1232 - Canonização de Santo António de Lisboa.
1302 - D. Dinis concede foral à vila de Alenquer.
1819 – Nasce o poeta norte-americano Walt Whitman, autor de “Leaves of Grass”.
1910 - É fundada a União da África do Sul.
1911 – Fundação da editora Gallimard (França), por Gaston Gallimard, André Gide e Jean Schlumberger
1912 - Nasce o contra tenor, regente e musicólogo inglês Alfred Deller.
1924 - A China reconhece a URSS.
1926 - O presidente da República Portuguesa Bernardino Machado depois de 72 horas de resistência ao Golpe de Estado, renuncia, entregando os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.
1942 – II Guerra Mundial. Patriotas checos assassinam o dirigente da Gestapo, em Praga, Heydrich Reinhard.
1947 - Protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa contra a ditadura do Estado Novo são calados com a intervenção violenta da polícia de choque. O professor António Flores, diretor da Faculdade, apresenta a demissão.
1961 – O Benfica conquista a Taça dos Clubes Campeões Europeus. A equipa ganha ao Barcelona por 3-2, no Wankdorf Stadion, em Berna, na Suíça.
1962 – Execução, em Jerusalém, do nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio.
1969 - Convenção da Acção Socialista Portuguesa, no Porto. António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes assinam a declaração final.
1976 - A Indonésia completa a invasão e tomada de Timor-Leste.
1983 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena a ocupação ilegal da Namíbia pela África do Sul.
1985 - A federação britânica de futebol determina a ausência das equipas inglesas de futebol das competições europeias, na época seguinte, após os incidentes de Heysel.
1986 – Explosão do Ariane 2, na terceira fase de lançamento.
1988 - A Assembleia da República aprova a Lei da Rádio, para a liberalização do sector.
1991 - Assinatura do Acordo de Bicesse, para a Paz em Angola, entre o governo do MPLA, no poder, e a UNITA.
1992 - É inaugurado o Centro Internacional de Escultura, em Pero Pinheiro, Mafra.
1996 - Morre o norte-americano Timothy Leary, 75 anos, investigador, promotor do LSD e “guru” da comunidade hippy dos anos de 1960.
2001 – Morre Faisal Husseini, 60 anos, responsável da OLP por Jerusalém, um dos principais negociadores com Israel.
2002 – Começa o XVII Campeonato do Mundo de Futebol, na Coreia do Sul e Japão.
2003 - O Concorde da Air France faz a última ligação comercial entre Nova Iorque e Paris.
2004 – Termina a instrução do processo Casa Pia. Paulo Pedroso, Herman José e Francisco Alves são ilibados. São pronunciados os restantes oito arguidos do processo.
- Começa a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.
2005 - O antigo diretor do FBI Mark Felt revela ter sido a fonte secreta dos jornalistas do Washington Post, “Garganta Funda”, durante a investigação do caso Watergate.
- Demissão do primeiro-ministro francês Jean-Pierre Raffarin, após os resultados do referendo ao Tratado Constitucional Europeu. Domininque de Villepin é convidado a formar Governo.
2006 – Abertura de 122 centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, para os quais esta prevista a qualificação de cerca de um milhão de pessoas até 2010.
- A Autoridade da Concorrência condena a Ordem dos Médicos ao pagamento de uma multa de 250 mil euros por impor preços mínimos e máximos para as consultas no sector privado.
- O Prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2006 é atribuído ao escritor norte-americano Paul Auster.
- O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, confirma o envio de uma missão para Timor-Leste.
- Morre Raymond Davis, 91 anos, cientista norte-americano, Prémio Nobel da Física em 2002.
- O atirador olímpico João Costa sobe à liderança do “ranking” mundial de pistola livre a 50 metros, depois da vitória na Taça do Mundo de Munique.
2007 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia um programa para garantir a meio milhão de pessoas - estudantes, professores e trabalhadores em formação - o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de banda larga.
- O parlamento da Letónia elege o cirurgião Valdie Zatlers, 52 anos, para a presidência do país, em substituição de Vaira Vike-Freiberga.
- É detido o ex-general sérvio da Bósnia Zdravko Tolimir, próximo do general Radko Mladi, acusado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra e genocídio pelo massacre de Srebrenica, em 1995.
- O Montenegro é oficialmente admitido como 208º membro da Federação Internacional de Futebol, FIFA.
- Maria Helena de Azeredo Pais Spranger Pitta vence o Prémio de Tradução Literária Casa da América Latina 2007, pela tradução do romance "Malinche", da escritora mexicana Laura Esquivel.
- O escritor Mário Cláudio recebe a comenda de Cavaleiro das Artes e das Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura francês.
2008 - Os bombeiros portugueses decidem, no Conselho Nacional da Liga, manifestar-se contra o aumento do preço dos combustíveis, colocando faixas autocolantes nas suas ambulâncias
- Manuela Ferreira Leite torna-se a primeira mulher a presidir ao PSD, em 34 anos de história do partido, ao ganhar as eleições diretas antecipadas, sucedendo no cargo a Luís Filipe Menezes. Ferreira Leite foi eleita com 37,6 por centos dos votos, seguida de Pedro Passos Coelho, com 31,07 por cento dos votos e de Pedro Santana Lopes com 29,82 por cento. Pedro Santana Lopes anuncia que cessa funções como líder parlamentar por discordar do projeto da nova presidente do partido
- Morre o treinador de futebol Carlos Alhinho, antigo jogador do Benfica, Sporting e FC Porto e internacional português, e que contava 59 anos, vítima de uma queda acidental no fosso de um elevador em Benguela, Angola
2010 - Israel ataca navios turcos de ajuda humanitária para Gaza, matando ativistas.
- Morre o compositor argentino Ruben Jurez, 63 anos, intérprete de bandonéon, cantor e escritor de canções, um dos mais genuínos autores do tango, na senda de Aníbal Troilo e Astor Piazzolla.
Sem comentários:
Enviar um comentário