1521 - Morre o compositor Josquin Desprez, responsável pela fixação da estrutura da Missa e pela renovação da polifonia.
1576 - Data provável da morte de Ticiano, artista veneziano da Renascença.
1660 – Carlos II de Inglaterra ordena a morte de John Milton, acabando por comutar a pena, pela idade avançada e a cegueira do escritor que viria ainda a produzir a obra-prima "Paraíso Perdido".
1664 - Morre o pintor espanhol Francisco de Zurbarán, autor da série os Apóstolos, da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
1770 - Nasce o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel.
1862 - Giuseppe Garibaldi, patriota italiano, é capturado à entrada de Roma.
1885 - Nasce o cineasta alemão Georg Willhelm Pabst, realizador de "Lulu" e de "A Boceta de Pandora".
1890 - Nasce o fotógrafo e artista plástico Man Ray, nome maior do surrealismo.
1912 - Aparece a primeira aventura de Tarzan, de Edgar Rice Burroughs, redactor publicitário de Chicago.
1914 - Grande Guerra 1914-18. O exército alemão ocupa Lille, em França.
1928 - É assinado o Pacto Kellogg-Briand, que impõe a renúncia da guerra e a preferência por negociações em caso de conflito.
1939 - II Guerra Mundial. A três dias da invasão da Polónia, que marca o início do conflito, a Alemanha nazi reivindica Danzig e o corredor polaco.
- Primeiro voo, em teste, de um avião a jato.
1950 - Morre o escritor italiano Cesare Pavese, 42 anos, autor de "O Camarada", “Noites de agosto”.
1961 - Ben Khedda forma governo provisório na Argélia.
1965 - Morre o arquiteto de origem suíça Le Courboisier, pioneiro das modernas teorias de urbanismo.
1967 - Morre Brian Epstein, o primeiro agente dos Beatles.
1971 - Falha um golpe de estado no Chade e o Governo acusa o Egipto de o ter fomentado.
1974 – É publicada a regulamentação da Lei da Greve.
1975 - Vinte e quatro jornalistas do Diário de Notícias são expulsos, em plenário de trabalhadores.
1979 - Lord Mountbatten, bisneto da Rainha Vitória, morre, num atentado do IRA.
1984 - O Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, passa a designar-se Pavilhão Carlos Lopes.
1991 - O dirigente soviético Mikhail Gorbachov anuncia a realização de eleições directas e universais para a Presidência da URSS.
- A Moldávia proclama a independência.
1992 - A subcomissão dos Direitos do Homem da ONU aprova a resolução que condena a Indonésia pela violação dos direitos humanos em Timor-Leste.
2002 - A magistrada portuguesa Maria José Morgado pede a demissão da Direcção Central para o Combate à Corrupção, Fraudes e Infracções Económicas e Financeiras da Polícia Judiciária.
2003 – Abre a 60ª edição do Festival de Cinema de Veneza com a exibição de "Um Filme Falado", de Manoel de Oliveira.
- Marte atinge a maior proximidade do planeta Terra, nos últimos 60 mil anos, passando a 55,76 milhões Km. O fenómeno voltará a repetir-se no final do século 23.
2004 – O Governo português dá orientações às autoridades portuárias para que o barco Born Diep, da organização Women on Waves, defensora da descriminalização da prática de aborto, não entre em águas territoriais portuguesas.
– O presidente dos EUA, George W. Bush, assume ter avaliado mal as consequências da invasão do Iraque, após a guerra, numa entrevista ao New York Times.
2005 – Iraquianos chegam a acordo sobre a Constituição do Iraque.
– O Exército dos EUA liberta mil prisioneiros de Abu Ghraib, em Bagdad.
2006 - A série “24” conquista os prémios de melhor série dramática, melhor ator e melhor realização, da 58ª edição dos prémios Emmy.
- O Brasil vence a Liga Mundial de voleibol, ao bater a França, em Moscovo.
- Morre Maria Esther de Capovilla, 116 anos, equatoriana, considerada a pessoa mais velha do mundo, segundo o Guinness.
2007 - O atleta português Nelson Évora sagra-se campeão mundial do triplo salto, com a marca de 17,74 metros à terceira tentativa, que lhe permitiu melhorar em 23 centímetros ao seu antigo recorde nacional.
- O escritor moçambicano Mia Couto vence o "V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura", com o romance "O outro pé da sereia", atribuído na abertura da XII Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Brasil.
- Morre Dris Basri, 69 anos, antigo homem forte do regime marroquino, braço direito do falecido Rei Hassan II de Marrocos.
2008 – Morre o editor discográfico Manuel Simões, que lançou nomes do fado como Alfredo Marceneiro e Anita Guerreiro, aos 91 anos, em Lisboa
2009 - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, defende que os recursos obtidos com a exploração das recentes reservas de petróleo descobertas no litoral brasileiro sejam investidos em projetos sociais.
- Morre Fernando Guerra Bordalo, antigo presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, nomeado antes do 25 de Abril de 1974 e eleito em 1989, 76 anos.
- Morre Serguei Mikhalkov, escritor e poeta soviético, autor da letra do hino da antiga URSS, 96 anos.
2010 - Simão Sabrosa renuncia à seleção portuguesa, numa missiva endereçada ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Sem comentários:
Enviar um comentário