16 de agosto de 2011

Efemérides - 16 de agosto

Principais acontecimentos registados no dia 16 de agosto:

1777 - Guerra da Independência nos EUA. Os americanos vencem as forças britânicas na batalha de Bennington, Vermont.

1863 - É assinada a Emancipação dos escravos, pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln. Nos Estados do Sul, porém, os escravos só conheceriam a liberdade após a Guerra Civil, com a aprovação da 13ª Emenda.

1867 – Nasce o poeta António Nobre, autor de “Só”.

1896 – Crise financeira em Portugal. O Banco do Porto e o Banco Comercial de Viana declararam-se insolventes.

- É descoberto ouro no Alasca. Começa a grande corrida de Klondike.

1900 - Morre o escritor, jurista e diplomata português José Maria Eça de Queiroz, em Paris.

1908 - Nasce o escritor norte-americano William Maxwell, editor da revista New Yorker durante 40 anos (1936-76), autor de "Até Amanhã".

1920 - Nasce o escritor norte-americano de origem alemã Charles Bukowski,

autor de "Mulheres".

1956 – Reestruturação da Defesa, em Portugal. São criados o Estado Maior General das Forças Armadas e o Conselho Superior Militar.

- O presidente egípcio Gamal Abdel Nasser boicota a primeira Conferência de Londres, sobre o Canal do Suez.

1960 – O Reino Unido concede a independência ao Chipre. A Presidência é entregue ao Arcebispo Makarios.

1964 - O general Nguyen Khan assume a liderança do Vietname do Sul.

1968 – O ditador português Oliveira Salazar procede à última remodelação do Governo, antes de partir para férias, no forte de Santo António, no Estoril.

1969 - Confrontos de Londonderry, Irlanda do Norte. O Governo britânico aumenta os contingentes militares no território.

1977 - O cantor norte-americano Elvis Presley, 46 anos, morre em Memphis, Tenessee.

1983 - O líder da oposição do Zimbabué Joshua Nkomo regressa ao país.

1984 - Os EUA anunciam o pagamento de 1,6 milhões de dólares de compensação por danos causados durante a invasão de Granada em 1983.

1989 - O Solidariedade aprova a resolução que funda a coligação governamental polaca não comunista. É o primeiro governo liberal num país do bloco do Leste.

1990 - Escalada para a Guerra do Golfo. O governo iraquiano reúne 4.000 cidadãos britânicos e 2.000 norte-americanos, residentes no Kuwait, em hotéis, para servirem de "escudos humanos", em caso de ataque.

1993 - Morre o ator norte-americano Stewart Granger, 80 anos, galã inocente de "O Desconhecido do Norte-Expresso", de Alfred Hitchcock.

1994 – O presidente da República Mário Soares veta três diplomas aprovados no Parlamento apenas com os votos do PSD: as Leis de Imprensa, dos Serviços de Informação e dos Rendimentos e Património dos Titulares de Cargos Públicos.

1995 - Um avião Concorde da Air France bate o recorde de circum-navegação aérea, em 3h27m49s.

2002 - Estreia-se, no México, o filme "O Crime do Padre Amaro", de Carlos Carrera, inspirado no romance de Eça de Queiroz.

2003 - É reposto o fornecimento de energia na América do Norte, dois dias depois da falha que afetou a costa Leste e o Sul do Canadá. A falta de manutenção das redes de distribuição, pelas concessionárias, estive na origem do colapso.

- Morre Idi Amin Dada, 80 anos, ex-ditador do Uganda (1971-79), na Líbia, onde se encontrava exilado.

2004 – Passa a ser obrigatória a apresentação da Ficha Técnica da Habitação nas escrituras de compra de casa.

- Morre Sune Bergstroem, 88 anos, médico sueco, Prémio Nobel da Medicina em 1982 pela investigação sobre componentes bioquímicos que influenciam a coagulação e a tensão sanguínea.

2005 - É publicado o diploma que possibilita a venda dos medicamentos não sujeitos a receita médica fora das farmácias.

- A cadeia britânica ITV revela documentos que atribuem a morte do imigrante brasileiro em Londres, no dia 22 de julho, a “uma série de erros” da Scotland Yard.

- Assassínio de Roger Schutz, irmão Roger, 90 anos, líder da comunidade ecuménica de Taizé, prémio da educação para a paz da Unesco.

2006 - O presidente da República promulga a Lei Eleitoral para os Açores.

- O presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas e o movimento radical Hamas decidem iniciar negociações para um governo de unidade nacional.

- O governo libanês aprova o envio de forças militares para o Sul do país. O exército israelita inicia a retirada, entregando o controlo à Força Interina das Nações Unidas para o Líbano.

- Morre Alfredo Stroessner, 93 anos, antigo ditador do Paraguai (1954-89).

2007 - É publicada em Diário da República a nova Lei de Avaliação do Ensino Superior.

- Estados Unidos e Israel assinam um acordo que prevê a concessão a Telavive de 30 mil milhões de dólares de ajuda militar, durante a próxima década.

- O grande prémio da XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira é atribuído ao artista israelita Zadoc Ben-David com instalação "Black Fields". O Prémio Revelação vai para o artista suíço Pascal Nordmann com "L`Esprit des Lieux à Vila Nova de Cerveira" e o prémio IPJ para Saray Garcia Rua e Ana Eiriz, autores do vídeo "ÓXYMORON".

- Morre Max Roah, 83 anos, percussionista e compositor de jazz norte-americano, um dos pais do “bebop” e do “hard-bop”.

- Morre Pierre Jourdan, 74 anos, ator, cenógrafo e realizador francês.

- Morre Armando Silva Marta, 66 anos, jornalista, começou a carreira no diário A Capital, passou pelo Diário Popular, onde esteve até ao seu encerramento, nos anos 80, e trabalhou na agência Lusa até se reformar, em 2003.

2008 - O líder da oposição do Zimbabué, Morgan Tsvangirai, aceita ser primeiro ministro de um Governo de unidade nacional, cedendo a Presidência e o controlo das Forças Armadas ao atual Presidente, Robert Mugabe

- Francis Obikwelu anuncia o fim da sua carreira de desportista, após ter sido eliminado nas meias-finais dos 100 metros dos Jogos Olímpicos Pequim2008, e pede desculpa aos portugueses pelo seu afastamento. Obikwelu foi sexto na segunda meia-final dos 100 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim

- O nadador norte-americano Michael Phelps iguala o recorde de sete medalhas de ouro numa edição de Jogos Olímpicos alcançada pelo seu compatriota Mark Spitz, ao vencer os 100 metros mariposa de Pequim 2008

- Morre o músico e compositor brasileiro Dorival Caymi, na sua residência no Rio de Janeiro, aos 94 anos. Dorival Caymi tornou-se mundialmente conhecido quando a cantora luso-brasileira Carmen Miranda interpretou uma das suas músicas, "O que é que a baiana tem", em 1938.

Sem comentários:

Enviar um comentário