8 de agosto de 2011

Efemérides - 08 de agosto

Principais acontecimentos registados no dia 08 de agosto:

1583 - Morre Fernão Mendes Pinto, aventureiro, combatente, viajante, autor de "Peregrinação".

1673 - Os holandeses reconquistam aos ingleses as colónias americanas de Nova Iorque e Nova Jersey.

1709 - Bartolomeu de Gusmão apresenta a D. João V, em Lisboa, o projeto da máquina voadora, com um protótipo que larga na sala dos embaixadores da Casa da Índia, no Terreiro do Paço.

1786 – Os alpinistas Michael Gabriel-Paccard e Jacques Balmat atingem o ponto mais alto dos Alpes, o Mont Blanc, pela primeira vez.

1832 - A Companhia das Índias Orientais anexa o Qatar.

1876 – Thomas Edison regista a patente do mimógrafo, antepassado das fotocopiadoras.

1879 – Nasce Emiliano Zapata, dinamizador da sublevação dos camponeses mexicanos contra o Governo, em 1919 (movimento do “agrarismo”), que reivindicou pela primeira vez “La tierra es de quien la trabaja”.

1912 – Norton de Matos, governador de Angola, cria a cidade de Huambo.

1915 – Grande Guerra 1914-18. Começa a Batalha de Sari Bair, pelo controlo do Mediterrâneo.

1922 – Nasce o poeta britânico Philip Larkin, autor de “The Whitsun Weddings”.

1929 – O dirigível alemão Graf Zeppelin começa a volta ao mundo.

1944 – II Guerra Mundial. O 1º Exército canadiano avança para Falaise, França.

1945 – II Guerra Mundial. Nasce o Tribunal de Nuremberga. Representantes aliados aprovam, em Londres, a criação do tribunal internacional de guerra para julgar os crimes nazis.

- II Guerra Mundial. A URSS declara guerra ao Japão.

1953 - Os EUA e a Coreia do Sul assinam o acordo de cooperação para defesa mútua.

1960 - As Nações Unidas exigem a saída das tropas belgas do Congo.

- Nos EUA, a farmacêutica GD Searle lança no mercado a primeira pílula anti-concepcional, Envoid.

1961 – Guerra Colonial. As forças portuguesas tomam Zala e Quincuzo, em Angola, e avançam para Nambuangongo. Em Portugal, são entregues “brevets” às primeiras cinco enfermeiras para-quedistas.

1963 – Assalto ao comboio-correio, no Reino Unido. Quinze indivíduos assaltam o expresso noturno Glasgow-Londres, apoderando-se de mais de 2,6 milhões de libras.

1965 – Independência de Singapura.

1971 – Realiza-se o primeiro Festival de Vilar de Mouros, iniciativa do médico António Barge. Cerca de 30 mil pessoas assistem a concertos de músicos como Elton John e à estreia de obras de Joly Braga Santos e António Victorino d’Almeida.

1974 – Motim de antigos agentes da PIDE-DGS, no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

- Anúncio da demissão do presidente dos EUA Richard Nixon, que se concretizará no dia seguinte, na sequência do Caso Watergate.

1975 - Toma posse o V Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves. O primeiro ministro reafirma as teses políticas do Período Revolucionário em Curso.

1978 – Morre o poeta português Ruy Belo, autor de “País Possível”.

1981 – Guerra-fria. A Casa Branca afirma-se determinada na produção da bomba de neutrões.

1984 – O resultado dos Censos da população portuguesa mostra, pela primeira vez, a diminuição da taxa de crescimento. O número médio de nascimentos por mil habitantes passou de 9,7, em 1971, para metade, 4,9/1000, em 1980.

1988 – O Irão e o Iraque assinam o cessar-fogo que põe fim à guerra.

1990 - O Iraque consagra a anexação do Kuwait. O Reino Unido coloca forças aéreas e navais no Golfo Pérsico.

1994 – Israel e a Jordânia abrem o primeiro posto fronteiriço entre os dois países, depois de 46 anos de guerra.

2001 – É aprovada a nova Lei das Finanças Regionais.

2002 - Termina o prazo dado pelo Governo do Zimbabué para o abandono das terras pelos fazendeiros brancos.

- Morre o escritor chileno Francisco Coloane, 92 anos, autor de “Terra de Fogo”.

2003 - O representante especial do secretário geral da ONU no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, reúne-se, no Egipto, com responsáveis da Liga Árabe.

2004 – As autoridades iraquianas repõem a pena de morte.

- Morre Fay Wray, 98 anos, atriz norte-americana, a “namorada” de King Kong.

2005 - O antigo responsável do programa da ONU Petróleo por Alimentos, para o Iraque, Benon Sevan, é acusado de ter recebido 150 mil dólares em “luvas”, através de um familiar do anterior secretário-geral da organização, Boutros-Ghali.

- Morre Barbara Bel Geddes, 82 anos, atriz norte-americana.

2006 – Sai no Diário da República o decreto-lei que estabelece as regras de acessibilidade a edifícios públicos e privados, para pessoas com deficiência. O diploma entra em vigor em fevereiro de 2007.

- Francis Obikwelu conquista a medalha de ouro dos 100 metros nos Europeus de Atletismo em Gotemburgo, Suécia, ao vencer a final em 9,99 segundos, novo recorde da competição.

2007- O "Creoula", Navio de Treino de Mar (NTM) da Armada Portuguesa ganha o prémio da embarcação que mais contribuiu para o intercâmbio de culturas durante a regata "Tall Ships Race Med 2007", que terminou em Génova, Itália.

- Xanana Gusmão, presidente do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), toma posse como primeiro-ministro do IV Governo Constitucional timorense.

- Morre Nicolau Casaus, 94 anos, antigo dirigente do FC Barcelona.

- Morre Josef Carl Engressia, Joybubbles, 58 anos, um dos precursores dos “hackers” informáticos, conhecidos nos anos 70 por “phone phreaks”.

2008 - O Estádio Bessa, no Porto, sede do Boavista Futebol Clube, é penhorado pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) e está à venda pelo valor mínimo de 28,317 milhões de euros, informa a DGCI no seu site.

- Morre o ator Mário Sancho, que integrou o elenco da companhia profissional do Teatro Experimental do Porto (TEP) entre 1978 e 1989, após prolongada doença.

2009 – Morre Raul Solnado, ator de revistas, comédias, telenovelas e vários filmes. 79 Anos. Desde o palco da Sociedade Guilherme Cossul, Solnado tornou-se primeira figura em diversas revistas do Parque Mayer, em Lisboa, ao lado de nomes como António Silva, Humberto Madeira e Vasco Santana. "A guerra de 1914/1918" ou "É do inimigo?" tornaram Raul Solnado um nome de primeiro plano da cena portuguesa.

2010 - Morre, aos 84 anos, vítima de cancro no pulmão, a atriz norte-americana Patricia Neal, protagonista de “Vontade Indómita”, de King Vidor, com Gregory Peck.

Sem comentários:

Enviar um comentário