1492 – A armada de Cristóvão Colombo parte do porto andaluz de Palos, em direção à Índia. Chegará à América.
1778 - É inaugurado o Teatro Scala de Milão, em Itália, com a ópera “Europa Riconosciuta”, de António Salieri.
1829 – Estreia de “Guilherme Tell”, de Rossini, em Paris.
1842 – Primeira greve geral da era industrial. Dez mil mineiros ingleses juntam-se aos operários de North Staffordshire, na luta por melhores salários. A paralisação atinge todos os sectores da economia britânica.
1847 – Nasce o escocês Alexander Graham Bell, inventor do telefone.
1906 – O Reino Unido e a China reconhecem a independência do Tibete.
1914 – Grande Guerra 1914-18. A Alemanha declara Guerra à França e invade a Bélgica.
1924 – Morre o escritor inglês de origem polaca Joseph Conrad, 66 anos, autor de “O Coração das Tevas”, “Lord Jim”, “Nostromo”.
1946 - Portugal apresenta o pedido de adesão à ONU, candidatura que é recusada devido à natureza ditatorial do regime.
1959 – Massacre do Pidjiguiti, na Guiné, sob administração portuguesa. As autoridades coloniais ordenam a carga policial sobre os trabalhadores do porto de Bissau, em greve. Morrem 50 pessoas.
1961 – É apresentado o Renault 4, no Salão Automóvel de Paris.
1966 – Independência do Niger.
1968 – O ditador Oliveira Salazar cai de uma cadeira, no Forte de Santo António do Estoril. O agravamento do estado de saúde acusará a existência de um hematoma cerebral.
1969 – Irlanda do Norte. Aumento da violência em Belfast leva o Governo de Londres a destacar o exército para a região, onde chegará no dia 14 de agosto.
1972 – Greve dos estivadores no Reino Unido. A falta de abastecimento de bens essenciais, leva o Governo a decretar o estado de emergência.
1978 – Assassínio de Azzedina Kalak, dirigente da OLP.
1983 - O Observatório Militar sueco de Hagfors revela ter registado, nos primeiros sete meses do ano, 25 explosões atómicas subterrâneas, na URSS (13), EUA (07), França (04) e Reino Unido (01).
1988 – É libertado e expulso da URSS o alemão-federal Mathias Rust, 19 anos, condenado por ter aterrado um avião na Praça Vermelha em Moscovo.
1990 - Conflito no Golfo. O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução 661 que impõe sanções ao Iraque por não ter cumprido a ordem de retirada imediata do Kuwait, imposta no dia anterior. Os EUA colocam uma força naval no Golfo Pérsico.
1994 – O Parlamento israelita aprova o acordo de paz com a Jordânia, pondo fim a 46 anos de guerra.
1996 - A atleta portuguesa Fernanda Ribeiro conquista a Medalha de Ouro na prova dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta.
2001 – O primeiro veredicto do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, presidido pelo português Almiro Rodrigues, condena o general sérvio-bósnio Radislav Krstic a 46 anos de prisão.
2002 – A Turquia revoga a pena de morte e reconhece os direitos culturais dos curdos. As propostas são aprovadas com a oposição da Acção Nacionalista.
2003 – Quinze dos 18 distritos de Portugal Continental, apresentam fogos florestais incontroláveis. Várias povoações encontram-se em risco. Na Chamusca morrem duas pessoas.
2004 – Controlo fiscal. Os notários passam a ter de entregar às Finanças informação de todos os atos celebrados.
- Lançamento da nave Messenger para estudar Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
2005 - Justiça britânica deduz a primeira acusação no âmbito do processo dos atentados em Londres, num homem de 23 anos, detido após a tentativa de ataque de 21 de julho.
- Morre Dick Heyward, 90 anos, economista de origem britânica, diretor geral executivo da Unicef (1949-75).
2006 – Aprovação do Programa Nacional para as Alterações Climáticas.
- Israel retoma os bombardeamentos aéreos do sul de Beirute, bastião do Hezbollah, e ataca Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
- Morre Elisabeth Schwarzkopf, 90 anos, soprano de origem alemã.
2007- Entra em vigor a nova Lei da Imigração.
- O presidente da República, Cavaco Silva, veta o novo Estatuto dos Jornalistas.
- O Palácio de Belém passa a integrar a lista de monumentos nacionais.
- O escultor Ângelo de Sousa vence a sexta edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (vertente Consagração), atribuído pela Câmara Municipal de Amarante e pelo Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em reconhecimento da sua carreira.
2008 - Nove montanhistas morrem e três desaparecem na queda de um bloco de gelo na encosta do K2, com 8.611 metros de altitude, o segundo maior cume da cordilheira dos Himalaias depois do Evereste
- Morre o escritor russo Alexandre Soljenitsyne, 89 anos, prémio Nobel da Literatura (1970), em Moscovo. Soljenitsyne é mais conhecido por ter revelado ao mundo a realidade do sistema soviético em livros como "Arquipélago Gulag", "Um Dia na Vida de Ivan Denissovitch", ou "O Primeiro Círculo".
2009 - O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, é declarado culpado de quatro dos sete crimes que inicialmente estava acusado, num cúmulo jurídico de sete anos, tendo o tribunal determinado uma indemnização de 463 mil euros ao Fisco.
2010 - Morre Elvira Sellerio, editora italiana, fundadora da editora com o mesmo nome, em Palermo, na Sicília, aos 74 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário