16 de junho de 2011

Efemérides - 16 de junho

Principais acontecimentos registados no dia 16 de junho:

1373 - Os reis Fernando de Portugal e Eduardo III de Inglaterra assinam o Acordo de Westminster.

1853 - É aprovado o projeto de construção da linha ferroviária entre Lisboa e Porto.

1889 - Atentado frustrado contra o imperador do Brasil, D. Pedro II.

1910 - O Castelo de S. Jorge passa a ser classificado como monumento nacional.

1917 - Primeiro congresso dos Sovietes, na Rússia, com bolcheviques em minoria perante os socialistas moderados e revolucionários.

1919 – Grande Guerra 1914-18. Os representantes das nações aliadas recusam as propostas alemãs para o acordo de paz.

1933 – Grande Depressão. O presidente dos EUA Frank D. Roosevelt lança o “New Deal”, para a recuperação económica, com a assinatura das leis da banca, seguros, indústria, transportes e a promulgação do programa de apoio à agricultura.

1940 - II Guerra Mundial. As forças francesas abandonam a Linha Maginot, tomada pelas tropas nazis.

1941 – II Guerra Mundial. Washington ordena o fecho dos consulados alemães, representantes de Hitler, nos EUA.

1950 – Manifestação anti colonial em Mueda, Moçambique, destroçada pela violência das forças policiais.

- Pio XII concede a aprovação definitiva do Opus Dei, fundado em 1928 por Josemaria Escrivá de Balaguer. É permitida a admissão de pessoas casadas e a integração de sacerdotes do clero secular, na Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.

1954 - Ngo Dinh Diem é eleito primeiro presidente do Vietname, confirmado o reconhecimento da independência pela França.

1958 – Execução do dirigente húngaro Imre Nagy, líder da sublevação de 1956, contra a presença da URSS no país.

1960 - Massacre de Mueda, Moçambique. Morrem 17 pessoas, quando as forças da administração portuguesa disparam para dispersar uma reunião entre habitantes e as autoridades locais, dez anos depois da primeira manifestação anti colonial.

1961 – Deserção do bailarino russo Rudolf Nureyev para o Ocidente, durante a digressão a Paris.

1962 – Demissão do primeiro-ministro brasileiro de Tancredo Neves, presidente do primeiro governo de base parlamentar, da República do Brasil.

1963 – Primeira viagem espacial de uma mulher, a astronauta russa Valentina Tereshkova.

1969 – Georges Pompidou é proclamado vencedor das Presidenciais francesas, à segunda volta.

1976 – Eclode a revolta na cidade dormitório de Soweto, nos arredores de Joanesburgo, África do Sul, contra o ensino obrigatório de Afrikaans, a língua oficial do regime de apartheid. Morrem mais de 600 pessoas.

1977 – O secretário-geral do PCUS Leonid Brezhnev é eleito presidente da URSS. Pela primeira vez a mesma pessoa acumula os dois cargos.

1978 – Assinatura do Tratado para a devolução do Canal do Panamá, entre o presidente do país Omar Torrijos e o norte-americano James Carter.

1979 – Os sandinistas da Nicarágua formam um Governo provisório na Costa Rica.

1982 – Os 24 mil mineiros do País de Gales juntam-se à greve dos trabalhadores da saúde, na luta contra as reformas do Governo de Margaret Thatcher.

1983 – Yuri Andropov é eleito presidente da URSS.

1988 - Morre o pintor português João Hogan, 74 anos.

1989 – Enterro oficial do antigo primeiro-ministro da Hungria Imre Nagy, líder da sublevação de 1956, executado em 1958 pelas forças de Moscovo.

1991 – É criado o Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho, a partir da Inspecção-Geral do Trabalho, lançada em 1983.

– Primeiro Congresso do Partido da Solidariedade Nacional, PSN.

1992 – Os EUA e a URSS assinam a Carta de Cooperação e Amizade.

- O secretário da Defesa da administração de Ronald Reagan, Caspar Weinberger, é condenado no âmbito do processo Irão-Contras, seguindo-se o perdão concedido pelo presidente George Bush.

- É lançada a biografia de Diana de Gales “Her True Story”, de Andrew Morton.

1996 - Morre, em Lisboa, o escritor David Mourão-Ferreira, 69 anos, professor, autor de "Hospital das Letras", "Entre a Sombra e o Corpo".

1997 – É aprovado o Tratado de Amesterdão da União Europeia.

2000 - Começa o I Congresso Internacional de Radiodifusão de Língua Portuguesa, em Vila Real.

2003 - A União Europeia assina, em Genebra, a Convenção Internacional Anti-Tabaco da Organização Mundial de Saúde, no dia em que o documento é aberto para subscrição.

- O argentino Luís Moreno Ocampo é investido primeiro procurador do Tribunal Penal Internacional.

2004 – A comissão de investigação dos atentados de 11 de setembro de 2001 conclui não existirem elementos que provem a ligação da Al-Qaida ao governo iraquiano de Saddam Hussein.

2005 – Morre o médico Corino de Andrade, 99 anos, neurologista, professor universitário, investigador que identificou a paramiloidose ("doença dos pezinhos"), impulsionador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

- O Governo português retira a proposta de referendo ao Tratado Constitucional Europeu, depois de os 25 países-membros da UE decidirem adiar para 2007 o processo de ratificação, na Cimeira da Bruxelas.

- A taxa máxima do IVA sobe de 19 para 21 por cento.

2006 - Os trabalhadores da fábrica da General Motors da Azambuja fazem greve de 24 horas contra o fecho anunciado da unidade fabril.

- A União Europeia aprova a entrada da Eslovénia na Zona Euro, a 01 de janeiro de 2007.

- Os militares timorenses sublevados começam a entregar as armas às forças australianas.

- Morrem Mário Ventura Henriques, 70 anos, jornalista e escritor, fundador do Festróia, antigo presidente da Associação Portuguesa de Escritores, e Miguel Medina, 53 anos, escritor.

2007 - O Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais as normas do Ministério da Educação que, no final do ano letivo 2005/2006 permitiram repetir, aos alunos que compareceram à 1ª chamada, os exames de Física e de Química do 12º ano, necessários para o ingresso no ensino superior.

2008 - O Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa decide que o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino de Morais, e o jornalista Fernando Trigo, além dos outros arguidos no "caso Isaltino", irão a julgamento

- Morre o escritor italiano Mario Rigoni Stern, em Asiago (norte de Itália), aos 86 anos. Stern, de ascendência austríaca, combateu na Segunda Guerra Mundial. O seu primeiro livro, "O Sargento na Neve", de 1953, fala dessa experiência

2009 – Morre Rui Sanches, antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do governo de Marcello Caetano, pouco antes de Abril de 1974.

2010 - Entra em vigor a nova taxa de IRS a 45 por cento para rendimentos anuais superiores a 150 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário