5 de julho de 2011

Efemérides - 05 de julho

Principais acontecimentos registados no dia 05 de julho:

1687 – Publicação da primeira edição integral dos “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” (“Principia”), de Isaac Newton.

1811 - A Venezuela declara a independência.

1830 – Início da invasão do Norte de África pelas forças francesas, que tomam Marrocos, Tunísia e Argélia, consolidando o poder nos 17 anos seguintes.

1852 – D. Maria II sanciona o Acto Adicional à Carta Constitucional. É abolida a pena de morte para crimes políticos.

1889 – Nasce o escritor, cineasta e artista francês Jean Cocteau, autor de “A Voz Humana”, “Orfeo”, “Opium”.

1932 - Toma posse o primeiro Governo presidido por Oliveira Salazar. Ministro das Finanças, até à data, Salazar já detinha o poder real.

1945 – II Guerra Mundial. Retirada do Exército Vermelho da Checoslováquia.

1946 - Primeiro desfile do bikini, novo fato de banho feminino de duas peças, de Louis Reard, na piscina Molitor de Paris.

1948 – Lançamento do modelo inicial do Serviço Nacional de Saúde, no Reino Unido.

1954 – A estação pública britânica de televisão, BBC, transmite o primeiro noticiário.

- Elvis Presley realiza a primeira gravação de “That’s all right”, nos estúdios Sun Records, em Memphis, EUA.

1962 – Proclamação da independência da Argélia, aprovada em referendo por 99,62 por cento dos eleitores. A proclamação decorre 132 anos após a invasão francesa e oito anos depois do início da guerra pela autodeterminação, a 31 de outubro de 1954.

1973 - O Governo do Ruanda é derrubado por um golpe militar.

1975 – Independência de Cabo Verde, depois de 500 anos sob domínio português.

1978 – É publicada a primeira Lei Orgânica do Ministério Público (Lei 39/78), que estabelece o estatuto de autonomia da magistratura, no âmbito da Constituição de 1976.

1979 – Assinatura do acordo entre o PPD-PSD de Francisco Sá Carneiro, o CDS de Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa, e o PPM de Gonçalo Ribeiro Telles, para a constituição da AD, Aliança Democrática.

- Sai o primeiro número do “Jornal 1X2”, publicação técnica e especializada, com informação muito específica: estatísticas, comportamentos de números, dados de saída de algarismos, prognósticos de resultados e listas de números premiados. É usado por quem aposta nos jogos sociais como forma de ter maior probabilidade de sucesso.

1983 – É publicado o diploma que cria a Reserva Ecológica Nacional.

1984 - O antigo ministro soviético dos Negócios Estrangeiros Yacheslav Molotov, 94 anos, é readmitido no Partido Comunista, duas décadas depois de ter sido afastado do poder.

1986 - A Estátua da Liberdade é reaberta ao público, depois de dois anos de obras de restauro.

1988 – A Igreja Anglicana passa a admitir o exercício do sacerdócio pelas mulheres.

1989 – O antigo conselheiro de segurança do presidente Ronald Reagan, Oliver North, é condenado pela participação no escândalo Irão-Contras.

1991 - O ANC elege Nelson Mandela, 72 anos, para a presidência do partido.

- O Banco de Crédito Comercial Internacional suspende a atividade em 69 países, depois da descoberta de fraudes e comprovada a participação em operações de “lavagem de dinheiro” do tráfico de droga.

1992 - Madre Teresa de Calcutá recebe o Prémio UNESCO da Educação, pelo combate à pobreza e injustiça.

1993 - Morre Maria Teresa de Noronha, 75 anos, nome que marca a nobreza do fado.

1994 – Yasser Arafat dá posse ao Governo palestiniano, em Jericó.

1996 – Nasce a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado. Produzida pela equipa do professor Ian Wilmut do Instituto Roslin de Edimburgo, o nascimento seria anunciado em fevereiro do ano seguinte.

2000 – Morre o engenheiro português Edgar Cardoso, 87 anos.

2002 – O Governo do Iraque rejeita o regresso dos inspetores de armamento da ONU ao país.

2003 - A portuguesa OGMA e a brasileira Embraer ganham o contrato de oito milhões de euros para a manutenção dos aviões ERJ-145 da Força Aérea Belga.

- A Organização Mundial de Saúde dá por controlado o surto da chamada pneumonia atípica, que causou 812 mortos, entre 8439 pessoas afectadas, em 30 países.

- Atentado à bomba num concerto rock de Moscovo. Morrem 20 pessoas.

2004 – O primeiro-ministro Durão Barroso apresenta a demissão ao presidente da República, Jorge Sampaio.

- O escritor Urbano Tavares Rodrigues recebe o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco pela obra "A Estação Dourada".

2005 – A administração da Fundação Calouste Gulbenkian decide o fim imediato da companhia de dança Ballet Gulbenkian e anula a Temporada 2005-06 anunciada.

- Morre Abdul-Majid Shoman, 94 anos, antigo presidente do Banco Árabe, determinante na consolidação da OLP.

2006 - A Lei da Paridade é aprovada na Assembleia da República, com alterações propostas pelo PS, após o veto presidencial.

- A Coreia do Norte lança sete mísseis, um dos quais de longo alcance.

2007 - Sérgio Parreira de Campos é eleito presidente do conselho de administração da holding estatal da indústria de defesa Empordef - Empresa Portuguesa de Defesa.

- As alterações ao estatuto do aluno propostas pelo Governo para combater a indisciplina são aprovadas na generalidade na Assembleia da República.

- O decreto-lei que prevê a atribuição de apoios financeiros estatais aos idosos mais carenciados para a compra de medicamentos, óculos, lentes e próteses dentárias removíveis é publicado em Diário da República.

- EPUL. O juiz do Tribunal de Instrução Criminal Alfredo Costa decide não levar a julgamento o caso dos prémios pagos aos administradores da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa por considerar que os factos apontados não constituem crime. Eram arguidos no processo o ex-vice-presidente da Câmara de Lisboa Fontão de Carvalho, a antiga vereadora do Urbanismo Eduarda Napoleão e os ex-administradores da empresa Arnaldo Carvalho João, Aníbal Cabeça e Luísa Amado.

- O antigo major hutu do exército ruandês Bernard Ntuyahaga é condenado a 20 anos de prisão por um tribunal da Bélgica pelo assassínio de dez soldados belgas da Missão das Nações Unidas no Ruanda, Minuar, a 6 de abril de 1994.

- Morre a soprano francesa Régine Crespin, aos 80 anos.

2008 - A norte-americana Venus Williams vence pela quinta vez o torneio de Wimbledon, em Londres, terceira prova do Grand Slam, ao derrotar a sua irmã Serena na final.

Sem comentários:

Enviar um comentário