PEV, e a abstenção de Manuel Alegre.
- OE 2009: Revisão das carreiras especiais do Estado envolve mais de 179 mil trabalhadores.
- Um juiz espanhol acusa de “homicídio por negligência” os três técnicos que repararam a avaria no aparelho da Spanair que acabou por se despenhar, quando descolava, no passado dia 20 de agosto em Madrid. Aos três técnicos são imputados 157 crimes de negligência que resultaram na morte de 150 dos 173 passageiros a bordo.
Sem comentários:
Enviar um comentário