14 de junho de 2011

Efemérides - 14 de junho

Principais acontecimentos registados no dia 14 de junho:

1699 – O capitão Thomas Savery apresenta, na Royal Society de Londres, o primeiro modelo da máquina a vapor, patenteada a 02 de julho de 1698.

1791 – A I República Francesa proclama o direito ao trabalho, em liberdade de escolha.

1802 – Abre a Aula de Desenho da futura Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no antigo Hospício dos Religiosos de Santo António.

1868 - Nasce o biólogo austríaco Karl Landsteiner, Nobel da Medicina em 1930, pela identificação dos grupos sanguíneos.

1907 - Nasce o escritor e cineasta francês René Char.

1910 - Crepúsculo da monarquia portuguesa. A Maçonaria constitui a comissão de resistência, encarregada de colaborar com a Carbonária.

1915 – Grande Guerra 1914-18. Ataque da força aérea alemã ao complexo industrial inglês de River Tyne causa 17 mortos e 72 feridos.

1920 – Morre Max Weber, 56 anos, economista alemão, fundador da sociologia moderna.

- Transmissão pioneira de um programa de rádio na Europa, por Guglielmo Marconi, em Chelmsford, no Reino Unido, com a soprano australiana Nellie Melba.

1928 – Nasce o guerrilheiro argentino Che Guevara, referência da revolução cubana.

1936 – Morre o escritor britânico Gilbert Keith Chesterton, 66 anos, autor de “Três Homens num Bote”, “o príncipe do paradoxo”.

1938 - O governo nazi de Adolf Hitler obriga a recenseamento todas as sociedades e empresas com participação de "capital judeu".

1940 - II Guerra Mundial. As tropas alemãs de Hitler ocupam Paris.

- As forças nazis abrem o campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia ocupada, com a chegada dos primeiros presos políticos alemães.

1944 – Nasce o compositor e escritor brasileiro Francisco Buarque de Holanda.

1949 – É aprovado o caderno de encargos da concessão do Metropolitano de Lisboa, dez anos antes da abertura ao público.

- É proclamado o Estado do Vietname, em Saigão.

1951 – O Estado e a CP assinam o contrato de concessão única de exploração dos caminhos de ferro.

– Realiza-se o primeiro censo da população com o primeiro computador, o Univac 1.

1956 - Os EUA e o Reino Unido assinam o acordo de cooperação atómica.

1961 - Guerra Colonial. Reocupação do Tomboco, em Angola, pela Marinha portuguesa.

1962 - Guerra Colonial. É criado o Centro de Instrução de Zemba para formar as primeiras unidades portuguesas de comandos.

- É criada a Organização Europeia de Investigação Espacial.

1966 – Morre Salvatore Cuasimodo, 66 anos, poeta italiano, Nobel da Literatura.

1981 - Lisboa atinge os 43 graus centígrados, a temperatura mais elevada registada na capital portuguesa até à data.

1982 – Termina a guerra Falkland/Malvinas. As tropas argentinas rendem-se às forças britânicas e acordam o cessar-fogo.

1985 - O Governo português entrega a urna com os restos mortais do Régulo Gungunhana a uma delegação da República Popular de Moçambique.

- Início do sequestro de 16 dias de um avião norte-americano, com 147 passageiros, pelas milícias xiitas libanesas, no voo Atenas-Roma.

1986 - Morre o escritor argentino Jorge Luís Borges, autor de "O Aleph", "O Livro da Areia", "História Universal da Infâmia".

1988 – A edição russa de "Os Lusíadas" é publicada em Moscovo.

1991 – Milhares de curdos manifestam-se na base norte-americana de Dohuk, norte do Iraque, pedindo a permanência das forças dos EUA no país.

1992 - O Partido Comunista da antiga URSS expulsa Mikhail Gorbachov.

- A Cimeira da Terra da ONU, no Rio de Janeiro, adota a “Agenda 21”, Declaração sobre o meio ambiente e o desenvolvimento.

1994 - Morre o compositor Henry Mancini, autor da banda sonora de "A Pantera Cor-de-Rosa".

2002 – Portugal é afastado do Mundial de Futebol pela Coreia do Sul.

- A Rússia abandona o tratado de desarmamento nuclear START II, com a denúncia dos EUA do tratado de mísseis anti balísticos.

2003 - Eleitores checos aprovam a adesão à União Europeia, em referendo, com 77,33% dos votos.

2004 - O défice dos EUA atinge o máximo histórico de 48,3 mil milhões de dólares.

2005 - É constituída, em Lisboa, a Fundação Champalimaud, para a investigação e acompanhamento, na área da saúde.

- Morre Carlo Maria Giulini, 91 anos, maestro italiano, um dos maiores regentes do século XX.

2006 - O escritor e tradutor Frederico Lourenço vence o Prémio Promessa atribuído pelo júri do Prémio Europa – David Mourão Ferreira.

- Morre Jean Roba, 75 anos, autor de banda desenhada belga, criador de Boule e Bill.

2007 - As leis orgânicas da GNR e da PSP, parte central da reforma do sistema e das forças de segurança, são aprovadas, na generalidade, no parlamento.

- O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas demite o governo de unidade nacional chefiado por Ismail Hanyeh, do Hamas, e proclama o estado de emergência nos territórios palestinianos, depois de as milícias do grupo islamita terem assumido o controlo da Faixa de Gaza, após violentos combates com as forças de segurança leais à Fatah, que causaram mais de 115 mortos e centenas de feridos.

- Augusto Soares da Silva, professor de Linguística da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica em Braga, é distinguido com o Prémio de Linguística Luís Filipe Lindley Cintra/SLP 2006, atribuído pela Sociedade da Língua Portuguesa.

- O Prémio da Paz dos Livreiros Alemães é atribuído ao historiador israelita Saul Friedlander, pelos seus trabalhos sobre o Holocausto, entre cujas vítimas se contam os seus pais.

- Plutão, que em 2006 foi “despromovido” de planeta para nano planeta, é relegado para a segunda posição desta nova categoria pela sua vizinha Eris, que é maior.

– Morre o antigo Presidente austríaco e secretário-geral das Nações Unidas Kurt Waldheim em Viena, de doença, aos 88 anos.

2008 - O presidente da República, Cavaco Silva, inaugura o pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça, Espanha, o quinto maior do recinto, dedicado aos rios Douro, Tejo e Guadiana e respetivas bacias hidrográficas

- O selecionador português de futebol, Luiz Felipe Scolari, está de saída para o Chelsea, clube de futebol inglês.

- Morre Rafael del Pino y Moreno, fundador do grupo espanhol de construção e serviços Ferrovial, e dono de uma das maiores fortunas de Espanha, aos 87 anos

- Morre o pianista sueco Esbjorn Svensson, 44 anos, líder do trio de jazz EST, quando mergulhava com um grupo de amigos junto a uma ilha próxima de Estocolmo

2009 – Gripe A (H1N1). Primeira vítima mortal do vírus na Europa é uma mulher de 38 anos que teve um filho prematuro, num hospital de Glasgow, na Escócia.

- Gripe A (H1N1). É anunciado o primeiro caso positivo numa criança. Trata-se de um menino de 8 anos proveniente do Canadá. É tratado no Hospital D. Estefânia, em Lisboa.

- Morre Pedro Álvarez Tabío, diretor da Oficina de Assuntos Históricos do Conselho de Estado de Cuba e editor do livro "Cem horas com Fidel", 67 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário