1497 — A armada de Vasco da Gama parte de Belém, em Lisboa, rumo à Índia. É composta pelas naus São Gabriel, São Rafael e Bério. Vasco da Gamara atingirá Calecut e regressará a Lisboa em 1499.
1621 – Nasce o escritor francês Jean de la Fontaine, autor das “Fábulas”.
1832 – Guerra Civil. A esquadra de D. Pedro IV atinge a praia do Mindelo, em Vila do Conde. Tem por objectivo repor a Constituição liberal.
1840 — Nasce na Horta, Açores, Manuel de Arriaga, o primeiro presidente da República Portuguesa.
1889 – Sai o primeiro número do The Wall Street Journal.
1907 - Florenz Ziegfeld estreia as primeiras “Ziegfeld Follies”, em Nova Iorque.
1912 — Em Portugal, a cidade de Chaves resiste ao cerco das forças monárquicas, procedentes de Espanha.
1920 — O Reino Unido anexa o protetorado da África Oriental, passando a designá-lo por colónia do Quénia.
1926 — O general Gomes da Costa, que chefiara o golpe de Estado de 28 de maio de 1926, é afastado da Presidência da República pelo ministro do Negócios Estrangeiros, Óscar Carmona.
1940 — II Guerra Mundial. O Governo da Noruega muda-se para Londres, depois de 62 dias de luta contra os invasores nazis.
1943 - II Guerra Mundial. Morre Jean Moulin, resistente francês à ocupação nazi, depois de onze dias de tortura da Gestapo.
1949 – A França assume a presidência do Conselho da Europa, criado no anterior mês de maio.
1959 – A Grécia apresenta o pedido de associação à CEE. As negociações preliminares começam a 10 de setembro.
1964 — Inauguração do aeroporto do Funchal.
1969 – Guerra do Vietname. Primeira retirada de forças norte-americanas, com o regresso a casa de 800 militares do 9º de Infantaria. A saída das tropas dos EUA estender-se-á até novembro de 1972.
1974 – É apresentado o documento "Aliança POVO/MFA para a construção da sociedade socialista em Portugal”.
1978 — Incêndio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, perdendo-se quase todo o seu acervo. São destruídas obras de Picasso, Joan Miró, Salvador Dali, Max Ernst, René Magritte.
1986 — Kurt Waldheim, antigo secretário-geral da ONU, assume a Presidência austríaca. Pouco depois seriam confirmadas as suspeitas sobre a sua participação no extermínio e deportação de judeus, enquanto oficial do exército nazi.
1990 – Morre a atriz Amélia Rey Colaço.
1992 — São comercializados os primeiros medicamentos genéricos em Portugal.
2001 – Os restos mortais da fadista Amália Rodrigues são trasladados para o Panteão Nacional.
2002 – A Organização de Unidade Africana reúne-se pela última vez. A OUA articulou a luta pela independência das antigas colónias europeias em África. Dá lugar à União Africana.
2003 - A Convenção Europeia, que elaborou o projeto do Tratado Constitucional, reúne-se em sessão plenária, pela última vez, em Bruxelas.
- A sonda norte-americana Opportunity parte de Cabo Canaveral, na Florida, em direção a Marte.
2004 - Morre Henrique Mendes, 73 anos, apresentador de TV, profissional da rádio, actor, um dos pioneiros da televisão em Portugal.
- Primeira interpretação, em Portugal, da obra «Gurrelieder», de Arnold Schoenberg, 91 anos após a estreia.
2005 - Cimeira do G8 decide o aumento da ajuda em 50 mil milhões de dólares, até 2010, e o perdão da dívida a 18 dos países com menos recursos.
2006 - José Ramos Horta é nomeado primeiro-ministro de Timor-Leste.
- A seleção portuguesa fica em 4º lugar no Mundial de futebol ao perder com a seleção alemã por 3-1.
2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura a Ponte da Lezíria, sobre o rio Tejo, entre o Carregado e Benavente.
2008 - O Parlamento Europeu aprova a inclusão, a partir de 2012, do sector da aviação no Comércio Europeu da Licenças de Emissão de gases poluentes, com salvaguardas para as regiões ultraperiféricas, como os Açores e Madeira.
2010 - Tribunal de Justiça da UE considera não justificadas as "restrições" no capital da Portugal Telecom, resultantes da “golden share” do Estado, dando razão à Comissão Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário