1661 - As autoridades holandesas reconhecem o domínio de Portugal sobre Angola, S.Tomé e Brasil. Haia conserva Ceilão.
1809 – Nasce o poeta inglês Alfred Tennyson, autor de “Crossing the Bar”.
1881 – Nasce Arthur Flemming, cientista, Nobel da Medicina em 1945, pela descoberta da penicilina.
1914 – Grande Guerra 1914-18. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Rússia. A Sérvia e o Montenegro declaram guerra à Alemanha.
1915 – Bernardino Machado é eleito presidente da República Portuguesa, em sessão do Congresso.
1919 - António José de Almeida é eleito presidente da República Portuguesa, em sessão do Congresso.
1923 – Manuel Teixeira Gomes é eleito presidente da República Portuguesa. Diplomata e escritor, Teixeira Gomes é autor de “Novelas Eróticas”, “Sabina Freire”, “Maria Adelaide”.
1928 – Nasce o artista plástico norte-americano de origem checa Andy Warhol, referência da Pop Art, ilustrador de publicidade, autor das serigrafias das latas “Campbell’s Soup”.
1940 - II Guerra Mundial. Começa a Batalha do Norte de África, com a invasão da Somalilândia britânica, pelas forças italianas.
1943 – II Guerra Mundial. Batalha do Golfo de Vella, entre os EUA e o Japão, pelo controlo das Ilhas Salomão.
1944 – II Guerra Mundial. Libertação de Nantes, em França. As forças aliadas chegam aos arredores de Brest e os alemães tentam reconquistar Avranches.
1945 – II Guerra Mundial. Hiroshima: O bombardeiro norte-americano Enola Gay lança a primeira bomba atómica no centro da cidade japonesa.
1962 – Independência da Jamaica no âmbito da Comunidade Britânica.
1966 – É inaugurada a Ponte sobre o Tejo, em Lisboa, atual Ponte 25 de Abril.
1973 – Guerra Colonial. António de Spínola, Governador da Guiné e Comandante das forças portuguesas no território, é destituído e regressa a Portugal.
– Guerra do Vietname. Bombardeiros norte-americanos atacam, por engano, a cidade cambodjana de Neak Long.
1978 - Morre o Papa Paulo VI.
1990 – Conflito no Golfo. A resolução 660 do Conselho de Segurança da ONU condena a invasão do Kuwait e exige a “retirada imediata e incondicional” das forças iraquianas.
1991 - A Amnistia Internacional faz o lançamento mundial do “dossier negro” da ocupação de Timor-Leste pela Indonésia.
2000 - A presidente da Indonésia Megawati Sukarnoputri autoriza a criação de um tribunal para julgar os crimes contra a humanidade em Timor-Leste.
2001 – Morre o escritor brasileiro Jorge Amado, autor de “Gabriela Cravo e Canela” e “Capitães de Areia”.
- O guião de “Citizen Kane”, de Orson Welles, escrito pelo realizador e por Herman Mankiewicz, é eleito o melhor de sempre.
2002 – Morre o pintor de origem espanhola Liberto Molina, 76 anos.
2003 – É inaugurado o Complexo Alvalade XXI, em Lisboa.
- Morre o empresário brasileiro Roberto Marinho, 98 anos, fundador da Rede Globo.
2005 – Morre Robin Cook, 56 anos, antigo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, deputado Trabalhista.
- Morre Ibrahim Ferrer, 77 anos, músico e compositor cubano.
2007 - Xanana Gusmão é indigitado novo primeiro-ministro de Timor-Leste. A nomeação de Xanana pelo presidente José Ramos-Horta é seguida de violentos incidentes em Baucau e Díli.
- O presidente do grupo de media Impresa, Francisco Pinto Balsemão, é distinguido com o prémio Rafael Calvo Serer, atribuído anualmente pela Fundación Diario Madrid a personalidades que lutam pela liberdade de informação e pela democracia.
- Morre Heinz Barth, 86 anos, criminoso de guerra nazi, conhecido como “o assassino de Oradour-sur-Glane”, pela sua implicação no massacre cometido pelas SS em França, no final da II Guerra Mundial.
2008 - A central nuclear francesa de Tricastin, no Sul do país, regista o sexto incidente num mês, ao verificarem-se fortes fugas de carbono 14 gasoso
2009 – Morre John Hughes, realizador e argumentista norte-americano autor de "Sozinho em casa", "Beethoven" e "Pretty in Pink", 59 anos.
2010 - O historiador de origem britânica Tony Judt morre em Nova Iorque, aos 62 anos. É o autor da “História da Europa do Pós Guerra”, de “O Século XX Esquecido” e de “Um Tratado dos Nossos Atuais Descontentamentos”, obras editadas em Portugal pelas Edições 70/Almedina.
Sem comentários:
Enviar um comentário