1491 - Morre o infante D. Afonso, filho único e herdeiro de D. João II.
1647 – É criada a Aula de Fortificação e Arquitectura Militar, na Ribeira das Naus, em Lisboa.
1793 – Revolução Francesa. Assassínio de Jean-Paul Marat, membro da Comissão de Observação da Convenção, um dos principais agentes da política jacobina.
1832 – É descoberta a nascente do rio Mississippi, nos EUA.
1878 – O Tratado de Berlim dissolve o Império Otomano.
1911 - Entra em funcionamento a Universidade de Lisboa, instalada transitoriamente na Sociedade de Geografia.
1930 – Começa o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol, no Uruguai.
1935 - Os EUA e a URSS assinam o pacto comercial.
1936 – É morto, em Madrid, o deputado José Calvo Sotelo, facto que acelera o início da Guerra Civil de Espanha. Francisco Franco reúne tropas em Ceuta.
1943 – II Guerra Mundial. Fracassa a ofensiva nazi alemã em Kursk, na URSS.
1951 – Morre o compositor Arnold Schoenberg, mentor da chamada segunda escola de Viena.
1954 – Morre a artista plástica mexicana Frida Kahlo.
1958 - O Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, escreve a Oliveira Salazar, criticando a política corporativista do regime, que considera “para espoliar os operários do direito natural de associação”. Será proibido de entrar em Portugal durante 10 anos, sendo mantido sob vigilância da PIDE até 25 de abril de 1974.
1973 – É publicado o Decreto 353/73 que prevê a integração de milicianos no Quadro Permanente das Forças Armadas e precipita a criação do MFA.
1977 - O Senado norte-americano aprova uma verba de mais de 14 milhões de dólares para a produção da bomba de neutrões.
1979 - A Comissão Internacional para a Pesca da Baleia aprova a salvaguarda do Oceano Índico por um período de dez anos.
1983 - O Parlamento britânico rejeita a moção do Governo, para a reposição da pena de morte.
1985 – Live Aid. Concerto rock de 16 horas, repartidas pelos palcos de Londres e Nova Iorque, para a angariação de fundos contra a fome em África.
1986 - O Presidente da República Portuguesa Mário Soares pede a comutação da pena de morte a 12 personalidades da Guiné-Bissau.
1988 – É abolida a pena de morte no Haiti.
1996 - A Câmara dos Representantes dos EUA inviabiliza o quadro legal para o casamento de pessoas do mesmo sexo.
2001 – O Comité Olímpico Internacional atribui a Pequim os Jogos de 2008.
2002 - É encontrado morto o coreógrafo russo Evgueni Panfilov, pioneiro da dança contemporânea na antiga URSS.
2003 – Morre Henrique Barrilaro Ruas, 81 anos, professor, ensaísta, deputado de 1979 a 1983, co-fundador do Partido Popular Monárquico.
2004 - Filipa Pais ganha o prémio José Afonso pelo disco “À Porta do Mundo”.
- Morre Carlos Kleiber, 74 anos, maestro argentino de origem austríaca, um dos mais prestigiados e enigmáticos regentes do século XX.
2006 - Israel impõe um bloqueio aéreo, marítimo e terrestre ao Líbano no quadro resultante da ofensiva do Hezbollah.
- O preço por barril de petróleo marca novos recordes, ultrapassando os 76 dólares, em Londres e Nova Iorque.
- Morrem Sérgio Ferreira, 59 anos, escritor e produtor de televisão, e Vítor Correia, 64 anos, antigo árbitro internacional.
2007- É confirmada a primeira morte em Portugal relacionada com a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jacob.
- O Tribunal de S. João Novo, no Porto, absolve os 16 jornalistas acusados de violação do segredo de justiça no âmbito do processo Casa Pia.
- Jaime Santos, um dos arguidos julgados no caso da decapitação de um homem, em 2004, é condenado a 10 anos de cadeia por homicídio qualificado na forma tentada, ocultação de cadáver e posse de arma proibida.
- O poeta Fernando Echevarría vence, com “Obra Inacabada”, a edição de 2007 do Prémio Sophia de Mello Breyner Andresen.
- Morre o ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Justino do Fundo, aos 74 anos, vítima de paragem cardíaca. O antigo autarca penafidelense esteve onze anos na presidência da Câmara, entre 1983 e 1994, tendo sido eleito sempre em lista do Partido Socialista.
2008 - Os 43 Estados-membros da União para o Mediterrâneo, que se reuniram em Paris para formalizar o organismo, comprometem-se a construir "um caminho para a paz, democracia, prosperidade e compreensão humana, social e cultural", lê-se na declaração final
- A seleção portuguesa de râguebi sagra-se campeã europeia de sevens, ao vencer a equipa de Gales por 26-12, em jogo disputado em Hannover, na Alemanha
- Morre o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros polaco Bronislw Geremek, figura proeminente da oposição anticomunista, com 76 anos, num acidente de viação, no oeste da Polónia
- Morre o padre Pedro Santos, que nas últimas duas décadas se empenhou na recuperação do Mosteiro de Santa Maria de Semide, Miranda do Corvo, aos 82 anos.
2010 - A Assembleia Nacional francesa aprova, por larga maioria, o projeto de lei que proíbe o uso do véu islâmico integral em espaços públicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário