12 de junho de 2011

Efemérides - 12 de junho

Principais acontecimentos registados no dia 12 de junho:

1514 - Leão X cria a Diocese do Funchal.

1665 - A cidade de Nova Iorque é submetida à lei inglesa.

1834 - É fundada a Associação Comercial de Lisboa.

1875 - A figura do Zé Povinho, criada por Rafael Bordalo Pinheiro, aparece pela primeira vez na revista Lanterna Mágica.

1879 - Começa a publicação do jornal satírico O António Maria, de Rafael Bordalo Pinheiro.

1901 - São criados os Serviços Centrais de Beneficência Pública, em Portugal.

1937 - A purga estalinista toma forma efetiva, depois da morte de velhos militantes bolcheviques em janeiro, com a execução dos generais do Exército Vermelho acusados de alta traição.

1940 - II Guerra Mundial. Portugal e Espanha divulgam a declaração conjunta de neutralidade.

1944 - É suspensa a exploração de volfrâmio, em Portugal.

- II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis de ocupação ordenam o rapto de todas as crianças polacas, entre os 10 e os 14 anos, para trabalhos forçados.

1947 - Realiza-se a Conferência de Paris, para a Cooperação Económica Europeia com o objetivo de discutir a proposta do Plano Marshall, apresentada a 05 de junho pelo secretário de Estado dos EUA.

- O representante da ditadura de Oliveira Salazar na Conferência de Paris, Caeiro da Mata, assegura que “as felizes condições de Portugal fazem com que o país não precise de ajuda”.

1950 - Morre o historiador João de Freitas, fundador da Academia Portuguesa de História.

1952 – Nasce o compositor, musicólogo e maestro britânico Oliver Knussen, autor de “Where the Wild Things”.

1958 – Início do surto grevista em Lisboa, Ribatejo, Alentejo e Algarve, num protesto à fraude que impediu a eleição de Humberto Delgado para a Presidência da República.

1964 – Nelson Mandela, líder da luta anti apartheid na África do Sul, é condenado a prisão perpétua por “sabotagem”.

1967 – O Supremo Tribunal dos EUA determina a nulidade das leis dos Estados do Sul que proíbem casamentos inter raciais.

1975 – A primeira-ministra indiana Indira Gandhi é condenada por corrupção e impedida de exercer cargos públicos durante seis anos.

1983 - Termina, em Vilar de Perdizes, Vila Real, o I Congresso Luso-Galaico de Medicina Popular.

1985 - Cerimónia de assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A adesão concretizar-se-ia a 1 de janeiro de 1996.

- A Espanha assina o Tratado de Adesão à CEE.

1987 - O ditador do antigo Império Centro-africano Jean-Bedel Bokassa é condenado à morte em Bangui.

1989 – Entra em vigor a Diretiva europeia sobre higiene e segurança no trabalho.

1990 - Morre o ator português Óscar Acúrsio, 74 anos.

- Delegações da Frelimo e da Renamo encontram-se, pela primeira vez, no Malawi, para negociarem o fim da guerra de 15 anos.

1991 - 150 Milhões de russos vão às urnas para as primeiras eleições presidenciais. Boris Ieltsin é eleito, com 57,3 por cento dos votos.

1996 - Morre o escritor português Romeu Correia, 78 anos.

- Luiz Francisco Rebelo vence o Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores.

2002 - Morre, em Lisboa, o pintor Fernando Calhau, 54 anos, diretor do Instituto de Arte Contemporânea.

2003 - A assembleia dos ministros da Defesa da NATO reduz em 40% as bases militares da organização.

- Ataque israelita na Faixa de Gaza causa a morte do líder do Hamas, Yasser Taha.

- Morre o ator norte-americano Gregory Peck, 87 anos, protagonista de “Não Matem a Cotovia”, de Robert Mulligan.

2005 - A jornalista francesa Florence Aubenas e o guia iraquiano Husein Hanun são libertados no Iraque, após 158 dias de sequestro.

2006 - A imprensa alemã noticia que a General Motors tenciona encerrar a unidade portuguesa da Azambuja a 31 de outubro.

- A equipa de investigadores da Universidade do Minho liderada por Madalena Alves vence o Prémio Nacional de Inovação Ambiental.

- Morre Gyorgy Ligeti, 83 anos, compositor austríaco de origem húngara, nascido no atual território da Roménia, figura determinante da música europeia do século XX, autor da ópera “Le Grand Macabre”, de “Lux Aeterna” e de vários “Nonsense Madrigals”, entre outras obras.

2007 - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, é acusado do crime de corrupção desportiva no âmbito das investigações do processo sobre o jogo Porto-Estrela da Amadora em 2004.

- O antigo presidente da auto proclamada "República sérvia de Krajina", na Croácia, Milan Martic, é condenado a 35 anos de prisão pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Jugoslávia, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos entre 1991 e 1995.

- O Sudão aceita o estacionamento de uma força da União Africana e da ONU para tentar pôr fim à violência no Darfur e permitir o encaminhamento de ajuda humanitária para a região.

- O primeiro Prémio Vilalva para a Recuperação e Valorização do Património, criado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no valor de 50 mil euros, é atribuído à Biblioteca da Casa Sabugosa e São Lourenço, em Lisboa.

2008 - Os eleitores irlandeses rejeitam o Tratado de Lisboa no referendo, tendo o "não" obtido 53,4% dos votos e o "sim" 46,6%, segundo os resultados finais divulgados pela Comissão Eleitoral da Irlanda

- Morre o ator Jean Desailly, que formou com a sua mulher Simone Valère um dos casais mais famosos do teatro francês, num hospital de Paris, com 87 anos

2009 - Eleições Presidenciais no Irão. O presidente cessante Ahmadinejad vence à primeira volta com 62,63 por cento dos votos, contra 33,75 por cento para o seu principal adversário, o antigo primeiro-ministro Mir Hossein Mussavi, que alega "irregularidades" nas eleições.

- O diploma que aprova o Código dos Regimes Contributivos do sistema previdencial da segurança social é aprovado, na generalidade, com os votos favoráveis do PS.

- A proposta do Governo de alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos e da educação pré-escolar para crianças de 5 é aprovada por unanimidade no Parlamento.

- O Parlamento aprova por unanimidade a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco novas cidades - Borba, Senhora da Hora, Samora Correia, Valença e São Pedro do Sul.

2010 - O Parlamento islandês, o Althingi, aprova, com 49 votos a favor e nenhum contra, uma lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Islândia passa a ser o nono país a permitir o casamento homossexual, depois da Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, América do Sul, Noruega, Suécia e Portugal.

- O maior radiotelescópio do mundo, o LOFAR, é inaugurado perto de Assen, na província de Drenthe, nordeste da Holanda.

- Morre em Peniche, com 88 anos, monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, pároco emérito cuja ação social marcou o concelho durante mais de 60 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário