9 de maio de 2011

Efemérides - 09 de maio

Principais acontecimentos registados no dia 09 de maio:

1502 - O navegador Cristóvão Colombo larga do porto de Cadiz, em Espanha, na quarta e última viagem ao Novo Mundo.

1707 – Morre Dietrich Buxtehude, compositor alemão de origem dinamarquesa, «kantor» de Lubeck, admirado por Johann Sebastian Bach.

1736 - Morre o diplomata e estadista Diogo de Mendonça Corte-Real, secretário de Estado de D. João V, negociador do Tratado de Utreque e cofundador da Academia Real de História.

1858 – Nasce Ricardo Jorge, médico, escritor, investigador, fundador do Instituto Nacional de Saúde.

1918 - Sidónio Pais é proclamado presidente da República Portuguesa.

1945 – Manifestação em Lisboa, pela vitória aliada, na II Guerra Mundial. Concentração no Largo do Rato com percurso pelas embaixadas dos EUA, do Reino Unido e da França.

- II Guerra Mundial. O criminoso nazi Hermann Goering é capturado pelo 7º Exército dos EUA.

1950 - Robert Schuman, ministro francês dos Assuntos Externos, propõe a criação de uma autoridade comum para regular a indústria do carvão e do aço na Alemanha Ocidental e em França. É o primeiro passo político para a União Europeia.

1967 - O vice-presidente indiano Zakir Hussain ascende à Presidência, sendo o primeiro muçulmano como Chefe de Estado.

1969 - 200 santos são retirados do calendário litúrgico oficial da Igreja Católica. A medida insere-se no conjunto de reformas do Concílio Vaticano II.

1978 - O primeiro-ministro italiano Aldo Moro, raptado 54 dias antes pelas Brigadas Vermelhas, é encontrado morto num automóvel no centro de Roma.

1983 - O presidente português Ramalho Eanes inaugura o Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI).

1988 - Sai o número zero do semanário O Independente.

1992 - É constituída a Plataforma de Esquerda, associação política de natureza não partidária.

1994 - A Suécia e a Finlândia aderem à parceria para a paz, programa de cooperação militar da NATO.

1995 - Morre Agostinho Roseta, 49 anos, dirigente da UGT.

1997 - O Congresso norte-americano aprova a lei que prevê o julgamento e condenação, como adultos, dos menores de 13 anos, autores de crimes violentos.

1999 - Portugal concede asilo político ao ex-presidente da Guiné-Bissau Nino Vieira.

2000 - Um corte total de eletricidade afeta quase metade de Portugal continental.

2003 - A C&J Clark fecha as portas da fábrica em Castelo de Paiva. Os últimos 51 trabalhadores deixam a empresa de calçado.

- Eduardo Lourenço é distinguido com o Prémio da Latinidade, da União Latina.

2004 – Atentado bombista na Tchechénia causa a morte ao presidente do país Akhmad Kasdyrov.

2005 - “Libro delle Cadute”, de Casimiro de Brito, recebe o Prémio de Poesia Aleramo - Mário Luzi para a melhor obra estrangeira editada em Itália em 2004.

2006 - O Tribunal Constitucional multa, pela primeira vez, dirigentes partidários, por irregularidades nas contas anuais dos partidos referentes ao ano de 2001.

- Operação da polícia espanhola contra rede de corrupção estimada em 2.500 milhões de euros, envolve a Fundação Afinsa e o Fórum Filatélico, dirigidos pelos portugueses Albertino de Figueiredo e Carlos de Figueiredo Escriba.

- O primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri afirma que o objetivo da vaga de violência reside numa “tentativa de golpe constitucional”.

2007 - Helena Roseta deixa o PS e anuncia candidatura à Câmara de Lisboa como independente, apoiada por um movimento de cidadãos.

- José Ramos Horta é eleito presidente de Timor-Leste, com 69,18 por centos dos votos, contra 30,82 por cento de Francisco Guterres “Lu Olo”, na segunda volta das presidenciais.

- O Papa Bento XVI chega a São Paulo, Brasil, para a primeira visita pastoral a um país da América Latina.

- O pianista Mário Laginha vence o Prémio Carlos Paredes 2007 com o álbum “Canções & Fugas”.

- Morre Herval Rossano, 72 anos, realizador brasileiro, da telenovela “Escrava Isaura”.

2008 - O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas anuncia a suspensão dos seus voos para a Birmânia (Myanmar) devido a restrições "inaceitáveis", impostas pelos militares no poder, após o ciclone Nargis. As Nações Unidas consideram "sem precedentes", na história dos trabalhos humanitários, a recusa da Junta Militar da Birmânia em conceder vistos de entrada a peritos de salvamento.

- O FC Porto é punido com a perda de seis pontos e o seu presidente, Pinto da Costa, suspenso por dois anos, enquanto o Boavista FC é condenado à descida de divisão, perda de seis pontos e várias multas, entre as quais uma de 180.000 euros no âmbito do processo Apito Final, sobre corrupção no futebol

2009 - Jacob Zuma presta juramento como quarto Chefe de Estado da África do Sul no pós-apartheid

- A República do Kosovo é admitida como o 186º membro do FMI – Fundo Monetário Inbternacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário