5 de junho de 2011

Efemérides - 05 de junho

Principais acontecimentos registados no dia 05 de junho:

1723 - Nasce o economista Adam Smith, fundador da moderna teoria económica, autor de "Inquérito à Causa e Natureza da Saúde das Nações".

1783 – Os irmãos Montgolfier realizam o primeiro voo sustentado de um balão de ar quente.

1821 - D. Pedro jura as Bases da Constituição liberal portuguesa que darão origem à Lei Fundamental de 1822.

1826 - Morre o compositor Carl Maria Von Weber, precursor da ópera do primeiro Romantismo.

1883 - Inauguração do Expresso do Oriente, primeira ligação ferroviária com carruagens cama.

- Nasce o economista britânico John Maynard Keynes.

1898 – Nasce o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca.

1906 - A linha-férrea do Sul chega a Vila Real de Santo António.

1933 – Grande Depressão. O dólar norte-americano abandona o padrão ouro.

1940 – II Guerra Mundial. Início da Batalha da França.

1942 - II Guerra Mundial. Holocausto. O primeiro relatório das SS sobre o uso de camiões com câmaras de gás, para o assassínio de prisioneiros, assegura que "97 mil pessoas foram processadas".

1945 - II Guerra Mundial. A administração territorial da Alemanha é dividida pelos quatro aliados, Reino Unido, França, EUA e URSS.

1947 – O secretário de Estado dos EUA George T. Marshall apresenta, em Harvard, o primeiro esboço do chamado Programa Marshall, projeto de ajuda económica à Europa, no pós-Guerra.

1967 - Começa a Guerra dos Seis dias, a terceira guerra israelo-árabe, que opõe Telavive ao Egipto, à Síria e à Jordânia.

1968 – Robert Kennedy, senador dos EUA, candidato à Presidência, é alvejado em Los Angeles, no dia em que vence as Primárias na Califórnia. Morreria no dia seguinte.

1969 - Morre o escritor norte-americano Jack Kerouac, referência da geração "beat", autor de "Pela Estrada Fora".

1975 – Nacionalização do Metropolitano de Lisboa.

- O Egipto reabre o Canal do Suez à navegação internacional, oito anos depois do fecho, com a eclosão da terceira guerra israelo-árabe.

1981 – O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA confirma a existência de cinco casos de uma estirpe rara de pneumonia, na comunidade homossexual de Los Angeles. São os primeiros casos registados do que viria a chamar-se Sida.

- O presidente Ronald Reagan dos EUA aprova a construção da bomba de neutrões.

1984 – É aprovada a proposta de Lei da Rádio, que admite a existência de operadores privados, locais e regionais, abrindo caminho à liberalização do sector em Portugal, em 1988.

1991 - Mikhail Gorbachov recebe, em Oslo, o Prémio Nobel da Paz de 1990.

1998 – Início da greve de sete semanas, na GM de Detroit, que culmina a crise do sector automóvel nos EUA e conduz ao fecho de cinco fábricas, na cidade.

2000 - O general chileno Augusto Pinochet perde a imunidade e fica sujeito ao processo por violação dos Direitos Humanos durante a ditadura.

2002 - A taxa máxima do IVA sobe de 17% para 19%.

- Morre Dee Dee Ramone, 50 anos, baixista e co-fundador da banda punk Ramones.

2003 - O Parlamento timorense aprova o sistema tributário para o Mar de Timor.

2004 – O Metro do Porto inaugura a ligação entre a Trindade e Campanhã.

– Morre Ronald Reagan, 40º presidente dos EUA, ex-governador da Califórnia, antigo ator de Hollywood.

2005 - É aprovada a Lei da Água, no conjunto de 20 diplomas para a defesa do ambiente, e estabelecido o regime para o cadastro nacional de infratores ambientais.

- Morre Luís Krus, 51 anos, historiador, investigador, catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, presidente do Instituto de Estudos Medievais.

2006 - A pianista portuguesa Maria João Pires é distinguida com o Prémio Internacional de Música Dom Juan de Borbón.

- O Parlamento sérvio proclama a independência.

- O Parlamento de Timor-Leste aprova a resolução de apoio às medidas anunciadas pelo presidente Xanana Gusmão para ultrapassar a crise político-militar.

2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, apresenta o programa de acesso a computadores e à Internet a preços reduzidos para 500 mil pessoas, ação que tem como parceira a Microsoft, que vai disponibilizar o software.

- A Fenprof interpõe uma providência cautelar a solicitar a suspensão do despacho de abertura do concurso para colocação de professores titulares.

- Autoridade da Concorrência aprova a compra da Portugália pela TAP com condições.

- A Áustria torna-se o primeiro país europeu a instaurar o voto a partir dos 16 anos para todos os escrutínios de sufrágio universal, com a aprovação no parlamento da reforma do sistema eleitoral.

- O presidente cubano Fidel Castro, que se encontra em convalescença desde julho de 2006, concede a primeira entrevista à televisão.

2008 - Cerca de 600 enfermeiros concentram-se em frente do Ministério da Saúde para "lembrar à ministra que é preciso resolver a precariedade dos profissionais deste sector", como a falta de enfermeiros nos hospitais e o excesso do desemprego

- O Governo aprova uma proposta de lei para tornar automático o recenseamento eleitoral, evitando que os cidadãos se desloquem às juntas de freguesia.

- A Assembleia da República 'chumba' a moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS-PP, com os votos contra da maioria socialista e a abstenção do PSD, PCP, BE e Verdes. Foi a terceira moção de censura em seis meses que o Governo PS teve de enfrentar

- A manifestação da CGTP contra a proposta de revisão do Código do Trabalho junta em Lisboa cerca de 200 mil pessoas

- O Governo aprova um decreto-lei que prevê a colocação nas auto estradas, a partir de outubro, de painéis comparativos com a indicação dos preços dos combustíveis nos três postos de abastecimento seguintes

- A colisão de dois navios à saída do porto de Montevideu, capital do Uruguai, provoca uma mancha de fuelóleo com 21 quilómetros de extensão

2009 – O candidato às presidenciais na Guiné-Bissau Baciro Dabó e o antigo ministro da Defesa, Hélder Proença, são mortos a tiro. A Direcção-Geral de Informação do Estado da Guiné-Bissau denuncia uma tentativa de golpe de Estado, liderada por Hélder Proença, através do auto denominado Alto Comando das Forças Republicanas para a Restauração, com a participação de Baciro Dabó.

- O Conselho de Ministros aprova a criação do mercado organizado de resíduos entre um conjunto de outros diplomas "verdes", assinalando o Dia Mundial do Ambiente.

- O Conselho de Ministros aprova os decretos-lei que regulamentam a carreira médica no Serviço Nacional de Saúde.

- José Eduardo Bettencourt é eleito presidente do Sporting.

- Morre Boris Pokrovski, encenador de ópera russo, membro do Bolshoi, 97 anos.

2010 - Entra em vigor a Lei 9/2010 que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo (publicado em 31.05.10).

Sem comentários:

Enviar um comentário