24 de julho de 2011

Efemérides - 24 de Julho

Principais acontecimentos registados no dia 24 de julho:

1245 - Inocêncio IV retira a autoridade real a Sancho II de Portugal. Sucede-lhe o irmão, Afonso III.

1704 – Ocupação de Gibraltar, pelas forças do almirante inglês George Rooke, durante a Guerra de Sucessão de Espanha.

1780 - Realiza-se a primeira sessão da Real da Academia das Ciências, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

1802 - Nasce o escritor francês Alexandre Dumas, pai.

1827 – Início das “Archotadas”, manifestações noturnas à luz de archotes, em protesto pela instabilidade governativa, após a demissão do marechal Saldanha.

1833 – Guerra Civil 1832-34. As tropas liberais do Duque da Terceira entram em Lisboa.

1885 - Entra em vigor o segundo Acto Adicional à Carta Constitucional, que recupera parte do carácter liberal da primeira Constituição.

1895 – Nasce o escritor e poeta britânico Robert Graves, autor de “Eu, Cláudio”.

1911 – O antropólogo americano Hiram Bingham, à frente de uma expedição da Universidade de Yale, descobre e apresenta ao mundo a cidade inca de Machu Picchu, no Peru.

1922 - O Conselho da Liga das Nações aprova os mandatos para a Palestina e o Egipto.

1923 - A Grécia, a Turquia e os aliados da Grande Guerra de 1914-18 assinam o Tratado de Paz de Lausane.

1942 – II Guerra Mundial. Bombardeamento das cidades alemãs de Frankfurt e Mannheim, pela Força Aérea britânica.

1969 - Os astronautas norte-americanos da Apollo 11, os primeiros homens a irem à Lua, chegam a Terra. São recolhidos da cápsula da nave espacial, no Oceano Pacífico.

1974 – O Supremo Tribunal dos EUA decide, por unanimidade, obrigar Richard Nixon a entregar as 64 gravações relacionadas com o Caso Watergate, à equipa de investigação, rejeitando os “privilégios presidenciais”.

1975 - A nave espacial norte-americana Viking I poisa em Marte e inicia, de imediato, as análises com que se pretende verificar se existe ou não vida no planeta.

1977 - O presidente egípcio Anwar Sadat impõe o cessar fogo imediato com a Líbia.

1984 - Morre o ator português Luís Cerqueira, 57 anos.

1986 - O Parlamento português aprova o novo Estatuto da Região Autónoma dos Açores.

1990 – O Iraque desloca tropas para a fronteira com o Kuwait.

1994 - O ciclista espanhol Miguel Indurain, 30 anos, ganha a volta a França pela quarta vez consecutiva.

1996 – Portugal assina o acordo de cooperação com a Agência Espacial Europeia.

2002 - Entra em vigor o Tratado de Nice da União Europeia.

– Aprovação da proposta de Lei para a privatização dos serviços de notariado e o regime de mobilidade da Função Pública.

2003 – São aprovadas as três primeiras propostas de reforma da administração pública: organização da administração direta do Estado, enquadramento dos institutos e estatuto dos dirigentes.

2004 – O filme “A Passagem da Noite”, de Luís Filipe Rocha, obtém a Palma de Prata do XXV Festival de Valência e a protagonista Leonor Seixas conquista o prémio de melhor interpretação feminina.

2005 - O ciclista norte-americano Lance Armstrong conquista o sétimo título consecutivo na Volta à França em bicicleta e põe fim à carreira desportiva.

2006 - O embaixador de Portugal no Brasil Francisco Seixas da Costa é eleito Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

2007 - A nova Lei da Televisão é promulgada pelo Presidente da República.

- Dezenas de milhar de pessoas são forçadas a abandonar as suas casas no Reino Unido devido às cheias que alagaram várias zonas do país, na pior catástrofe natural dos últimos 60 anos.

- É lançado, a título experimental, o projeto "Casa Pronta", nas Conservatórias de Águeda, Almeirim, Braga, Leiria e Mirandela.

- As Nações Unidas rejeitam o pedido de adesão de Taiwan.

- Cinco enfermeiras búlgaras e um médico palestiniano, condenados na Líbia a prisão perpétua por terem infetado crianças com o vírus da Sida, são libertados e extraditados para Sofia.

- O general das ex-Forças Armadas de Libertação de Angola, antigo braço armado da UNITA, Abílio Camalata Numa é eleito secretário-geral do partido, na primeira reunião da nova direcção, após o X Congresso.

- Os artistas Catarina Botelho, Pedro Neves Marques e Ivo Andrade vencem a terceira edição do Prémio BES Revelação/Fundação Serralves 2007.

2008 - Cerca de 400 mil alunos carenciados do ensino básico e secundário vão ter direito a refeições e manuais escolares gratuitos já a partir de setembro, segundo as novas regras da Ação Social Escolar, que permitem triplicar o número de beneficiários.

2010 - É inaugurado o Centro de Alto Rendimento do Jamor. A nave para treino, construída na pista n.º 2 do Estádio Nacional, contempla a pista coberta, a remodelação das pistas principal e n.º2, uma nova pista de crosse, uma sala de musculação, balneários, um gabinete médico e outras salas dedicadas à fisioterapia, psicologia e recuperação física.

Sem comentários:

Enviar um comentário