1608 – Fundação da cidade canadiana do Quebec pelo colono Samuel de Champlain.
1775 – O general George Washington assume o comando das forças continentais dos futuros Estados Unidos.
1780 – É fundada a Casa Pia de Lisboa pelo intendente da polícia de D. Maria I, Diogo de Pina Manique. Fica instalada no Castelo de S. Jorge.
1821 – A Corte portuguesa regressa a Lisboa, depois de 13 anos no Brasil.
1850 – Nasce o compositor Alfredo Keil, autor da primeira ópera em língua portuguesa, “A Serrana”, e da música do hino nacional.
1863 – Guerra Civil nos EUA. Termina a Batalha de Gettysburg, com a vitória das forças do Norte.
1883 - Nasce o escritor checo Franz Kafka, autor de “O Processo” e de “A Metamorfose”.
1904 - Começam os Jogos Olímpicos de Saint Louis, EUA, os terceiros da era moderna, os primeiros com atletas africanos e atribuição de medalhas.
1933 – O governo nazi expulsa todos os funcionários judeus da administração pública.
1944 – II Guerra Mundial. O Exército Vermelho reconquista a cidade de Minsk, capturando 100 mil soldados alemães.
1946 – Estreia europeia do filme “Citizen Kane”, de Orson Welles, em Paris.
1950 – Guerra da Coreia. Primeiro confronto entre tropas norte-americanas e norte-coreanas.
1958 – São estabelecidas as bases da Política Agrícola Comum, na Conferência Europeia de Stresa, Itália.
1969 – Brian Jones, figura carismática dos Rolling Stones, é encontrado morto, na sua casa, em Londres.
1970 – A Conferência Internacional de Solidariedade com os Povos dos Territórios Africanos sob Administração Portuguesa, em Roma, condena a política colonialista da ditadura.
1971 – Morre Jim Morrison, 27 anos, líder da banda The Doors.
1984 – A atribuição das condecorações portuguesas passa a ser partilhada pela Presidência da República, o Governo e os Conselhos das Ordens.
1986 – As vilas de Fafe, Seia, Albufeira, Mangualde e Maia passam a cidade.
1987 - Klaus Barbie, dito “o carniceiro de Lyon” pelos crimes cometidos na Gestapo, durante a II Guerra Mundial, é condenado a prisão perpétua.
1991 – A Comissão Europeia autoriza o apoio à instalação da AutoEuropa em Portugal, no valor de 485 mil milhões de euros (97 milhões de contos).
2000 – A OLP decide proclamar o Estado Palestino a 13 de setembro, nos territórios ocupados por Israel desde 1967, incluindo Jerusalém.
2002 – O norte-americano Steve Fosset completa a primeira volta ao mundo em balão, sem escalas.
2003 – Os EUA oferecem uma recompensa de 25 milhões de dólares por informações que conduzam à captura de Saddam Hussein.
2005 - Morrem Pierre Michelot, 77 anos, contrabaixista francês de jazz, e Alberto Lattuada, 91 anos, cineasta italiano, mestre do neo-realismo.
- A sonda Deep Impact da Nasa lança o projétil que vai embater no núcleo do cometa Tempel 1, a 133 milhões de quilómetros da Terra.
2006 – Lançamento da edição eletrónica do Diário da República e apresentação do Sistema de Certificação Electrónica do Estado.
- Morre Lorraine Hunt Lieberson, 52 anos, meio-soprano norte-americana, uma das maiores intérpretes de Irene, da oratória “Teodora”, de Handel.
2007 - José Sócrates discursa em Acra, Gana, na sessão de encerramento da Cimeira da União Africana. É a primeira vez que um presidente em exercício da União Europeia intervém numa cimeira da UA.
- O Infarmed autoriza a comercialização da pílula abortiva em Portugal.
- O antigo presidente da Libéria Charles Taylor, acusado de crimes de guerra, comparece pela primeira vez no Tribunal Especial para a Serra Leoa na Haia, depois de boicotar todas as audiências desde o início do julgamento.
- O Prémio José de Figueiredo 2007 da Academia Nacional de Belas-Artes distingue duas obras de investigação e crítica, uma de Helena de Freitas e outra de Maria Filomena Molder, que analisam a pintura de Amadeo de Souza-Cardoso.
- Morre Claude Pompidou, viúva do antigo Presidente francês Georges Pompidou, com 94 anos de idade.
2008 - O deputado português João Soares é eleito Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), durante a Sessão Anual realizada no Cazaquistão
- Arranca o Simplex Autárquico, o programa começa por ser aplicado em 44 Câmaras.
2010 - Morre, aos 73 anos, Abu Daoud (ou Mohammed Oudeh, verdadeiro nome), professor de matemática e posteriormente advogado, considerado um dos cérebros do massacre da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.
Sem comentários:
Enviar um comentário