1842 – O Canadá e os EUA assinam o Tratado Webster-Ashburton, que estabelece a linha de fronteira entre os dois países, nas Montanhas Rochosas.
1862 – Guerra Civil Americana. Trava-se a Batalha de Cedar Mountain, na Virgínia.
1877 – Conquista do Oeste, EUA. É travada a Batalha de Big Hole, no Montana. Os índios Nez Perce revoltam-se contra o encerramento em reservas.
1896 – Nasce o psicólogo suíço Jean Piaget, fundador da Psicologia do Desenvolvimento.
1899 – O Reino Unido adquire as possessões da Companhia do Niger, em África.
1919 - É assinado, em Teerão, o acordo com o Reino Unido para preservar a integridade da Pérsia.
1923 – Nasce o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos, fundador do primeiro movimento surrealista português, autor de “Corpo Visível”, “Manual de Prestidigitação”, “Nobilíssima Visão”.
1938 – O Governo português impede a abertura de novas casas de passe ou de prostituição. A prática será proibida em 1962.
1942 – A Coroa Britânica ordena a prisão de Mahatma Gandhi, líder nacionalista indiano.
1944 – II Guerra Mundial. O general Eisenhower, comandante das forças norte-americanas na Europa, abre o Quartel-general em França.
1945 – II Guerra Mundial. Os EUA lançam a segunda bomba atómica sobre Nagasaki, Japão. Causará a morte a cerca de 70 mil pessoas, mais de cem mil feridos e a destruição da cidade.
1953 - Craveiro Lopes sucede a Óscar Carmona na Presidência da República Portuguesa. A ditadura do Estado Novo permanece nas mãos de Oliveira Salazar.
1954 – É decretada a reorganização dos serviços da PIDE, que lhe amplia os poderes e cria o quadro de investigação em África.
1958 – Toma posse Américo Tomás, declarado vencedor das Presidenciais, depois da fraude eleitoral que afastou o general Humberto Delgado.
1961 – Guerra Colonial. As forças portuguesas entram em Nambuangongo.
1962 – Morre o escritor alemão Hermann Hesse, 85 anos, Nobel da Literatura em 1946, autor de “Siddharta” e “O Lobo das Estepes”.
1964 - As Nações Unidas ordenam o cessar-fogo em Chipre.
1969 – Assassínio da atriz norte-americana Sharon Tate, pelo grupo de Charles Mason.
1972 – A Acção Revolucionária Armada destrói duas dezenas de torres elétricas, nas áreas de Lisboa, Porto e Coimbra, afetando a distribuição de energia a nível nacional.
1974 – Gerald Ford toma posse como presidente dos EUA, após a demissão de Richard Nixon.
1975 - Morre o compositor russo Dmitri Shostakovich, 69 anos.
1978 - O presidente Ramalho Eanes indigita Nobre da Costa para formar Governo, após a exoneração de Mário Soares, a 27 de julho.
1983 – Guerra Fria. Responsáveis norte-americanos e soviéticos definem, em Moscovo, o protocolo das comunicações entre os dois países.
1990 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara nula a anexação do Kuwait pelo Iraque.
1991 - Morre, em Lisboa, Vasco da Gama Fernandes, 82 anos, advogado, membro do Movimento de Unidade Nacional Antifascista, fundador do Movimento de Unidade Democrática e do Partido Socialista, vice-presidente da Assembleia Constituinte e primeiro presidente da Assembleia da República.
1996 - Boris Ieltsin toma posse como Presidente da Rússia.
1997 - A atleta portuguesa Manuela Machado conquista a medalha de prata na maratona dos Campeonatos do Mundo.
1999 – O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeia, para primeiro-ministro, Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos.
2001 – Portugal ganha seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata, nos XI Campeonatos da Europa de Atletismo para cegos, em Bylastok, na Polónia.
2002 – A RTP compra 75 por cento do capital da NTV à PT Multimédia, passando a deter a totalidade do canal do Porto.
- O primeiro táxi com a nova "lanterna anti-fraude" começa a circular em
Lisboa.
2003 - É proibida a caça nas zonas afetadas pelos incêndios florestais.
2004 – Demite-se Adelino Salvado, diretor nacional da Polícia Judiciária, na sequência do escândalo do roubo das cassetes do jornalista do Correio da Manhã.
- Morre David Raskin, 92 anos, compositor norte-americano, autor das bandas sonoras “Laura”, de Otto Preminger, e “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin.
2005 - Isaltino Morais formaliza a candidatura independente à Câmara de Oeiras e abandona o PSD, com críticas ao líder, Marques Mendes.
2006 - O governo israelita dá luz verde à ocupação de uma faixa de 30 quilómetros, no Sul do Líbano. O balanço oficial das vítimas do conflito ascende a 1.087 mortos, 3.568 feridos e mais de 915.000 deslocados.
2007 – Morre Ulrich Plenzdorf, 72 anos, escritor e argumentista alemão, autor de “Die neuen Leiden des jungen W.” (The New Sufferings of Young W.”, recebido pela crítica como uma paródia do clássico de Goethe “A Paixão do Jovem Werther”, e de “Die Legende von Paul und Paula” (“The Legend of Paul and Paula”.
- Morre Germán Pedro Ibáñez, 79 anos, músico cubano, diretor do grupo Septeto Habanero.
2008 – Morre o poeta palestiniano Mahmud Darwich, considerado um dos principais poetas árabes da sua geração, num hospital do Estado norte-americano do Texas
- Morre o ator e cómico norte-americano Bernie Mac , aos 50 anos, devido ao agravamento da pneumonia de que estava a ser tratado. Famoso pela participação em filmes como “Ocean’s Eleven” e a mais recente versão de “Os Anjos de Charlie” e uma das principais figuras do programa televisivo “King of Comedy”, Bernie Mac foi internado no início deste mês por problemas pulmonares.
2010 - A primeira polícia municipal dos Açores, formalmente criada em fevereiro de 2009, inicia a patrulha das ruas da cidade de Ponta Delgada.
Sem comentários:
Enviar um comentário