1850 – Nasce o escritor francês Guy de Maupassant, autor de “Une Vie”, “Bel-Ami” e “O Horla”.
- O Governo australiano concede autonomia regional à Austrália do Sul, Tasmânia e Vitória, separada da Nova Gales do Sul.
1884 – É colocada a primeira pedra da base da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.
1895 - Morre o filósofo e ideólogo alemão Friedrich Engels, autor de “A Origem da Família da Propriedade e do Estado” e do “Manifesto Comunista” com Karl Marx.
1955 - Morre a atriz e cantora portuguesa Carmen Miranda.
1962 - A atriz norte-americana Marilyn Monroe é encontrada morta, em casa, em Los Angeles.
1971 - A Turquia estabelece relações diplomáticas com a China e corta-as com Taiwan.
1973 - Dois membros do Setembro Negro atacam o aeroporto de Atenas. Morrem três pessoas e 55 ficam feridas.
1984 - A atleta portuguesa Rosa Mota conquista a Medalha de Bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
- Morre o ator inglês Richard Burton, 59 anos.
1992 – Primeiro encontro em Roma do presidente de Moçambique Joaquim Chissano e o dirigente da Renamo Afonso Dhlakama, para o processo de paz.
1993 – Legalização do Partido da Terra.
1995 - A atleta portuguesa Manuela Machado sagra-se campeã do mundo da maratona, em Gotemburgo, Suécia.
1996 - O presidente dos EUA Bill Clinton assina a Lei d'Amato, que penaliza as empresas estrangeiras que invistam no Irão e na Líbia.
1997 - Carla Sacramento conquista a Medalha de Ouro nos 1.500 metros dos Mundiais de Atletismo de Atenas. Fernanda Ribeiro obtém a de Prata nos 10.000 metros.
2002 – Morrem 88 pessoas em Caracas, Venezuela, nos confrontos entre civis e grupos armados de apoio ao presidente Hugo Chávez.
2004 – A Frente Socialista Popular e o Partido da Democracia Cristã são extintos pelo Tribunal de Contas, por ausência de relatórios de atividade.
- É anunciado o início do desarmamento das milícias pró governamentais do Sudão.
2005 – Nova legislação de segurança, no Reino Unido permite tribunais especiais e alarga poderes do Governo à aplicação de penas de prisão.
- O futebolista Luís Figo é contratado pelo Inter de Milão.
2006 – Israel faz 250 ataques aéreos no Líbano. As milícias do Hezbollah atingem a cidade de Haifa com mísseis. Manifestantes em Telavive, Beirute, Londres e Cairo exigem o cessar-fogo imediato.
- O primeiro ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, recebe o primeiro Prémio Europeu da Cultura Política, da Fundação Hans Ringier.
2007 - Portugal torna-se formalmente o primeiro país a ter jurisdição sobre uma área para lá das 200 milhas náuticas, onde o mar é de todos. "Rainbow" é o nome do novo pedaço de Portugal. Situa-se a 40 milhas do limite da zona económica exclusiva (ZEE) dos Açores.
- Morre o Cardeal Jean-Marie Lustiger, 80 anos, antigo arcebispo de Paris.
- Morre o Padre Joaquim Saraiva Abrantes, 82 anos, prior da paróquia de São José, em Lisboa, durante mais de quatro décadas.
2008 - O Presidente da Guiné-Bissau dissolve a Assembleia Nacional Popular (ANP) na sequência da "grave crise institucional" que afeta o país
- Morre o Bispo Emérito de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, de 90 anos, em Coimbra, nos Hospitais da Universidade.
2009 - José Eduardo Moniz ocupa, pelo último dia, o lugar de diretor geral da TVI, depois de mais de dez anos à frente da estação de televisão.
- Começa em Moscovo o novo julgamento do caso da jornalista Anna Politkovskaia, após a anulação em junho pelo Supremo Tribunal da absolvição dos acusados em primeira instância.
- Morre Biús, José Mateus Brito da Cruz, cantor e compositor cabo-verdiano, 44 anos.
- Morre Budd Schulberg, escritor e argumentista norte-americano, autor de "Que faz correr Sammy?", vencedor de um Óscar pelo argumento de "Há lodo no cais", 95 anos.
- Morre Amos Kenan, escritor e artista israelita, 82 anos.
- Morre Charles Gwathmey, arquitecto norte-americano, 71 anos.
2010 – Desabamento da mina de ouro e cobre de São José perto de Copiapó, no Chile. 33 Homens ficam encurralados debaixo de terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário