Principais acontecimentos registados no dia 19 de junho:
1584 – Morre o arquiteto, pintor e escritor Francisco da Holanda, antigo bolseiro em Roma, discípulo de Miguel Ângelo, autor da “Fábrica que Falece à Cidade de Lisboa”, primeira proposta de ordenamento da capital portuguesa.
1623 - Nasce o pensador francês Blaise Pascal.
1862 – Abraham Lincoln sanciona a lei que proíbe a prática de escravatura nos EUA e apresenta proposta de emancipação dos escravos, que será assinada em janeiro de 1863.
1871 - Realiza-se a última das Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, organizadas por Antero de Quental, com Teófilo Braga, Eça de Queirós e Oliveira Martins, entre outros.
1911 - Sessão inaugural da Assembleia Nacional Constituinte.
A Assembleia Constituinte recém-eleita sanciona a República Portuguesa e a abolição da Monarquia. Estabelece as cores e o desenho da Bandeira Nacional e adota “A Portuguesa” para Hino.
1917 - A Câmara dos Comuns reconhece o direito de voto das mulheres britânicas com mais de 30 anos.
1923 - O revolucionário mexicano Pancho Villa é assassinado nas imediações de Parras de la Fuente.
1933 - O partido nazi austríaco é dissolvido, mas a organização inspirada em Adolf Hitler prossegue as ações terroristas.
1945 – A Assembleia Geral das Nações Unidas recusa a entrada de Espanha na organização, pela natureza do regime ditatorial.
1950 - A PIDE prende o cientista e dirigente do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes.
1953 – Execução de Julius e Ethel Rosenberg, nos EUA, acusados de espionagem a favor da URSS.
1961 - Guerra Colonial. Ataque dos guerrilheiros da UFA à vila de Ambriz, Angola.
- Independência do Kuwait, com o fim do protetorado britânico.
1962 – Ilegalização da prostituição e das casas de passe, com publicação do diploma em Diário de Governo.
1964 – O Senado dos EUA aprova a carta dos direitos cívicos, que suprime as políticas segregacionistas praticadas pelos diferentes Estados.
1984 - Operação policial concertada neutraliza as Forças Populares 25 de Abril.
1985 - Começa a publicação do Diário de Aveiro.
1991 - O narcotraficante colombiano Pablo Escobar Gaviria, patrão do cartel de Medelin, entrega-se às autoridades do país.
1992 - Os irlandeses aprovam, em referendo, o Tratado de Maastricht.
1993 – Morre William Golding, escritor britânico, autor de “O Deus das Moscas”, Nobel da Literatura em 1983.
2000 – As autoridades alfandegárias britânicas encontram os corpos de 58 imigrantes ilegais no contentor de um camião holandês estacionado no porto de Dover.
2001 - É encontrado, no rio Douro, o último dos veículos desaparecidos na queda da ponte de Entre-os-Rios, ocorrida a 04 de março.
2002 – É aprovada a Lei de Base da Segurança Social.
2003 – Vaga de calor. Temperaturas acima da média anual, para a época, intensificam os fogos florestais nos 18 distritos do Portugal Continental.
- Morre o líder islâmico argelino Mahfoud Nahnah.
2004 – Morre Óscar Ribas, 95 anos, escritor e etnólogo angolano.
- Morre André Gillois, 102 anos, escritor francês, antigo porta-voz do general Charles De Gaulle, durante a II Guerra Mundial.
2005 - Ribeiro e Castro é eleito presidente do CDS.
- O piloto português de Fórmula 1 Tiago Monteiro conquista o 3º lugar no Grande Prémio dos EUA, prova que contou apenas com seis pilotos.
- A coligação anti-síria de Saad Hariri vence a última fase das eleições no Líbano, garantindo a maioria no Parlamento.
2006 – O Governo apresenta a proposta de nova Lei das Finanças Locais.
- A Comissão Nacional de Protecção de Dados autoriza a publicação da lista de devedores às Finanças e à Segurança Social.
- O número de deslocados timorenses, depois de mês e meio de confrontos, ascende a 133 mil pessoas.
2007 - O X Governo Regional da Madeira, chefiado por Alberto João Jardim, toma posse perante a Assembleia Legislativa da Região.
- Um juiz de instrução da Figueira da Foz decidiu não levar a julgamento Valentim Loureiro e o árbitro Paulo Baptista, no processo relativo ao jogo Naval-Chaves, na primeira acusação do Apito Dourado que cai em fase de instrução.
- O Parlamento Europeu aprova o novo acordo de pescas entre a União Europeia e São Tomé e Príncipe, que contempla licenças para cinco embarcações portuguesas.
- O jornalista do "The Washington Post" Rajiv Chandrasekaran é distinguido com o Prémio Samuel Johnson de Não-Ficcção, um dos mais reputados galardões literários do mundo nesta categoria, pelo livro "Imperial Life In The Emerald City", sobre a zona verde de Bagdad.
- O projecto “Arquitecturas em Palco”, apresentado pelo arquiteto e cenógrafo João Mendes Ribeiro na 11.ª Quadrienal de Praga, obtém a medalha de ouro para melhor apresentação de conteúdos.
2008 - A União Europeia acorda levantar as sanções a Cuba. Os líderes da União Europeia sentem que têm de cooperar com as mudanças em Cuba depois de Raul Castro ter assumido a chefia do governo do país
- Portugal é eliminado do Euro2008 de futebol, ao perder nos quartos de final com a Alemanha, por 3-2, em jogo disputado no Estádio St. Jakobs, em Basileia, Suíça
- O tenista português Frederico Gil, terceiro cabeça de série, garante a entrada no quadro principal de Wimbledon, terceiro torneio do Grand Slam, ao bater o norte-americano Hugo Armando na terceira ronda da qualificação.
2009 – Morre Henry Surtees, piloto britânico, filho do ex-campeão mundial de Fórmula 1.
2010 - O antigo primeiro-ministro francês Dominique de Villepin lança em Paris o seu movimento político República Solidária, que se pretende como “alternativa” à atual maioria gaulista liderada pelo Presidente da República.
Sem comentários:
Enviar um comentário