1647 – Nápoles, sob o domínio de Espanha desde meados do século XVI, revolta-se contra Filipe IV, em protesto pelo aumento dos impostos.
1753 – O Parlamento britânico aprova a Lei que concede a naturalização aos judeus radicados no país.
1809 – Chega a Lisboa o poeta inglês Lord Byron.
1846 – Declaração de guerra do México aos EUA, pela política expansionista da potência do Norte.
1858 – Nasce o escritor e filólogo José Leite de Vasconcelos, autor de “Lições de Philologia Portuguesa” e da antologia de “Textos Archaicos”.
1860 – Nasce, na Boémia, o compositor austríaco Gustav Mahler.
1874 - Morre o poeta português Manuel Negrão, um dos fundadores da Arcádia Lusitana.
1877 – Início da travessia de África por Serpa Pinto, com Brito Capelo e Roberto Ivens, que se estenderia até 1879.
– É fundada a Bell Telephone Company, nos EUA. Transformar-se-á na maior empresa de telecomunicações do mundo, sendo obrigada ao desmembramento, nos anos de 1980.
1887 – Nasce o pintor Marc Chagall.
1899 – Nasce o cineasta norte-americano George Cukor, realizador de “Mulheres”, “Philadelphia Story”, “Célebres e Ricas”.
1911 – Nasce o compositor italiano Gian Carlo Menotti, autor de “Amahl and the Night Visitors” e “Help! Help! The Globolinks!”, fundador do Festival de Spoleto.
1918 – Grande Guerra 1914-18. Forças navais britânicas bombardeiam Istambul.
1923 – Morre, em Lisboa, o escritor e diplomata Guerra Junqueiro, autor de
“A Velhice do Padre Eterno”, “Os Simples” e de “Viagem à Roda da Parvónia”, com Guilherme de Azevedo.
1951 – A RCA faz a primeira demonstração pública de televisão a cor, nos EUA.
1954 – Estreia de Elvis Presley na rádio, na WHBQ de Memphis, com a canção “That’s all Right”.
1967 – Começa a guerra do Biafra (1967-70). Tropas federais da Nigéria invadem o território que tinha proclamado a independência a 30 de maio.
1974 - É criado o Comando Operacional do Continente, COPCON, que fica sob a liderança de Otelo Saraiva de Carvalho.
1979 – Toma posse o V Governo Constitucional, liderado pela primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo.
- Os EUA e a China assinam um novo acordo comercial, concedendo a Pequim um estatuto de privilégio.
1984 - Ao receber as credenciais do novo Embaixador da Indonésia na Santa Sé, João Paulo II reafirma a preocupação com Timor-Leste.
1987 - Começa, em Chernobyl, o julgamento de três funcionários superiores pela explosão de um reator da central nuclear, em 26 de abril de 1986.
1988 - Começa o processo de reprivatizações, com a aprovação da venda do Banco Totta e Açores e da Unicer, em bolsa, até 49 por cento do capital.
1995 - Morre o jornalista Neves de Sousa, 64 anos.
2000 – O Ministro das Finanças e Economia, Joaquim Pina Moura, veta a OPA do consórcio Semapa-Holderbank sobre a Cimpor.
2001 – O PSD-Madeira acrescenta, à sua sigla, a designação Partido da Autonomia, por decisão do Conselho Regional.
- Morre António Pagotto, cineasta italiano de animação, criador de Calimero.
2002 – Morre Pietro Valpreda, 69 anos, figura histórica do anarquismo italiano.
2003 - "No Interior da tua Ausência", de Baptista Bastos, e a "Obra Poética
1960-2000", de João Rui de Sousa, são distinguidos pelo Prémio da Crítica, do Centro Português da Associação Nacional dos Críticos Literários.
- As Nações Unidas consideram a situação dos prisioneiros na base norte-americana de Guantanamo uma violação do Direito Internacional.
- O antigo gigante de telecomunicações WorldCom é condenado ao pagamento de 750 milhões de dólares de indemnizações, pelas fraudes financeiras de 11 mil milhões provadas em tribunal.
2004 - O presidente da Enron Kenneth Lay é acusado pela falência fraudulenta da empresa energética norte-americana.
2005 - Atentados em Londres. Quatro explosões na capital britânica, ao início da manhã, causam 56 mortos e mais de 700 feridos. As explosões afetam sete estações do metropolitano, paralisando a rede, e destroem um autocarro.
- O Instituto da Água confirma a existência de seca severa e extrema em 97 por cento do território português continental.
2006 - O Prémio Nacional de Fotografia é atribuído a Paulo Nozolino.
- A Espanha confirma a existência do primeiro caso do vírus H5N1.
- Morre Syd Barrett, 60 anos, músico e compositor inglês, fundador dos Pink Floyd.
2007 - A escritora Maria Gabriela Llansol recebe o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, pelo romance "Amigo e Amiga".
- Arranca em Sidney, Austrália, o "Live Earth" para 24 horas de música à roda do mundo em protesto contra das alterações climáticas.
- A Torre de Belém, os mosteiros dos Jerónimos, de Alcobaça e da Batalha, o Palácio da Pena e os castelos de Guimarães e Óbidos são eleitos como as Sete Maravilhas de Portugal. As novas Sete Maravilhas do Mundo são a Grande Muralha da China, o Taj Mahal (Índia), o Cristo Redentor (Brasil), Petra (Jordânia), a cidade inca Machu Picchu (Peru), o Coliseu de Roma (Itália) e a pirâmide de Chichén Itzá (México). A iniciativa é criticada pela UNESCO por não contribuir para a preservação dos locais eleitos.
- Morre a jornalista Luísa Rangel, que trabalhou na RDP durante quase vinte anos, em Lisboa, aos 70 anos, vítima de cancro.
2008 - O Sínodo da Igreja Anglicana aprova a ordenação de mulheres bispos, depois de um vivo debate entre conservadores e liberais. O Vaticano reagiu com tristeza a esta decisão sublinhando que constituirá "um novo obstáculo para a reconciliação" entre as duas Igrejas.
Sem comentários:
Enviar um comentário