632 - Morte do profeta Maomé, em Medina.
1501 - Basileia integra-se na Confederação Suíça.
1663 - Guerras da Independência. O exército espanhol é derrotado na Batalha do Ameixial por forças portuguesas e inglesas.
1859 – É criado o Curso Superior de Letras, em Lisboa.
1867 - Nasce o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, autor do Museu Guggenheim, em Nova Iorque, da Casa da Cascata, em Pittsburgh.
1874 – Eça de Queiroz é nomeado adido da Direcção dos Negócios Estrangeiros do Governo da Coroa.
1880 - É lançado o primeiro número do jornal O Século.
1903 – Nasce a escritora Marguerite Yourcenar, Marguerite de Crayencour, autora de "Memórias de Adriano”, primeira mulher eleita para a Academia de França.
1928 – Abertura da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra.
1933 – Início do I Congresso da Indústria Portuguesa.
1940 – Inauguração do Portugal dos Pequeninos.
1953 – O Supremo Tribunal dos EUA estabelece que nenhum estabelecimento pode recusar servir um cliente negro.
- Estreia da ópera "Gloriana", do compositor britânico Benjamin Britten.
1958 - Eleições presidenciais. Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática, é dado como vencido, culminando a maciça fraude eleitoral do regime.
1961 - Guerra Colonial. Desaparece, em Angola, o primeiro avião da Força Aérea Portuguesa, com três tripulantes.
1968 – É preso James Earl Ray, acusado do assassino do líder negro norte-americano Martin Luther King.
1981 - A Assembleia da República aprova a Lei anti-terrorismo e a Convenção Europeia para a repressão do terrorismo.
1983 - Manuel Tito de Morais é eleito presidente da Assembleia da República.
1987 - O dirigente cubano Fidel Castro autoriza a saída do país de 348 dissidentes políticos.
1998 – Os 185 países membros da ONU assinam, em Nova Iorque, o compromisso internacional de luta contra o narcotráfico.
2000 – A Justiça norte-americana impõe a cisão do grupo Microsoft em duas sociedades, no âmbito das leis anti-monopólio.
2003 – Perto de 75% dos eleitores polacos aprovam a adesão à União Europeia, em referendo.
- O trânsito de Vénus é percetível sobre a imagem do disco solar.
2005 - Seca. Os agricultores ficam isentos das contribuições para a segurança social por um período de seis meses.
- Morre Arthur Dunkel, 72 anos, diplomata suíço nascido em Lisboa, antigo diretor-geral do GATT (1980-93), pioneiro da OMC.
2006 - É aprovado o projeto de alteração ao Estatuto dos Deputados.
- O Governo aprova a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável, a revisão do regime jurídico da Reserva Ecológica Nacional, o sistema de criação de empresas “on-line” e obtenção de “marcas na hora” e o Regulamento Geral do Ruído, que revoga o Regime Legal de Poluição Sonora.
- Os governos de Portugal e Timor-Leste concluem o acordo que atribui à GNR o controlo do bairro de Comoro, em Díli.
- Morre Abu Musab Al-Zarqawi, 39 anos, tomado como líder da Al-Qaida no Iraque.
2007 - O professor da Casa Pia Américo Henriques é absolvido das acusações de difamação, interpostas pelo antigo provedor da instituição Luís Rebelo, devido a declarações proferidas sobre o caso num programa de televisão.
- Termina a Cimeira do G8 em Heiligendamm, Alemanha. Os líderes do G8 chegam a acordo sobre a necessidade de reduzir a emissão de gases com efeitos de estufa, sem fixarem qualquer meta ou data para essa redução, devido à oposição dos Estados Unidos. Decidem disponibilizar fundos para combater as doenças em África e institucionalizar os contactos com os países emergentes e defendem o julgamento dos responsáveis pelas atrocidades em Darfur e a necessidade de uma solução humanitária para os reféns da guerrilha na Colômbia.
- Um juiz chileno ordena a prisão domiciliária do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, um dia depois de a procuradora do Supremo Tribunal, Monica Maldonado, ter recomendado a extradição do ex-presidente para o Peru.
- A cantora de jazz Jacinta é escolhida por 20 editores europeus da revista Selecções Reader's Digest como "a melhor artista jovem de jazz" da Europa.
- A pianista Maria João Pires vence o Prémio Eduardo Lourenço 2007.
- O compositor português João Pedro Oliveira vence o 1º Prémio do 34º Concurso Internacional de Música e Arte Sonora Electrónicas de Bourges, em França, na categoria de música instrumental e eletrónica.
2008 - O espanhol Rafael Nadal torna-se o segundo tenista de sempre a ganhar por quatro vezes consecutivas o Grand Slam francês de Roland Garros, igualando o feito do sueco Bjorn Borg, campeão entre 1978 e 1981.
2009 - Cerca de mil polícias levam a cabo uma marcha entre o Parlamento e a residência oficial do primeiro-ministro para entregarem os bonés como protesto pela "falta de abertura do Governo" nas negociações do estatuto profissional.
- O Tribunal de Contas deteta 609,4 milhões de euros de irregularidades na Conta Geral do Estado e das Regiões Autónomas de 2007, segundo o Relatório de Actividades e Contas de 2008.
- Morre Omar Bongo Ondimba, Presidente do Gabão, o mais antigo chefe de Estado africano, 73 anos.
- Morre Habib Tanvir, dramaturgo indiano, autor de "Charandas Chor", distinguida no Festival Internacional de Arte Dramática de Edimburgo em 1982, 85 anos.
2010 - Morre, aos 87 anos, o poeta, ensaísta e dramaturgo António Manuel do Couto Viana.
Sem comentários:
Enviar um comentário