6 de maio de 2011

Efemérides - 06 de maio

Principais acontecimentos registados no dia 06 de maio:

1856 - Nasce o médico austríaco Sigmund Freud, fundador da psicanálise.

1885 - Pasteur executa a primeira experiência com o soro antirrábico.

1889 - É inaugurada a Torre Eiffel, em Paris.

1895 - Nasce o ator Rudolfo Valentino.

1908 – Sobe ao trono Manuel II, último rei português.

1909 – O concelho de Bouças passa a designar-se Matosinhos.

1915 - Nasce o ator e cineasta norte-americano Orson Welles, realizador de "Citizen Kane" e "A Sede do Mal".

1919 - A Conferência de Paz para a Grande Guerra de 1914-18 distribui as antigas colónias alemãs por vários países.

1937 - O dirigível alemão Hindenburg explode e incendeia-se ao aterrar em Lakehurst, Nova Jersey, EUA.

1953 - A Companhia de Transportes Aéreos Portugueses garante a exploração das linhas aéreas internacionais.

1974 - Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Magalhães Mota e outros elementos vindos da chamada ala liberal da antiga AN, fundam o Partido Popular Democrático, atual PSD.

- O chanceler alemão-federal Willy Brandt renuncia ao cargo.

1976 - O Conselho de Segurança da ONU condena a República da África do Sul pela invasão de Angola.

1978 - É firmado o acordo entre o Portugal e o Fundo Monetário Internacional.

1986 - Morre a atriz portuguesa Laura Alves, 59 anos.

- O Pravda, diário do Partido Comunista da URSS, noticia, pela primeira vez, o incêndio de um reator da central nuclear de Chernobyl, decorrido a 26 de abril.

1988 - A dirigente comunista Zita Seabra é afastada da comissão política do PCP.

1992 - Morre a atriz Marlene Dietrich, 90 anos.

1994 – É inaugurado o túnel do Canal da Mancha, entre o Reino Unido e o Continente europeu.

1996 - A NATO e a UEO assinam, em Bruxelas, o acordo de segurança e cooperação.

1999 - A Rússia e as sete potências ocidentais chegam a acordo sobre um plano de paz à Jugoslávia.

2002 – Assassinato do candidato da extrema-direita às legislativas holandesas, Pim Fortuyn.

2003 - O primeiro-ministro português Durão Barroso admite, pela primeira vez, o envio de forças para o Iraque sem o mandato de uma força internacional da ONU.

2004 – O novo Código da Estrada é aprovado em Conselho de Ministros.

2005 – Morre Claude Julien, 80 anos, jornalista francês, administrador da sociedade proprietária do jornal Le Monde.

- Morre Jorge Perestrelo, 57 anos, locutor de rádio, relator desportivo.

2006 – Agravamento da crise militar em Timor-Leste, com a adesão de militares no ativo aos contestatários que exigem a demissão do governo.

- O filme “A Chuva está a Cair”, do realizador alemão Holder Ernest, vence o Famafest´2006, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão.

- Morrem Lilliand Asplund, 99 anos, última sobrevivente do naufrágio do “Titanic”, e Grant McLennan, 48 anos, vocalista do grupo pop australiano Go-Betweens.

2007 - O líder do PSD Madeira, Alberto João Jardim, conquista a nona vitória consecutiva em eleições legislativas regionais.

- Nicolas Sarkozy é eleito presidente da França, com 53,06 votos, contra 46,94 de Ségolène Royal, na segunda volta das eleições. A noite e a madrugada eleitoral são marcadas por incidentes em vários pontos do país com manifestantes anti-Sarkozy, de que resultaram 730 veículos incendiados e 592 pessoas detidas.

- A portuguesa Vanessa Fernandes, tricampeã europeia, vence a etapa de Lisboa da Taça do Mundo de triatlo, a primeira prova disputada em Lisboa, e ascende à liderança do ranking mundial.

- A tenista belga Kim Clijsters, antiga número um mundial, anuncia o fim da carreira, aos 24 anos.

- O maestro português Rui Massena dirige no Carnegie Hall, em Nova Iorque, a New England Symphonic Ensemble, numa interpretação do concerto para piano e orquestra nº 3 de Beethoven, a abertura do “Prometeus”, com António DiCristofano ao piano.

- Morre Luiz Carlos Barbom Filho, 37 anos, jornalista brasileiro, assassinado.

- Morre Enéas Carneiro, 68 anos, médico e político brasileiro, fundador do Partido da Reedificação da Ordem Nacional, três vezes candidato à presidência da República.

- Morre Custis Harrington, 79 anos, realizador norte-americano.

2008 - O Tribunal Constitucional multa em quase 305 mil euros os partidos políticos por irregularidades nas contas do ano de 2004, sendo o CDS-PP o que vai pagar mais: 69.464 euros

- O diretor nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro, apresenta a demissão do cargo, que foi aceite pelo ministro da Justiça, após um encontro entre os dois responsáveis. Almeida Rodrigues, atual subdiretor nacional adjunto na Directoria de Coimbra da PJ, vai suceder a Alípio Ribeiro.

- Os membros da Administração da SAD do Boavista apresentam a renúncia aos cargos em bloco, tendo como fundamento “razões de ética e dignidade para com os jogadores e restantes elementos do departamento de futebol”, que continuam com salários em atraso

- O Tribunal Judicial de Barcelos condena o futebolista Ricardo Quaresma a uma pena de multa de 12.500 euros e ao pagamento de 400 euros a um adepto, que o atleta agrediu a soco em maio de 2006, no final de um jogo da seleção nacional de sub-21, entre Portugal e a Sérvia/Montenegro em Barcelos

- Morre a soprano francesa Eliane Manchet, que se celebrizou pelo seu desempenho na ópera "Pélleas e Mélisande", de Debussy, aos 70 anos.

2009 - O Senado da República Checa aprova o Tratado de Lisboa, abrindo caminho à ratificação pelo Presidente Vaclav Klaus.

2010 – O Parlamento aprova as propostas do Governo para a introdução de uma taxa de 45 por cento do IRS para rendimentos superiores a 150 mil euros anuais e a tributação das mais valias mobiliárias a 20 por cento

- Eleições britânicas dão a vitória aos Conservadores de David Cameron. Resultados apontam para um governo de coligação. Os liberais democratas de Nick Clegg entram no número 10 de Downing Street, pela primeira vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário