1501 – Data provável para o regresso da armada de Pedro Álvares Cabral a Lisboa, depois da descoberta do Brasil e da viagem à Índia, onde assinou o primeiro acordo comercial com o potentado de Calecute.
1750 - Morre D. João V, fundador da Academia Real de História, da escola cirúrgica do Hospital Real de Todos os Santos e do Seminário da Patriarcal.
1814 – O Papa Pio VII restitui, “no mesmo estado antigo”, o património da Companhia de Jesus.
1872 – Nasce o poeta Ângelo Lima, nome da revista Orpheu, diretor artístico da Geração Nova.
1886 – Morre o compositor e pianista húngaro Franz Liszt.
1911 – Morre a Rainha Maria Pia, em Stupinigi (arredores da cidade italiana de Turim).
1919 - Nasce o escritor italiano Primo Levi, autor de "Se Isto É um Homem” e "Sistema Periódico", sobrevivente do campo de extermínio nazi de Auschwitz.
1944 - II Guerra Mundial. Antoine de Saint-Exupéry, 43 anos, escritor e aviador francês, autor de “O Principezinho”, desaparece num voo de reconhecimento.
1952 – A CP apresenta o Plano da Rede Unificada Portuguesa.
1954 - É inaugurada a Barragem do Cabril.
1959 – Constituição da organização separatista basca ETA (Euskadi Ta Askatasuna – Pátria Basca e Liberdade) por estudantes dissidentes dos grupos nacionalistas EKIN-EGI.
1961 – A Irlanda pede a adesão à CEE.
1963 – O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução que condena a política colonialista da Ditadura de Oliveira Salazar.
1975 - A Turquia rejeita o pedido do presidente dos EUA Gerald Ford para a reabertura das bases militares norte-americanas no país.
1983 - A União Cívica Radical, o segundo partido da Argentina depois dos peronistas, escolhe o advogado Raul Alfonsin para candidato às presidenciais de 30 de outubro.
1986 - As agências Notícias de Portugal e ANOP assinam o protocolo para a constituição de uma única agência nacional de notícias, a LUSA, que entrará em funcionamento a 01 de janeiro de 1987.
1988 – Husein da Jordânia renuncia ao território da Cisjordânia, ocupado por Israel desde 1967, para favorecer a criação do Estado palestiniano.
1991 – São assinados os acordos do Tratado START, para a diminuição em 30 por cento do arsenal nuclear dos EUA e da URSS.
1994 - O Conselho de Segurança da ONU autoriza a intervenção militar no Haiti, sob comando dos EUA, para permitir o regresso do presidente no exílio, Jean-Bertrand Aristide.
1995 - A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança a lotaria instantânea.
2001 – Morre o marechal Francisco da Costa Gomes, 87 anos, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (1973-74), membro da antiga Junta de Salvação Nacional, presidente da República Portuguesa (1974-76).
2002 – Começa a IV Cimeira da CPLP, em Brasília, com o novo Estado membro, Timor-Leste.
– A escritora portuguesa Maria Velho da Costa recebe o Prémio Camões.
2003 - O Presidente da República veta a Lei-quadro de criação dos Municípios. Nem Fátima, nem Canas de Senhorim passam a concelho.
- Deixa de ser produzido o modelo “carocha” da Volkswagen.
2004 – Explosão e incêndio da refinaria da Galp, em Leixões, causados pela fuga de crude numa conduta.
2005 - A Coreia do Norte e a Coreia do Sul chegam a acordo sobre a reposição das ligações por estrada e caminhos-de-ferro, até ao final do ano.
– Morre Manuela Tojal, 49 anos, estilista.
2006 - O Ministério das Finanças divulga a Lista dos Devedores ao Fisco.
- O Ministério Público arquiva o processo por suspeita de abuso de poder, corrupção passiva e violação do segredo de Estado do antigo ministro do Ambiente Luís Nobre Guedes, no âmbito do caso Portucale.
- O Conselho de Estado de Timor-Leste autoriza Xanana Gusmão a prorrogar o estado de emergência no país até 20 de agosto.
- O Conselho de Segurança da ONU exige ao Irão a suspensão do programa nuclear até 31 de agosto. Teerão rejeita.
2007 - O ex-GNR de Santa Comba Dão António Costa, acusado do homicídio de três jovens, é condenado a 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, pelo Tribunal da Figueira da Foz.
- Abre ao público, em Matosinhos, a maior loja Ikea da Península Ibérica e a segunda em Portugal.
- É inaugurado o terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, um investimento de 18 milhões de euros, que vai servir dois milhões de passageiros por ano.
– O Conselho de Segurança da ONU aprova uma resolução que prevê o destacamento de uma força conjunta das Nações Unidas e da União Africana para o Darfur, no Sudão. A Unamid será constituída por cerca de 26.000 militares e polícias, maioritariamente africanos.
- O exército britânico conclui a missão de segurança na Irlanda do Norte.
2008 - Numa declaração que abriu os noticiários das televisões, o Presidente da República, Cavaco Silva, alerta para a possibilidade de o novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores colocar em causa a separação de poderes e as competências dos órgãos de soberania consagrados na Constituição
- O Conselho de Ministros nomeia a professora universitária Maria João Monteiro Brilhante como a nova presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II
- Morre o artista plástico brasileiro Athos Bulcão, cujas esculturas e azulejos decoram os principais edifícios de Brasília, aos 90 anos, vítima de ataque cardíaco.
2010 - Chelsea Clinton, a única filha de Hillary e Bill Clinton, casa-se em Rhinebeck, a norte de Nova Iorque, com Marc Mezvinsky, um investidor bancário de 32 anos.
- Morre, aos 68 anos, vítima de cancro, Tom Mankiewicz, realizador e argumentista norte-americano, autor de argumentos para a saga “James Bond” e de “Super-Homem”.
- Morre, aos 96 anos, Suso Cecchi d’Amico, dita a “rainha dos argumentistas”, figura fundamental do cinema italiano do pós-guerra e do movimento neo-realista, que assinou obras de Visconti, Rosselllini e De Sica. Em 1994, recebeu o Leão de Ouro de homenagem à carreira no Festival de Veneza.
Sem comentários:
Enviar um comentário