6 de julho de 2011

Efemérides - 06 de julho

Principais acontecimentos registados no dia 06 de julho:

1535 - O humanista Sir Thomas More, autor de “Utopia”, é condenado à morte pelos tribunais de Henrique VIII de Inglaterra.

1809 — Pio VII é preso pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte, sendo levado para França. Apenas em 1812 regressará a Roma.

1843 - Morre o poeta Johann Friedrich Hölderlin, figura maior do Romantismo alemão.

1854 – Realiza-se a primeira reunião do Partido Republicano dos EUA.

1885 - Louis Pasteur inocula a primeira vacina bem sucedida contra a raiva, num rapaz mordido por um cão.

1898 – Nasce o compositor alemão Hans Eisler.

1907 – Nasce a pintora mexicana Frida Kahlo.

1917 – Grande Guerra 1914-18. Forças árabes comandadas por TE Lawrence tomam o porto de Aqaba, aos turcos.

1919 — Primeira travessia do Oceano Atlântico por um dirigível de fabrico britânico. Cumpriria ainda a viagem de regresso ao Reino Unido.

1922 — No Brasil, ocorre a Revolta dos Tenentes, comandada por Sequeira Campos, contra as situações de privilégio de políticos e dos donos das plantações de café.

1923 – É constituída a URSS e consagrado Lenine, como líder, com a aprovação da Constituição Federal e do órgão supremo, o Congresso dos Sovietes.

1929 – Estreia, em Paris, o primeiro filme de Luis Buñuel e Salvador Dalí “Um Cão Andaluz”.

1930 – Morre Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes.

1945 — A Nicarágua é o primeiro país do mundo a aceitar, oficialmente, a Carta das Nações Unidas.

1957 – Os jovens britânicos Paul McCartney e John Lennon conhecem-se em Liverpool, no final de um concerto da banda Querryman, liderada por Lennon.

1962 — Morre o escritor norte-americano William Faulkner, autor de “O Som e a Fúria” e “Luz em Agosto”, Prémio Nobel da Literatura em 1949.

1964 — A Niassalândia, protetorado britânico desde 1891, ascende à independência com o nome República do Malawi.

1970 – Guerra Colonial. Operação Nó Górdio. Assalto das tropas portuguesas à Base Gungunhana, da Frelimo, no planalto central de Moçambique, concebida por Kaúlza de Arriaga. Morrem dezenas de pessoas e há centenas de feridos. A guerra aumenta de intensidade no Norte e alastra em direção a Sul.

1971 – Morre o compositor e músico de jazz Louis Armstrong, “Scatchmo”. Um mês depois, a 04 de agosto, cumpriria 70 anos.

1972 – Oposição do Parlamento chileno à proposta de revisão constitucional apresentada pelo presidente Salvador Allende.

1975 — As Ilhas Comores proclamam a independência.

1976 — São divulgados os resultados finais das Presidenciais, garantindo a eleição de António Ramalho Eanes, com 60,79 por cento dos votos.

1983 - O Parlamento português aprova, por maioria, a autorização legislativa que permite abrir os sectores da banca, dos seguros, dos adubos e dos cimentos à iniciativa privada.

- A administração e os representantes dos trabalhadores da Lisnave assinam o protocolo que prevê o estabelecimento da “paz laboral” na empresa durante três meses.

1989 – Os EUA destroem o último míssil Pershing 1-A do seu arsenal militar.

- O líder da URSS Mikhail Gorbatchov declara, perante o Conselho Europeu, que Moscovo não interferirá nas decisões políticas tomadas pelos diferentes países de Leste.

1992 — A Comunidade Europeia concede a Angola um auxílio de 360 mil contos para o processo de recenseamento eleitoral.

1997 — São identificados os restos mortais de Ernesto “Che” Guevara, descobertos dias antes numa vala comum, na Bolívia.

- A sonda Sojourner, transportada até Marte pela nave Mars Pathfinder, inicia a recolha de imagens do planeta.

1999 – Morre o compositor espanhol Joaquín Rodrigo, 97 anos, autor do “Concerto de Aranjuez”, para guitarra e orquestra.

2000 – É aprovada a Reforma da Segurança Social.

2002 – É assassinado um dos três vice-presidentes do Afeganistão, Haji Abdul Qadir, pertencente à etnia maioritária Pastun.

- Morre o cineasta norte-americano John Frankenheimer, 72 anos, realizador de “O Homem de Alcatraz” e “The French Connection”.

2003 - A ONU aprova o primeiro Código Penal para Kosovo.

– O presidente da Libéria, Charles Taylor, aceita partir para o asilo político.

- O Partido Revolucionário Institucional, que perdera a Presidência mexicana depois de 71 anos no poder, obtém a maioria nas eleições parlamentares.

2004 – Morre Thomas Klestil, 71 anos, presidente austríaco, dois dias antes da conclusão do seu mandato presidencial.

2005 - A coleção de arte do empresário português António Champalimaud é leiloada em Londres.

– Morre Claude Simon, 91 anos, escritor francês, Nobel da Literatura em 1985, nome chave do "nouveau roman"

- Morre Evan Hunter ou Ed McBain, pseudónimos de Salvatore Lombino, 78 anos, escritor norte-americano, autor de "Sementes de Violência".

2006 – São aprovadas a Lei de Base do Desporto e a proposta de alteração do Código de Procedimento e de Processo Tributário para o acesso a elementos protegidos pelo sigilo bancário.

2007 - Acordo Ibero-americano de Segurança Social. Portugal e mais 16 países ibero-americanos assinam no Chile um acordo multilateral que garante a atribuição de pensões sociais a cerca de cinco milhões de trabalhadores emigrantes.

- É constituída em Timor-Leste uma aliança da oposição para uma maioria parlamentar com vista á formação de um governo alternativo à Fretilin, que venceu as eleições legislativas de 30 de Junho.

- A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) deixa de poder voar no espaço aéreo europeu, por decisão da Comissão Europeia.

- Os primeiros Prémios Gulbenkian são atribuídos a Ângelo de Sousa (Arte), Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal (Beneficência), a Maria do Carmo Fonseca e Luís Barreira (Ciência) e ao Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual.

- O filme "Atrás das Nuvens", de Jorge Queiroga, recebe o prémio de melhor longa-metragem no II Festival Internacional de Cinema Português em Toronto.

2008 - Um prédio devoluto, com seis pisos, arde completamente na Avenida da Liberdade em Lisboa, tendo as chamas sido dominadas três horas depois da deflagração. Afetado pelas chamas foram também dois outros prédios - um contíguo, propriedade da Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, e outro na Rua da Glória - o que obrigou alguns dos seus moradores a serem alojados em pensões.

- O tenista espanhol Rafael Nadal conquista o primeiro título em Wimbledon, ao vencer o suíço Roger Federer na final mais longa da história do torneio inglês de relva, terceira prova do Grand Slam. A partida foi disputada ao longo de 4:48 horas e interrompida várias vezes devido à chuva.

2010 - Morre, aos 89 anos, a escritora Matilde Rosa Araújo, autora do “Cantar da Tila”, renovadora da literatura infantil, defensora dos direitos da criança e fundadora da secção portuguesa da Unicef. Licenciada em Filologia Românica, foi professora no ensino secundário.

- Jorge Humberto Fagundes, advogado de presos políticos durante a ditadura, morre aos 74 anos. Militou no MDP e aderiu, em 1974, ao partido da esquerda radical PRP/BR, ao lado de Isabel do Carmo.

- Morre, aos 85 anos, Rudolf Leopold, médico oftalmologista e famoso colecionador de arte austríaco, considerado o descobridor e grande especialista de Egon Schiele (pintor austríaco ligado ao movimento expressionista).

Sem comentários:

Enviar um comentário