1536 - Morre Erasmo de Roterdão, figura central do humanismo europeu.
1768 – Morre o compositor espanhol José Melchior de Nebra Blasco.
1810 - Napoleão anexa a Holanda.
1822 - As Cortes Constituintes votam a Lei Eleitoral, a primeira, em Portugal, a prever o voto direto e secreto.
1836 – Nasce o compositor brasileiro Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarani”.
1846 – Nasce o escritor francês Leon Bloy.
1919 – A Holanda estabelece a jornada de trabalho de oito horas.
1921 – Tréguas entre a Inglaterra e o Sinn Fein, na Irlanda.
1930 – Nasce o filólogo norte-americano Harold Bloom, autor de “O Canon Ocidental”.
1932 - Revolução constitucionalista no Brasil contra a ditadura de Getúlio Vargas. O Governo de São Paulo e o povo do Estado reclamam eleições e promulgam a Constituinte.
1936 – Pacto de Paz entre a Alemanha de Hitler e a Áustria. A anexação do país pelas forças nazis ocorreria em 1938.
1937 – Morre o compositor norte-americano George Gershwin, autor de “Porgy and Bess”.
1960 - Independência do antigo Congo belga.
1972 – Guerra Colonial. Acção das Brigadas Revolucionárias contra transportes do Exército em Cabo Ruivo, Lisboa.
1973 – Marcello Caetano, presidente do Governo, nega o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, que causou perto de 400 vítimas civis, revelado na véspera pelo jornal The Times.
1974 – Morre o escritor sueco Per Lagerquist, Nobel da Literatura em 1951.
1978 - Um camião cisterna carregado de combustível despista-se e explode perto do parque de campismo de Terragona, Espanha. Morrem mais de 180 pessoas.
1979 - O laboratório espacial norte-americano Skylab desintegra-se ao entrar na atmosfera terrestre, depois de seis anos em órbita.
1989 – Morre o ator inglês Laurence Olivier, 82 anos, protagonista de “Rebecca”, “Ricardo III”, “Hamlet”.
1992 - O escritor português José Saramago recebe o Prémio de Romance e
Novela da APE, por “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.
1995 – Guerra na Bósnia. Massacre de Srebrenica. Mais de 7.000 muçulmanos bósnios são executados e os corpos enterrados em valas comuns.
- O ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger admite ter tido conhecimento da invasão de Timor-Leste, em 1975, um dia antes do facto.
1996 - O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia emite o mandado de captura contra os líderes sérvios bósnios Radovan Karadzic e Ratko Mladic, por crimes contra a humanidade e genocídio.
1999 – O secretário-geral da ONU adia o recenseamento para o referendo em Timor-Leste e exige condições de segurança ao Governo indonésio.
2000 – Começa em Camp David, EUA, a cimeira de paz israelo-palestiniana entre Ehud Barak e Yasser Arafat, com mediação de Bill Clinton.
2001 - Portugal conquista 20 medalhas, entre as quais três de ouro, no campeonato mundial de atletismo para deficientes.
– Morre a cantora portuguesa Cândida Branca Flor, 51 anos.
2002 - A Assembleia da República aprova o Regime de Excepção para os Touros de Morte, em Barrancos.
2003 – O grupo Pestana vence a operação de privatização da Enatur.
2005 - É criado o fundo de apoio à floresta.
- O Tribunal de Setúbal absolve duas mulheres acusadas da prática de aborto, a pedido do Ministério Público e da defesa.
2006 - O antigo primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri é constituído arguido no processo sobre a distribuição de armas a civis.
- Morre o antigo inspetor da PIDE António Rosa Casaco, 91 anos, líder da brigada que assassinou o general Humberto Delgado.
2007 - O Tribunal da Relação de Lisboa confirma a condenação de Vale e Azevedo e da notária Lídia Menezes no caso "Dantas da Cunha".
- O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, IHRU assina um acordo com a Fundação D. Pedro IV para as casas sociais dos bairros dos Lóios e Amendoeiras, Lisboa, voltarem à posse do Estado.
- O Parlamento Europeu aprova o mandato dado à presidência portuguesa da União Europeia para a conferência intergovernamental (CIG) com vista à redação e aprovação do futuro Tratado.
- O Supremo Tribunal da Líbia confirma as penas de morte das cinco enfermeiras e o médico búlgaros, condenados à pena capital por terem infetado mais de 400 crianças com o vírus da sida.
- Os quatro homens considerados culpados de conspiração terrorista pelos atentados falhados de 21 de julho de 2005 em Londres são condenados a prisão perpétua.
- O velocista português Francis Obikwelu é eleito o melhor atleta europeu do mês de junho.
- O sociólogo britânico de origem alemã Ralf Dahrendorf é galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais 2007.
- A Associação Portuguesa de Escritores atribui o Prémio Vida Literária APE/CGD ao investigador de literatura Vítor Aguiar e Silva.
- O Centro de Educação Judaico-Árabe, com o projeto "Mão na Mão", que promove o bilinguismo e o diálogo inter-cultural em Israel, vence a primeira edição do Prémio Internacional Calouste Gulbenkian.
2008 - O preço do petróleo atingiu o valor máximo de 147,27 dólares
- A Lei de Segurança Interna é aprovada em votação final no Parlamento apenas com os votos do PS, mas dois deputados socialistas - Manuel Alegre e Teresa Alegre Portugal - juntaram-se à oposição no voto contra
- Cinquenta indivíduos envolvem-se, pela segunda vez em menos de 24 horas, num desacato com armas de fogo no Bairro da Quinta da Fonte, no Concelho de Loures
- A Federação Portuguesa de Futebol anuncia a contratação de Carlos Queiroz para o cargo de selecionador nacional, com contrato válido até 2012. Carlos Queiroz foi a primeira escolha da Federação para o cargo de selecionador e recolhe a unanimidade das principais figuras da modalidade
- Morre o cirurgião cardiovascular Michael DeBakey, pioneiro das operações para fazer “bypass”, morreu em Houston, sul do Texas, EUA, com 99 anos.
2010 - A Espanha vence pela primeira vez um Campeonato do Mundo de Futebol (na África do Sul) tendo derrotado a seleção da Holanda por 1-0 após prolongamento.
- A seleção portuguesa de râguebi de sevens sagra-se, pela sétima vez, campeã da Europa, ao derrotar na final a França por 12-05.
- Atentado à bomba, no Uganda, faz 74 mortos e é reivindicado pelo grupo islamita somali al-Shabaab, com ligações à Al-Qaeda.
- Eclipse solar, visto do sul do oceano Pacífico e de parte do extremo sul da América do Sul. O eclipse foi total nas Ilhas Cook, na Polinésia Francesa, na Ilha da Páscoa e no extremo sul do Chile e da Argentina. Não foi visível no hemisfério norte.
Sem comentários:
Enviar um comentário