1830 – Revolução em França. Na sequência do levantamento popular de 27 de julho, Carlos X abdica. É substituído pelo duque de Orleães, Luís Filipe.
1870 – Abre a primeira linha de metro, no mundo, entre a Torre de Londres e Tooley Street.
1921 – Morre o tenor italiano Enrico Caruso, 48 anos, lenda do canto lírico.
1924 – Nasce em Nova Iorque, o escritor norte-americano James Baldwin, autor de “Another Country”, pioneiro e defensor dos autores afro-americanos.
1929 – Nasce, em Aveiro, o poeta, compositor e músico português José (Zeca) Afonso.
1934 – Morre o presidente alemão Paul von Hindenburg, 87 anos, abrindo caminho à tomada completa do poder pelo líder nazi Adolf Hitler, que assume as funções de chefe de Estado.
1935 – O Reino Unido aprova a reforma do sistema governamental da Índia, que concede autonomia aos governos provinciais e cria a legislatura central de Nova Deli.
1939 - O físico alemão Albert Einstein, radicado nos EUA, assegura, em carta ao presidente Franklin D. Roosevelt, que a Alemanha nazi pode construir a bomba atómica e recomenda o início do programa de investigação.
1940 – II Guerra Mundial. O general De Gaulle, comandante da Resistência francesa, refugiado no Reino Unido, é condenado à morte pelo Governo colaboracionista de Vichy, do marechal Pétain.
1943 – II Guerra Mundial. Hitler ordena às forças alemãs na Frente Leste que não recuem, apesar da inevitabilidade da derrota.
1945 – II Guerra Mundial. Termina a Conferência de Potsdam. Os dirigentes das nações aliadas estabelecem as condições da rendição da Alemanha nazi e os princípios para a administração do território.
1963 - Os EUA suspendem a venda de equipamento militar à África do Sul, em retaliação pela política de apartheid.
1964 – Guerra do Vietname. Guerrilheiros norte-vietnamitas atacam as forças norte-americanas no Golfo de Tongkin.
1970 – Primeiro sequestro de um avião, com o desvio para Cuba do 747 que partira de Nova Iorque rumo a Porto Rico.
1971 - Os EUA asseguram o apoio à entrada da China nas Nações Unidas, opondo-se, no entanto, à expulsão de Taiwan da Organização.
1976 – Morre o cineasta de origem austríaca Fritz Lang, 86 anos, realizador de “M-Matou”, “Os Carrascos também Morrem”, “Scarlet Street” e “Corrupção”.
1978 – Morre o compositor mexicano Carlos Chávez, autor da “Sinfonia Índia”.
1980 – Atentado à bomba na estação de Bolonha, em Itália. Morrem 84 pessoas e mais de 200 ficam feridas. O atentado é reivindicado por um grupo neo-fascista.
1983 - Os 10 países membros da CEE, reunidos em Genebra, pronunciam-se contra todas as formas de discriminação racial e condenam a política sul-africana.
1984 - Eden Pastora, dirigente dos rebeldes nicaraguenses, chega a Lisboa para conversações com o primeiro-ministro Mário Soares.
- O Governo argentino, presidido por Raul Alfonsin, ordena a prisão do ditador general Videla.
1988 - Morre, em S. Paulo, o coronel Sarmento Pimentel, 93 anos. Opositor à ditadura do Estado Novo, Sarmento Pimentel exilara-se no Brasil, nos anos de 1930.
- Morre o escritor norte-americano Raymond Carver, 50 anos, autor de “De que Falamos quando Falamos de Amor”.
1990 – Conflito no Golfo. O Iraque invade o Kuwait. O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução 660 que impõe ao Iraque a retirada imediata.
1992 - Terminado o período de legalização, 15 partidos e uma coligação apresentam candidaturas às eleições legislativas de setembro, em Angola.
1997 – Morre o escritor norte-americano William S. Burroughs, 83 anos, autor de “Naked Lunch” e “Cidades da Noite Vermelha”.
1999 – Alegando falta de neutralidade por parte da ONU, as milícias integracionistas dizem rejeitar o referendo de 30 de agosto em Timor-Leste.
2002 – Apoiantes do presidente da Venezuela Hugo Chávez organizados em grupos armados, tomam posições estratégicas na capital do país.
- Termina o restauro do retábulo do altar da Capela-mor da Basílica de Mafra, obra do século XVIII.
2003 – São acionadas as funções do Centro Nacional de Operações de Emergência e Protecção Civil para controlo dos incêndios florestais, em Portugal continental.
2004 - Morre Henri Cartier-Bresson, 95 anos, fotógrafo francês, cofundador da agência Magnum, nome que marcou definitivamente a fotografia e o fotojornalismo do século XX. Cartier-Bresson concentrava-se no “instante da verdade”, a que chamava o "momento decisivo".
2005 – O airbus da Air France, do voo Paris-Toronto, cai, ao aterrar no aeroporto canadiano. Não há vítimas entre as 308 pessoas a bordo.
- Morre Steven Vincent, jornalista norte-americano, colaborador do New York Times, autor do livro sobre o Iraque "The Red Zone".
2006 - O Governo dos Açores confirma o aparecimento de um caso de BSE numa exploração da Ilha do Pico e decreta o sequestro sanitário do local.
- Morre Jorge de Brito, antigo presidente do Benfica.
2007 - A Líbia assina um contrato de armamento com a França para a compra de mísseis anti-tanque Milan por 168 milhões de euros.
- Um submarino russo coloca uma bandeira da Rússia no fundo do Oceano Árctico, para reclamar a posse de uma zona rica em petróleo e gás natural no Pólo Norte.
- Morre Holden Roberto, 84 anos, dirigente nacionalista angolano, líder histórico da Frente Nacional de Libertação de Angola.
2008 - Um líder da organização terrorista basca ETA, José Ignacio de Juana Chaos, condenado a três mil anos de prisão pelo assassínio de 25 pessoas, sai da cadeia após cumprir 21 anos de pena
2009 – Morre Ana Margarida Pereira, atriz. Integrava o elenco da peça "Agosto em Osage", no Teatro Nacional D. Maria II, 26 anos.
2010 - Morre, aos 58 anos, Mário Bettencourt Resendes, jornalista, comentador, provedor do leitor do Diário de Notícias à data da sua morte.
Sem comentários:
Enviar um comentário