1850 - É fundada a Associação dos Operários, primeira organização portuguesa de trabalhadores, e o jornal O Eco dos Operários.
1892 - É assinado o contrato definitivo do Estado com a Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.
1893 – Primeiro “crash” da Bolsa de Nova Iorque, depois da crise de 05 de maio, culmina recessão da economia norte-americana nos últimos 04 anos.
1905 – Revolta da tripulação do Potemkin, o mais poderoso navio de guerra russo, em Odessa.
1934 – Morre, no degredo, em Cabo Verde, o general Sousa Dias, líder da revolta de 03 de fevereiro de 1927 contra a ditadura militar.
1944 - II Guerra Mundial. As forças aliadas tomam o porto de Cherburgo, França.
1950 - Começa a intervenção dos EUA na Guerra da Coreia, a favor das forças do Sul.
1953 - É promulgada a Lei Orgânica do Ultramar Português, que elimina a denominação de Império Colonial. Os territórios passam a Províncias Ultramarinas.
1957 - Morre o escritor inglês Malcolm Lowry, 48 anos, autor de “Ultramarina”, “Barco de Outubro para Gabriola”, “Escuro como o Túmulo onde Jaz o Meu Amigo” e “Debaixo do Vulcão”.
– Pela primeira vez, é estabelecida a relação entre o cancro do pulmão e o consumo de tabaco, no relatório sobre tabagismo publicado pelo Concelho de Investigação Médica do Reino Unido (Medical Research Council).
1958 – Nasce o compositor finlandês Magnus Lindberg, autor de “Marea”.
1969 – Aumenta a contestação à guerra do Vietname, nos EUA, com a primeira publicação, na revista Life, de fotografias de soldados norte-americanos mortos, os 243 militares que tinham perecido na semana anterior.
1976 – Primeiras eleições livres, por sufrágio universal, para a Presidência da República Portuguesa, com a eleição de António Ramalho Eanes, e primeiras eleições regionais, nos Açores e na Madeira.
1977 – O bispo católico alemão Joseph Ratzinger é nomeado cardeal.
1980 - A Assembleia da República aprova os projetos de Estatuto de Autonomia das Regiões dos Açores e da Madeira.
1983 - O Brasil oferece a Portugal o astrolábio que pertencera ao galeão Sacramento, afundado em 1668, ao largo da Baía.
1985 - António Ramalho Eanes dissolve o Parlamento e convoca eleições legislativas antecipadas.
- Legalização do PRD - Partido Renovador Democrático.
1986 – O Tribunal Internacional de Justiça considera os EUA culpados de violação das leis internacionais, pelo apoio aos rebeldes Contra da Nicarágua.
- Os eleitores irlandeses recusam, em referendo, a possibilidade de divórcio.
1991 – Tropas jugoslavas invadem a Eslovénia e a Croácia, 48 horas após a declaração de independência do país.
1992 - O Vaticano apresenta o novo Catecismo Universal.
1993 - Mísseis norte-americanos destroem as instalações dos serviços secretos iraquianos, em Bagdad.
1996 - O Parlamento português chumba as propostas de lei do Governo sobre a transferência das verbas do totobola para pagamento das dívidas dos clubes às Finanças e à Segurança Social.
1997 – A Parada do Orgulho Gay realiza-se na Europa pela primeira vez. A manifestação recorda a chamada Batalha de Stonewall, de 28 de junho de 1969.
2000 - Portugal assina, em Garching, Alemanha, a adesão ao Observatório Europeu do Sul.
2001 - Morre, em Los Angeles, o actor norte-americano Jack Lemmon, 76 anos, protagonista de "O Apartamento", "Missing", "Síndrome da China".
2003 - A revista Science dá por decifrada a estrutura do anticorpo existente em pacientes que resistem ao vírus HIV.
- Isaías Samakuva é eleito líder da UNITA.
2004 – Durão Barroso, primeiro-ministro português, recebe o convite formal para se candidatar à presidência da Comissão Europeia
2005 – Código da estrada. Passa a ser obrigatório o uso de coletes refletores.
- É assinado o contrato para a recuperação da zona turística de Tróia, com concessão de licença de jogo à Sonae.
2006 - A Assembleia parlamentar do Conselho da Europa aprova o relatório que implica 14 países europeus, entre os quais Portugal, nos voos secretos da CIA.
- Os movimentos rivais palestinianos Hamas e Fatah chegam a acordo sobre o Plano de Consenso Nacional que reconhece implicitamente Israel.
- O atleta luso-nigeriano Francis Obikwelu é reconhecido campeão europeu dos 100 metros, pela Federação Europeia de Atletismo, depois da anulação dos resultados do britânico Dwain Chambers, por uso de doping.
- Os CTT lançam o serviço ViaCTT, Caixa Postal Electrónica.
2007 - Nasce o primeiro bebé português concebido por Maturação In Vitro (IVM), uma tecnologia de Procriação Medicamente Assistida.
- O decreto-lei que define o regime jurídico dos corpos de bombeiros, prevendo a alteração na escolha dos comandos e a criação dos corpos de bombeiros mistos, é publicado em Diário da República.
- O líder trabalhista britânico Gordon Brown sucede a Tony Blair como primeiro-ministro.
- A Comissão Europeia processa Portugal por incumprimento de regras da Euratom no âmbito das actividades do Reator de Investigação instalado em Sacavém.
- O romancista e ensaísta israelita Amos Oz recebe o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras.
2008 - O barco Earthrace, movido exclusivamente a biocombustível português e construído em 2006 na Nova Zelândia, termina a volta ao mundo, em Valência, completando a viagem em 61 dias e batendo o recorde de circum-navegação do globo em 75 dias
- O criador do império Microsoft, Bill Gates, retira-se da companhia que o converteu no homem mais rico do mundo
2010 - Morre, aos 69 anos, o ator Luís Zagallo.
Sem comentários:
Enviar um comentário