1601 - Nasce o matemático francês Pierre de Fermat.
1686 - Nasce o compositor italiano Nicolo Porpora. Marca a renovação ópera napolitana, no século XVIII.
1710 - Morre o escritor português padre Manuel Bernardes, nome maior da literatura barroca portuguesa, autor de "Luz e Calor" e "Os Últimos Dias do Homem".
1786 - Morre Frederico II da Prússia.
1808 - Vitória da coligação luso-britânica sobre as forças francesas, na Batalha de Roliça.
1815 - Napoleão Bonaparte chega à Ilha de Santa Helena, lugar do desterro.
1838 - Morte do poeta italiano Lorenzo Da Ponte, autor dos libretos de três óperas de Mozart, "As Bodas de Fígaro", "Don Giovanni" e "Così fan tutte".
1862 - Sublevação dos índios Lakota (Sioux), no Noroeste dos EUA, contra o encerramento em reservas.
1870 - É nomeada a primeira juíza dos EUA, Esther Morris.
1876 - Estreia-se, em Beyreuth, Baviera, a ópera de Richard Wagner "O Crepúsculo dos Deuses", encerrando a tetralogia "O Anel do Nibelungo”.
1879 - É criada a Companhia Francesa do Canal do Panamá, sob a presidência de Ferdinand Lesseps.
1906 — Nasce Marcello Caetano, jurista, professor universitário, delfim do Estado Novo, último presidente do Governo, antes do 25 de Abril de 1974.
1930 - Nasce o poeta britânico Ted Hughes, autor de "Cartas de Aniversário" e "O Fazer da Poesia".
1932 – Nasce o escritor V. S. Naipaul, autor de "Uma Casa para Mr. Biswas", Nobel da Literatura em 2001.
1939 - II Guerra Mundial. Portugal assina com o Reino Unido o Acordo Luso-Britânico de cooperação militar. O Governo inglês aceita apoiar o rearmamento nacional, contra a concessão de facilidades na utilização dos Açores.
- Estreia-se "O Feiticeiro de Oz", de Victor Fleming, com Judy Garland.
1940 - II Guerra Mundial. Hitler ordena o bloqueio total do Reino Unido.
1941 - Morre o escritor indiano Rabindranath Tagore, Nobel da Literatura em 1913.
1943 – II Guerra Mundial. Assinatura secreta do acordo luso-britânico para a utilização dos Açores.
- II Guerra Mundial. As forças dos generais Montgomery, inglês, e Patton, norte-americano, conquistam Messina, concluindo a libertação da Sicília.
1944 - Morre o poeta português Eugénio de Castro, introdutor do Simbolismo, autor de "Cristalizações da Morte" e "Canções de Abril".
1945 - Sukarno proclama a independência da Indonésia.
– O presidente francês Charles De Gaulle comuta a pena de morte do marechal Pétain, presidente do governo colaboracionista de Vichy, para prisão perpétua.
1955 - Morre o escultor e pintor francês Fernand Lèger.
1960 - É proclamada a independência do Gabão.
- Primeiro concerto dos Beatles, no Indra Club em Hamburgo.
1969 - Morre o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe, impulsionador da Bauhaus, autor do edifício e do mobiliário do Pavilhão da Exposição Mundial de Barcelona, do Crown Hall de Chicago e do edifício Seagram, em Nova Iorque.
1977 - Morre Tibor Derby, romancista húngaro, defensor da insurreição de Budapeste.
1987 - Morre o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, autor de "Morte e Vida Severina", "Psicologia da Composição", "Uma Faca só Lâmina".
- Toma posse o XI Governo Constitucional de Aníbal Cavaco Silva, o primeiro executivo monopartidário com maioria absoluta no Parlamento.
1988 - Morre Rudolf Hess, antigo líder do Partido Nazi, cúmplice do genocídio e braço-direito de Hitler, derradeiro sobrevivente dos prisioneiros nazis em Spandau.
1992 - Os dirigentes dos países nórdicos, reunidos na Dinamarca, manifestam-se favoráveis à integração europeia.
2001 - O consórcio RTP/SIC/SGC vence o concurso para a exploração da Televisão Digital Terrestre.
2002 - Abre o lanço Guarda-Belmonte da autoestrada da Beira Interior,
A23.
2003 – Iraque. O repórter de imagem da agência Reuters Mazen Dana, 41 anos, é morto no exterior da prisão de Abu Ghraib, por soldados norte-americanos.
2004 – Congresso Mundial da Pediatria confirma a existência de “problemas de obesidade” em 35 por cento da população infantil.
2005 – Morre Fernando Lima, 77 anos, bailarino e coreógrafo, antigo diretor da companhia Verde Gaio.
2006 – É aprovado o novo regime de apoio às artes e a regulamentação da Lei do Cinema e do Audiovisual.
- A lista dos devedores à Segurança Social é divulgada na Internet.
- A pintora Paula Rego e a Câmara Municipal de Cascais assinam o contrato de doação e empréstimo de 121 obras, para o museu dedicado à artista, concebido pelo arquiteto Souto Moura.
- São exumados os restos mortais de 1.153 presumíveis vítimas do massacre de Srebrenica, numa vala comum em Kamenica.
2007 - Uma centena de ativistas do movimento ecologista "Verde Eufémia" destrói cerca de um hectare de milho transgénico, na Herdade da Lameira, em Silves.
- Adriaan Vlok, antigo ministro da Administração Interna do último governo do apartheid na África do Sul, é condenado a 10 anos de prisão com pena suspensa por cinco anos, por tentativa de homicídio de um ativista.
- Tribunal de Frankfurt pronuncia-se pela libertação da antiga ativista da organização terrorista Fracção do Exército Vermelho Eva Haule, após cumprir 21 anos de uma pena de prisão perpétua pela participação num triplo assassínio e num atentado na Alemanha, em 1985.
2008 - Um jovem de 20 anos morre e outros cinco com idades entre os 16 e os 21 ficam feridos num tiroteio na Quinta do Mocho, em Loures. Segundo a mãe do jovem que morreu, o filho foi morto dentro de casa por "um grupo" que trancou a família no interior durante o assalto
- O norte-americano Michael Phelps conquista a sua oitava medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, batendo o mítico recorde do seu compatriota e também nadador Mark Spitz, conseguido em Munique1972. Phelps selou o oitavo título olímpico em Pequim ao ajudar a estafeta dos Estados Unidos a vencer a final dos 4x100 metros estilos, em 3.29,34 minutos, um novo recorde mundial
2009 – Morre Tullio Kezich, escritor, argumentista e crítico de cinema italiano, 81 anos.
2010 - Morre Francesco Cossiga, antigo presidente italiano, aos 82 anos devido a problemas cardíacos e respiratórios.
- Morre Ludvik Kundera, poeta, dramaturgo e tradutor checo, membro da vanguarda literária que se notabilizou pela poesia surrealista, aos 90 anos.
- Mário Machado, dirigente da Frente Nacional (FN), movimento conotado com a extrema direita, é condenado a sete anos e dois meses de prisão efetiva por crimes de coação, roubo, sequestro e posse ilegal de arma.
Sem comentários:
Enviar um comentário